fique por dentro dos golpes mais comuns com cartões

Os cartões são uma das principais formas de pagamento nos dias de hoje, por isso, muitos criminosos podem utilizá-los para aplicar golpes e fraudes.

 

 

golpe do falso motoboy

Os criminosos entram em contato e informam compras que você não fez, orientando a ligar para a central. Sem que você perceba, eles permanecem na linha enquanto você faz a ligação.

 

Na ligação, você pensa estar falando com o banco e informa os seus dados e senha. Desse modo, eles orientam você a cortar o cartão ao meio e avisam que um motoboy ou falso representante irá buscá-lo.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

golpe com o número do cartão na internet

Esse golpe acontece quando criminosos usam os dados que estão impressos no seu cartão físico para fazer compras em lojas online.

 

Os criminosos descobrem os dados do seu cartão e utilizam essas informações para realizar compras online em diversos sites da internet.

Thumb golpes com número do cartão na internet.

golpe da troca de cartão durante compras

Esse golpe é uma prática fraudulenta em que falsos vendedores ficam com o seu cartão e entregam outro no lugar do verdadeiro, sem você perceber.

 

O criminoso finge passar sua compra no cartão e observa você digitar sua senha. Após isso, informa que a compra não foi finalizada, pegando o cartão para realizar a operação novamente. Sem que você perceba, ele devolve outro cartão após o pagamento, ficando com o seu cartão verdadeiro.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

golpe do extravio de cartão

Esse golpe acontece quando criminosos furtam a correspondência no trâmite de entrega entre o banco e o seu endereço.

 

Com o seu cartão em mãos, eles acessam sites de cadastros para obter suas informações e, a partir daí, entram em contato com você, se passando pelo banco, e informam que houve algum problema na entrega ou que, para continuar o processo, você deve fazer o desbloqueio pelo app ou bankline.

Thumb "Golpe do extravio de cartão".

golpe da troca de cartão no caixa eletrônico

Esse golpe funciona quando criminosos se aproveitam da sua desatenção para pegar o seu cartão em caixas eletrônicos.

 

Ao notar que você está com dúvidas sobre o funcionamento do terminal eletrônico, o criminoso lhe oferece ajuda. Sem que você perceba, ele observa a senha que você digitou no caixa e, fingindo ajudar pega rapidamente o seu cartão e faz a troca.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

golpe do delivery

O golpe do delivery consiste na adulteração das maquininhas de cartão na compra de produtos feita por aplicativos de entrega.

 

Na hora de entregar o pedido feito por aplicativos de delivery, o criminoso, ao receber o pagamento, utiliza uma maquininha com o visor danificado, passando no dispositivo um valor superior ao da compra.

Thumb golpe do delivery.

golpe em compras durante pagamentos presenciais

O fraudador se passando por um vendedor, pega o seu cartão e finge que passa a compra para você pagar. Ao realizar o pagamento, ele observa a senha e diz que a compra não passou, avisando que irá pegar outra maquininha e se afasta com o seu cartão.

 

Com o cartão e a senha em mãos, ele passa um valor muito maior que o da sua compra. Depois, o falso vendedor volta e passa o valor correto da sua compra, para que você passe.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

Thumb torne-se um especialista em segurança.

torne-se um especialista em segurança

Preparamos um e-book com dicas pra você ficar ainda mais seguro

Como a sua segurança é nossa prioridade, criamos este material de consulta com informações e dicas importantes para tornar o seu dia a dia mais seguro. Confira mais detalhes sobre os principais golpes e saiba o que fazer em cada situação.