Porque o Itaú é seguro para você



O Itaú sabe quanto é importante você estar seguro com seu banco. Por isso, implanta recursos para evitar tentativas de fraude e proteger suas informações.

Assim, você fica tranquilo para movimentar sua conta, fazer pagamentos e transações por todos os canais de atendimento.

• Mais segurança para realizar operações bancárias na internet.

• Conveniência para realizar as operações pelo telefone e nas agências.

• Proteção das informações pessoais em todo o ambiente do banco.

Fotografia de uma mão digitando em um computador em cima de uma mesa de madeira. Ao lado do computador se encontra um itoken e um cartão itaucard azul.

 

Caso você tenha recebido um SMS com a mensagem: “Por segurança, bloqueamos o cartão final XXXX para compra online e pelo telefone. Faça compras presenciais por até 30 dias. Novo cartão enviado, recadastre débitos automáticos.”, saiba que trata-se de uma medida de segurança.

Em até 10 dias corridos a partir do recebimento dessa mensagem, você receberá um novo cartão. A senha permanecerá a mesma, mas o cartão atual será cancelado definitivamente em 30 dias, desbloqueie o novo cartão assim que recebê-lo.

Você só precisará informar o seu novo número do cartão às prestadoras de serviço cujos pagamentos estejam em débito automático, como seguros, contas de água, luz, telefone, gás, assinatura de revistas, TV por assinatura, provedores de internet, etc.

Para garantir a segurança do seu cartão, após desbloqueá-lo, quando for realizar compras online utilize o cartão virtual, saiba mais aqui.

Senha Eletrônica

O que é?
É uma senha de 6 a 8 dígitos e é diferente da senha do seu cartão Itaú.

Como funciona?
Esta senha é utilizada para acessar toda a conveniência oferecida na internet e no telefone. Você pode cadastrar a sua senha eletrônica em qualquer caixa eletrônico do Itaú ou nas agências e, para alterá-la, além desses canais, você também pode utilizar o site.

Por que é seguro?
A senha eletrônica é pessoal e garante que apenas você acesse sua conta. No acesso ao Itaú 30 horas, ela deve ser digitada no teclado virtual. Já no acesso ao Itaú pelo telefone, você deve discar a senha eletrônica no seu telefone

Teclado virtual

O que é?
É uma tela onde você deve digitar sua senha eletrônica quando acessa o Itaú na internet.

Como funciona?
Para acessar o Itaú, você informa sua senha eletrônica pelo teclado virtual que possui dois dígitos por botão que mudam de lugar a cada acesso seu.

Por que é seguro?
Esse procedimento impede a descoberta de sua senha, mesmo que sua digitação seja observada por outra pessoa. Além disso, ele impede a captura da senha por cavalos de troia eventualmente instalados em seu computador.

O que é?

O Guardião 30 horas é um dispositivo que aumenta ainda mais a sua segurança para realizar operações bancárias na internet. Sua função é proteger seu acesso, inibindo a ação de arquivos mal-intencionados e programas executáveis que carregam escondido o código de um vírus.

Como funciona?

O Guardião 30 horas é instalado no seu computador e protege seu acesso contra a ameaça de vírus e hackers. Uma vez instalado, o dispositivo protege qualquer usuário que acessar a conta do Itaú a partir desse computador.

Importante: ao acessar sua conta de outro computador, uma nova instalação do dispositivo deve ser realizada.

Quais são as vantagens?

Com a proteção do Guardião 30 horas, você conta com mais segurança nas suas transações bancárias. O dispositivo atua como uma blindagem de seu computador contra ataque de programas maliciosos e inibe a ação de arquivos mal-intencionados, como vírus ou programa executáveis.

Como instalar?

Você pode instalar o Guardião 30 horas logando em sua conta em: Conta-corrente > Segurança > Dispositivos > Guardião Itaú 30 horas. Também é possível a instalação pelo endereço http://www.itau.com.br/guardiao.

A instalação é simples e rápida. Basta seguir corretamente todas as instruções que serão apresentadas durante o processo. Após a instalação, seu computador estará automaticamente protegido.

