Ir para menu Ir para conteúdo principal Ir para rodapé

Itaú e você contra golpes

Juntos, nós protegemos em dobro.

fique atento aos principais golpes e fraudes:

  • golpes com cartões

    Golpe do delivery e outros

  • golpes com falsos funcionários

    Golpe da falsa central e outros

  • golpes na internet

    Golpes no WhatsApp e outros

  • roubo de celular

    Teve o seu aparelho roubado? Saiba como proteger os seus dados!

conheça as nossas funcionalidades

para você se proteger
  • cadastro de biometria

    Faça operações no caixa eletrônico sem cartão físico ou senha.

  • carteiras digitais

    Pague nos estabelecimentos aproximando apenas o seu celular ou smartwatch.

  • bloqueio temporário

    Habilite ou desabilite o seu cartão físico quando precisar.

  • limites de Pix customizáveis

    Defina limites diários e noturnos para as suas transferências via Pix.

  • cartão virtual

    O seu cartão de crédito para compras online, com números e validade diferentes.

  • aviso SMS

    Receba uma mensagem a cada compra feita com o seu cartão.

  • aviso de compra futura

    Crie um aviso quando for realizar uma compra fora do padrão habitual.

  • confirmação de compras

    Seja avisado e bloqueie o seu cartão caso não reconheça alguma compra.

  • 3DS

    Informe os números do iToken para mais segurança em transações online.

sua segurança digital é importante: proteja-se!

Desde cedo somos ensinados a tomar certos cuidados que são essenciais para a nossa segurança, como conferir se a porta da casa está trancada e olhar para os dois lados da rua antes de atravessar. Sabemos que segurança é um assunto que deve sempre ser levado a sério em seu dia a dia, seja no ambiente físico, seja no digital.

Por isso, aqui você encontra tudo o que precisa saber para se manter seguro e se proteger de golpes.

roubo de celular

Teve o celular roubado, furtado ou perdido?

Entre em contato imediatamente:

Estamos aqui 24 horas por dia, 7 dias na semana para ajudar você com isso.

Cliente Itaú, Itaú Uniclass e Itaú Personnalité

4004 4828 (Capitais e regiões metropolitanas)

0800 970 4828 (Demais localidades)

55 11 4004 4828 (Para clientes no exterior)

Cliente Itaú Cartões*

3003 3030 (Capitais e regiões metropolitanas)

0800 720 3030 (Demais localidades)

0800 722 1722 (Para clientes com deficiência auditiva e de fala)

921 206 428 (Para clientes no exterior, verifique a central "Clientes no Exterior" — Transferência via link)

Segunda à sábado (exceto feriados nacionais) das 6 horas às 22 horas.

Cliente Iti

3003 6484 (Capitais e regiões metropolitanas)

0800 2000 484 (Demais localidades)

55 11 4004 4828 (Para clientes no exterior)

Segunda à sábado, das 8 horas às 22 horas.

E-mail: ajuda@iti.itau

Encontrou um erro? Acesse o chat do app pelo menu perfil > ajuda > ajuda no chat.

0800 720 3670 (SAC iti)

Todos os dias, 24 horas.

*Correntistas e não correntistas.

- Cartões dos Segmentos: Itaú agências e Uniclass.

- Cartões do Segmento Personnalité são atendidos pela Central Cartão de Crédito Personnalité/Platinum.

- Programa de Pontos IUPP. Informações e Servicos Gerais para os Cartões Nacionais, Internacionais, Gold, Cartões Brasil, Programado, TIM, TAM, Livraria Cultura, Universitário,Marisa, VIVO, Grupo Pão de Açúcar (Extra, Compre Bem, Sendas, Ponto Frio e Assai), Shoptime, Amoedo, C&C, United Airlines, Fiat, Ford, Volkswagen, Leroy Merlin, Magazine Luiza, Sonda, Cartão de Crédito Consignado INSS, Ponto Frio Mastercard Unicard, Cartões Ipiranga, Cartões Fininvest, Cartöes Walmart, Cartões Hipercard, Shoptime Taii, Taii Fit, FAI, FIC, Travel Money e Cartões Empresariais.

o que fazer depois de falar com nossos canais?

