Mulher sorridente tomando café e mexendo no celular em uma praça pública.

por que fazer portabilidade?

O processo de portabilidade possibilita que os clientes escolham o banco pelo qual desejam receber seu salário e onde desejam manter suas operações de crédito e previdência ativas.

Perguntas frequentes

A Portabilidade permite que os clientes que possuem operações de crédito, ou financiamento contratado, transfiram sua operação para outra instituição financeira diferente daquela em que a operação foi originalmente contratada. Os clientes podem, dessa forma, optar por taxas de juros mais atrativas e também optar pela troca de modalidade de crédito.

Para iniciar o processo de portabilidade, o cliente deve ter em mãos seu Demonstrativo Descritivo de Crédito (DDC), disponível através do gerente e Bankline. Com os dados que constam neste documento o cliente pode solicitar a portabilidade diretamente no banco para o qual ele deseja ter seu contrato transferido, que avaliará a solicitação. Caso o banco aceite o pedido e a portabilidade seja efetivada, o processo será concluído, em até 5 dias úteis contados da sua solicitação.

Qualquer cliente pessoa física, que tenha operações de crédito pode realizar a portabilidade.

As operações que podem ser portadas são as de: Crédito Pessoal (Crediário, Sob Medida, Saldo Parcelado, Credicomp), Crédito Consignado (Empresa Privada, Órgão Público e INSS), Financiamento de Veículos, Crédito Imobiliário e cheque especial (LIS).
Acesse sua conta ou o seu gerente para verificar quais operações de portabilidade estão disponíveis no Itaú.

Sim, a partir de 01/04/2020 será possível realizar a portabilidade de crédito para outra modalidade diferente da contratada na instituição origem.

Exemplo: O cliente que possui saldo devedor de cheque especial pode portar a sua dívida para crediário.

Sempre o saldo devedor da operação que é portado.

Exemplo: No cheque especial, o objeto de portabilidade é o valor utilizado pelo cliente, e não o seu limite de crédito.

A partir do momento que o banco origem da operação de crédito receber a solicitação de portabilidade, ele tem até 4 dias uteis para avaliar e ofertar uma contraproposta ao cliente. Caso o cliente aceite a nova proposta a solicitação é cancelada e a operação de crédito continua ativa no banco origem, caso o cliente recuse, no 5º dia útil a operação de crédito é portada.

A transferência de informações e recursos ocorrerá de forma automática, o cliente não precisará realizar nenhum trâmite entre as instituições financeiras.  Assim que a portabilidade estiver concluída, o cliente será avisado. 

Sim. Você tem até quatro dias úteis depois do início do processo para pedir o cancelamento. No entanto, isso só pode ser feito se a instituição de destino ainda não tiver enviado o pagamento à instituição original.

Não é cobrada nenhuma tarifa para efetuar a portabilidade de crédito.

A Resolução que trata da portabilidade de crédito é a nº 4.292, publicada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em 20/12/2013, todas as instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional aderiram ao sistema de portabilidade.

Para iniciar o processo de portabilidade, o cliente deve ir até a agência em que realizou o empréstimo ou através do Bankline e solicitar os dados do contrato:

I - número do contrato

II - saldo devedor atualizado

III - demonstrativo da evolução do saldo devedor

IV - modalidade

V - taxa de juros anual, nominal e efetiva

VI - prazo total e remanescente

VII - sistema de pagamento

VIII - valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos

IX - data do último vencimento da operação

Com esses dados em mãos, o cliente deve solicitar a portabilidade diretamente no banco para o qual ele deseja ter seu contrato transferido.

A partir do dia 01/04/2020, devido a Resolução nº 4.762, publicada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional),27/12/2019, as operações de cheque especial (limite de crédito rotativo vinculado a conta de depósitos a vista) são objetos de portabilidade e admite-se a portabilidade de crédito diversa da contratada com a instituição da operação origem. 

Para saber mais, procure seu gerente ou os canais de atendimento do Itaú (Capitais,  regiões metropolitanas e exterior: 55 11 4004-4828 ou  Demais localidades: 0800 970 4828.