O Itaú não solicita a atualização do Guardião, via e-mail ou pelo Internet Banking.

iToken 

O que é?

É um dispositivo que gera um código numérico, válido por alguns segundos, expirando assim que um novo é exibido.

Como funciona?

Sempre que você realizar determinadas operações na sua conta pelo telefone, internet ou celular, é solicitado um código numérico iToken para validar a transação.

iToken no aplicativo: ao realizar transações por meio de seu celular, se o iToken no aplicativo estiver cadastrado, não será necessário digitar nenhum código, pois a validação será automática. Caso a transação esteja sendo realizada em outro aparelho celular ou pela internet, será necessário inserir o código de segurança; basta tocar no botão “iToken” no visor do seu celular que o iToken foi cadastrado.

O que você ganha com o iToken?

- Ainda mais proteção na utilização do Itaú na internet e Itaú no telefone.

- O cadastramento de favorecidos pode ser efetuado no Itaú na internet sem ser necessária a validação no caixa eletrônico.

- Códigos ilimitados.

- Limites maiores de operações para realizar.

Dicas de Segurança

- O Itaú nunca envia e-mails nem telefona a seus clientes solicitando senhas, códigos do iToken e/ou dados pessoais.

- Use e guarde o iToken no chaveiro com muito cuidado: nunca o entregue a terceiros.

- Para maior segurança, o iToken não possui nenhuma informação pessoal nem de sua conta.

- Em caso de extravio, perda ou roubo de seu iToken no Chaveiro, comunique o fato imediatamente ao seu gerente do Itaú e retire um novo aparelho em sua agência do Itaú.

- Consulte regularmente seu extrato de conta-corrente e fique atento à movimentação de sua conta.

App Itaú no computador

O que é?

É um aplicativo para acessar o Itaú pelo computador. Para utilizá-lo, clique no botão que fica disponível na área de trabalho do seu computador e dispense o uso dos navegadores, como Internet Explorer, Chrome, Safari ou Firefox.

Como funciona?

A navegação é similar ao Itaú na internet, porém provê mais segurança pra você, pois o ambiente é blindado, protegendo as transações contra programas maliciosos.

Ele foi desenvolvido exclusivamente para computadores e proporciona, de forma gratuita, um acesso ainda mais seguro, mais rápido e mais prático.

Quais são as vantagens?

- Ainda mais seguro e rápido

- O ambiente é blindado para proteger as transações

- Dispensa o uso do Guardião 30 horas

Como instalar?

A instalação pode ser realizada pela página  www.itau.com.br/computador. Nesse endereço, também estão disponíveis os requisitos mínimos de instalação.

No acesso à conta pela internet também é possível realizar a instalação pela rota: Conveniência > Aplicativo Itaú > Saiba mais/Baixar o instalador.

 

Criptografia dos dados que trafegam pela internet  

O que é?
Criptografia é um processo que embaralha os dados que trafegam pela internet, de tal forma que, se esses dados forem capturados, é quase impossível decifrá-los.

Por que é seguro?
O site do Itaú foi desenvolvido com os mais modernos recursos de segurança voltados à internet, realizando a criptografia dos dados com uma chave de 2048 bits e utilizando o padrão SSL 3.0 (Secure Sockets Layer).

Time out de sessão - Itaú na internet

O que é?
O seu acesso é finalizado automaticamente se ficar inativo por um tempo determinado.

Por que é seguro?
Isso acontece para evitar que outras pessoas tenham acesso às informações da sua conta, caso encontrem o seu Itaú na internet aberto. Para que isso não ocorra, é indicado que você sempre finalize o seu acesso clicando no botão "Sair" e depois clicando em "Sim" para confirmar o encerramento.

Time out de sessão - caixa eletrônico Itaú

O que é?
O seu acesso é finalizado automaticamente se ficar inativo por um tempo determinado.

Por que é seguro?
Isso acontece para evitar que outras pessoas tenham acesso às informações da sua conta, caso você se esqueça de encerrar seu acesso no caixa eletrônico. Para que isso não ocorra, é indicado que você sempre finalize o seu acesso pressionando o botão "Sair" e se certificando que o acesso foi realmente encerrado.