  • Envie um comando para apagar os dados do seu aparelho remotamente (função existente em Android e iOS);
  • Avise sua operadora de telefone, pedindo para bloquear sua linha e o IMEI do aparelho (localize o IMEI na nota fiscal ou na caixa do aparelho);
  • Desative temporariamente a sua conta WhatsApp
  • Faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima incluindo o IMEI do aparelho.
  • Encerre as sessões das contas em que estiver conectado (a) e, após isso, altere as respectivas senhas: redes sociais, e-mails, sites, apps etc.
  • Avise familiares, amigos e contatos que teve o celular roubado, furtado ou perdido.

foi vítima de um golpe ou desconfia de um? saiba o que fazer

Reporte imediatamente por meio dos nossos canais

Fale com a nossa central pelos números:

4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas)

ou 0800 970 4828 (demais localidades).

Ao suspeitar ou identificar um e-mail ou uma página falsa em nome do Itaú

Não clique em links nem abra ou baixe arquivos, e nos avise enviando uma mensagem para:

emailsuspeito@itau-unibanco.com.br

torne-se um especialista em segurança

Preparamos um e-book com dicas pra você ficar ainda mais seguro

Como a sua segurança é nossa prioridade, criamos este material de consulta com informações e dicas importantes para tornar o seu dia a dia mais seguro. Confira mais detalhes sobre os principais golpes e saiba o que fazer em cada situação.

identificou uma falha em nossos sistemas?

Você encontrou um problema ou ponto fraco em nossos serviços de internet? Compartilhe com os nossos especialistas em segurança.

Aqui no Itaú Unibanco, segurança é prioridade. Por isso, mantemos um canal para notificação responsável de erros e vulnerabilidades (Responsible Disclosure), para encorajar pesquisadores de segurança a nos informar sobre eventuais problemas e melhorias no nosso ambiente.

cadastro de biometria

Com a biometria, você poderá sacar dinheiro, consultar saldo e extrato da conta corrente nos caixas eletrônicos do Itaú, sem precisar de cartão e senha.


Para cadastrar vá em uma de nossas agências, leve um documento oficial com foto e o cartão da conta.

carteiras digitais

As carteiras digitais são uma forma rápida e segura de fazer suas compras. Basta aproximar o celular ou smartwatch na maquininha, sem qualquer custo ou taxa.


Para cadastrar seu cartão na carteira digital, siga a rota: App Itaú > Produtos > Cartões > Carteiras digitais > Escolha o cartão > Pronto!

bloqueio temporário

Com o bloqueio temporário você protege os dados do seu cartão físico e desbloqueia apenas quando precisar, evitando o uso indevido dele.


Para habilitar/desabilitar, siga a rota: App Itaú > Produtos > Cartões > Minhas proteções > Escolha o cartão > Ative ou desative as opções > Pronto!

limites de Pix customizáveis

No Itaú você pode personalizar o seu limite pix diurno ou noturno. Isso te deixará mais protegido caso terceiros acessem a sua conta ou você seja coagido a transferir.


Para ajustar siga a rota: App Itaú > Pix > Meus limites > Selecione o ícone de lápis > Digite o valor e pressione "Ok" para confirmar.

cartão virtual

O seu cartão de crédito para transações online, com dados diferentes que expiram, mas com o mesmo limite de crédito! Com ele você protege seus dados e evita o uso indevido por terceiros.


Para ativar siga a rota: App Itaú > Produtos > Cartões > Cartão Virtual >Ative!

aviso SMS

A cada compra realizada, você recebe um SMS notificando onde e o quanto gastou. Assim você tem mais controle e segurança para acompanhar todas as compras e movimentações no seu cartão.


Para ativar siga a rota: App Itaú > Produtos >Cartões >Aviso SMS!

aviso de compra futura

Crie um aviso quando for realizar uma compra fora do padrão habitual e que poderia ser negada em caso de suspeita de fraude, aumentando as chances de ser aprovada com toda a segurança.


Para avisar siga a rota: App Itaú > Produtos > Cartões > Avisar compra futura.


*Exclusivo para correntistas com o app Itaú instalado.

confirmação de compras

Com essa funcionalidade, podemos bloquear seu cartão preventivamente ao identificar compras fora do habitual e enviar um alerta por pedindo a sua confirmação. Assim você fica mais seguro.


Para ativar siga a rota: App Itaú > Produtos > Cartões > Segurança: confirmar compras.

3DS

Para mais segurança ao realizar suas compras online, opte por essa funcionalidade de confirmação. Ela funciona para algumas lojas que vão pedir um código antes de concluir o pagamento.

aqui você está seguro!

O Itaú Unibanco, reforçando o compromisso com a Segurança da Informação de seus clientes, assegura através da norma ISO 27001 que seus processos de governança de segurança da informação (avaliação de risco de segurança, vulnerabilidade no ambiente computacional e gestão de acessos lógicos) estão em conformidade com os requisitos da norma e certifica esse escopo conforme atestado pela fundação Vanzolini.