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o que é a portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito é quando o cliente deseja transferir as suas operações em andamento de empréstimos ou financiamentos de uma instituição financeira para outra.

Dois homens se cumprimentando enquanto sorriem.

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dúvidas frequentes

Qualquer pessoa física que tenha o interesse de buscar taxas de juros melhores para suas operações de crédito em outras instituições financeiras.

Com a portabilidade de crédito, o banco escolhido vai manter as mesmas condições do contrato original: saldo devedor, quantidade de parcelas a vencer e data de pagamento das parcelas. As únicas alterações que serão feitas com a portabilidade é a taxa de juros e, consequentemente, o valor das parcelas.

Para iniciar o processo de portabilidade, o cliente precisa ir até o banco em que fez o empréstimo ou financiamento e solicitar o DDC – Documento Descritivo de Crédito, que contém os dados abaixo:

-Número do contrato

-Saldo devedor atualizado

-Demonstrativo da evolução do saldo devedor

-Modalidade

-Taxa de juros anual, nominal e efetiva

-Prazo total e remanescente

-Sistema de pagamento

-Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos

-Data do último vencimento da operação

Com os dados em mãos, o cliente deverá levar tudo até o banco no qual quer fazer a portabilidade e seguir as orientações.

Não existe cobrança de tarifa de portabilidade.

Na operação de Crédito Imobiliário, ao realizar um financiamento novo ou trazer seu contrato para o Itaú através da portabilidade, há a necessidade de avaliarmos o seu imóvel e isso envolve a cobrança da tarifa de avaliação de bens dados em garantia.

O crédito com garantia de imóvel permite valores a partir de R$40 mil até R$ 3 milhões, limitando-se a 60% do valor da propriedade.

Sim. Você tem até quatro dias úteis depois do início do processo para pedir o cancelamento. No entanto, isso só pode ser feito se a instituição de destino ainda não tiver enviado o pagamento à instituição original.

A transferência de informações e recursos ocorrerá de forma automática, o cliente não precisará realizar nenhum trâmite entre as instituições financeiras e será informado quando a portabilidade estiver concluída. Durante o processo, ele poderá consultar o status do processo no banco destino.

Qualquer cliente pessoa física pode realizar a portabilidade de crédito de uma instituição financeira para outra.

Para saber mais, procure seu gerente, os canais de atendimento do Itaú (Capitais,  regiões metropolitanas e exterior: 55 11 4004-4828 ou  Demais localidades: 0800 970 4828) ou acesse a publicação da resolução no site do BACEN.

A partir do momento que o banco origem da operação de crédito receber a solicitação de portabilidade, ele tem até 4 dias úteis para avaliar e eventualmente ofertar uma contraproposta ao cliente. Caso o cliente aceite a nova proposta a solicitação de portabilidade para a Instituição de destino é cancelada e a operação de crédito continua ativa no banco origem. Caso o cliente recuse, no 5º dia útil a operação de crédito é portada.

Para alguns produtos, a funcionalidade de portar a operação de crédito de outros bancos para o Itaú está desabilitada.

Consulte o seu gerente ou os canais de atendimento do Itaú (Capitais, regiões metropolitanas e exterior: 55 11 4004-4828 ou Demais localidades: 0800 970 4828) para verificar qual produto você conseguirá portar.

As operações que podem ser portadas são as de: Crédito Pessoal (Crediário, Sob Medida, Saldo Parcelado, Credicomp), Crédito Consignado (Empresa Privada, Órgão Público e INSS), Financiamento de Veículos e Crédito Imobiliário.
Acesse sua conta por nossos canais digitais ou contate o seu gerente para verificar quais operações ativas você possui no Itaú.

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