Senhora sorridente carregando sua neta no colo.

o que é a portabilidade de previdência?

 

Com a portabilidade do plano de previdência, você escolhe como investir no seu futuro e em qual seguradora aplicar.

ainda não é cliente Itaú?

 

Abra sua conta sem sair de casa pelo app Abreconta e faça parte de todas as vantagens de ter uma conta no Itaú.

Homem sentado em uma poltrana com notebook sobre o colo.

dúvidas frequentes

Sim! Você pode transferir todo o dinheiro ou parte dele para outro plano sem realizar resgates ou pagamento de imposto de renda.

Sim! Você só pode migrar entre produtos de mesmo tipo ou de mesma tributação. E pode fazer portabilidade entre planos ou entre Seguradoras, observada a carência prevista no regulamento do plano.

Basicamente, todas as pessoas que tiverem previdência, seja no Itaú, ou em outra instituição.

Se você tiver uma previdência em outro banco ou seguradora e quiser fazer a portabilidade da sua previdência para o Itaú, você deve ter uma conta aqui com a gente. Se você já tem uma conta conosco, contate seu(ua) gerente, conheça os produtos e benefícios que temos a oferecer e faça sua portabilidade para o Itaú.

Agora, se você já tiver uma previdência no Itaú e quiser trocar de plano, lembre-se de que você poderá migrar de PGBL para PGBL, ou VGBL para VGBL, e só poderá mudar a tributação da compensável para a regressiva e não o oposto. Para fazer isso, contate seu(ua) gerente ou faça a portabilidade direto pela sua conta na internet.

A portabilidade da previdência é ideal para você adequar o seu investimento de longo prazo de acordo com o cenário macroeconômico. Assim, você pode alterar o seu plano para aumentar ou diminuir sua tolerância à riscos e, consequentemente, seu perfil investidor. Além disso, com a portabilidade, você não precisa resgatar seu investimento e nem pagar Imposto de Renda.

Na hora de decidir fazer a portabilidade de um plano, você precisa ficar atento com o tipo do plano e a tributação do mesmo. Por exemplo, de PGBL para PGBL; de VGBL para VGBL; de tributação regressiva para regressiva; e de compensável para compensável. A configuração de sua carteira, porém, pode mudar. Se o investidor quiser migrar de um fundo de ações para um de renda fixa, ou para qualquer outra estratégia, é permitido.

Como é um investimento a longo prazo, você pode decidir diversificar sua estratégia em busca de maiores ganhos e também maior segurança. Além disso, conforme chegar mais perto de sua aposentadoria, você pode escolher tipos de planos menos arriscados para garantir sua rentabilidade.