O canal
Mantendo e fortalecendo continuamente nosso compromisso com a ética, dispomos de um canal de ouvidoria interno: o Ombudsman, área independente, com total autonomia na organização e que se reporta diretamente à presidência.
Como funciona
Pautado pela confiança, diálogo, transparência, senso de dono, integridade e ética, o Ombudsman é o canal responsável, tanto por orientar e aconselhar os colaboradores, quanto por tratar suspeitas, denúncias e reclamações sobre desvios éticos e práticas contrárias às políticas institucionais, como assédio moral ou sexual, discriminação, desrespeito e conflitos interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho, sempre com base nos seus pilares de atuação.
Pilares
Existem três pilares que orientam a atuação do canal:
Confidencialidade – Toda a informação recebida é tratada com discrição e a identidade do manifestante (quando ele decide se manter anônimo) e dos entrevistados é preservada em todas as etapas do processo.
Neutralidade – O Ombudsman é imparcial e não julga ninguém. O objetivo do canal é, com imparcialidade, entender a situação e buscar uma solução, prezando pela integridade nas relações e pela manutenção de um ambiente saudável.
Independência – Sua atuação em defesa das melhores práticas dentro do ambiente de trabalho é livre em qualquer nível hierárquico. O reporte à presidência reforça e garante a atuação independente e isenta do canal em toda organização.
Histórico
Em 14 anos de existência, o Ombudsman já realizou mais de 34 mil atendimentos, reflexo da credibilidade conquistada, sobretudo, pelo compromisso de ajudar a construir uma empresa que preza pelo respeito, confiança, diálogo, transparência, colaboração, integridade e ética em todas as relações.
Itaú Explica
Assista o vídeo e conheça, em menos de cinco minutos, o trabalho e a atuação do Ombudsman no Itaú Unibanco.
Ouça o podcast para saber mais sobre o papel do Ombudsman na construção de uma cultura de abertura, confiança e colaboração na organização, além de conhecer as respostas das principais dúvidas sobre o canal, como: anonimato, formas e processo de atuação, acompanhamento pós manifestação, prevenção da retaliação e muito mais.