Cartão Itaú com chip

O que é?
É um Cartão Itaú que possui um chip e é ainda mais seguro do que o cartão convencional, pois as informações do cliente ficam totalmente criptografadas.

Como funciona?
Este cartão possui exatamente as mesmas funcionalidades e facilidades do cartão convencional, tanto para compras quanto para transações bancárias. Também é aceito nos mesmos locais, e todos os caixas eletrônicos do Itaú têm leitor de chip. Nos terminais e lojas que ainda não possuem o leitor, é possível realizar transações usando a tarja magnética, assim como o cartão convencional.

Por que é seguro?
As informações criptografadas contidas no chip do cartão impedem que ele seja clonado, garantindo muito mais segurança nas compras e no acesso aos caixas eletrônicos. Em caso de perda ou roubo do cartão, ligue diretamente para o Itaú e solicite o bloqueio. Se preferir, você mesmo pode bloquear o seu cartão magnético pela internet.

Consulta de e-mails enviados

O que é?
Se você tiver dúvidas sobre a autenticidade de um e-mail supostamente enviado pelo Itaú, acesse o Itaú na internet e confira todos os e-mails que o Itaú enviou para você nos últimos 30 dias.

Por que é seguro?
Desta forma, você pode identificar um e-mail fraudulento e apagá-lo de sua caixa de mensagens sem mesmo precisar abri-lo, evitando que vírus e trojans sejam instalados em seu computador.

Porta giratória com detector de metais

O que é?
As portas giratórias das entradas das agências do Itaú possuem um detector de metais.

Como funciona?
A porta trava caso detecte alguém que esteja portando algum material metálico. No Itaú, o vigilante não consegue travar a porta. O travamento é automático, comandado pelo detector de metais.

Por que é seguro?
Dentre os equipamentos de segurança disponíveis, a porta giratória com detector de metais tem se mostrado como um dos dispositivos mais eficazes. Seu intuito é evitar a entrada de objetos que possam ameaçar a segurança dos clientes e funcionários que se encontram no interior da agência, sinalizando a existência de peças de metal em geral. A implantação das portas de segurança nas agências bancárias tem suporte na Lei Federal nº 7102/83, que determina a adoção de sistemas de segurança nos estabelecimentos financeiros. Esse procedimento é imprescindível para assegurar a tranquilidade e segurança de todos. Caso a porta trave, mantenha a calma e siga as instruções do vigilante.

Senha de 4 dígitos

Como funciona?
Para fazer compras pelo sistema MasterCard Maestro/Cartão Itaú, você usa apenas os quatro primeiros números da senha do seu Cartão Itaú.

Por que é seguro?
Porque é uma forma de proteger sua senha evitando acessos indevidos à sua conta-corrente para os quais é necessário a digitação da senha completa com 6 dígitos.

Confirmação da data de nascimento

Como funciona?
Para garantir ainda mais a sua segurança na realização de compras pelo sistema MasterCard Maestro/Cartão Itaú, em algumas compras é solicitado aleatoriamente o dia, mês ou o ano do seu nascimento.

Por que é seguro?
Essa confirmação dificulta que outra pessoa utilize o seu cartão para fazer compras indevidas.

Protocolo SLL 3.0

O que é?
É o protocolo de segurança mais eficiente no mercado. Em todo o mundo, essa tecnologia é considerada como o padrão de segurança na transmissão de dados pela internet.

Como funciona?
Este processo garante que os dados, durante o tráfego pela internet, não sejam alterados nem fiquem legíveis, mantendo a sua privacidade e integridade. O certificado de segurança utilizado é fornecido por uma entidade certificadora reconhecida internacionalmente, a VeriSign.

Por que é seguro?
Os dados fornecidos pelo usuário transitam pela internet embaralhados e em pequenos pacotes. Assim, se alguém não autorizado receber esses dados, não poderá lê-los ou decifrá-los, garantindo sua segurança e privacidade.