Atingir meus objetivos



Ter sonhos é o primeiro passo para melhorar nossa vida. Mas pra que eles se concretizem é preciso ir além e criar objetivos, depende de você e do seu planejamento.

Para realizar seus objetivos e ter tranquilidade financeira agora e no futuro, há dois aliados com que você pode contar para isso: investimentos e o crédito.

Por meio de investimentos, por exemplo a poupança, usamos os juros a nosso favor. E por meio de crédito, quando pagamos juros para antecipar a realização de um projeto.  As duas maneiras de conquistar os objetivos podem estar combinados ou se alternar em diferentes momentos, o importante é planejar para que as escolhas sejam feitas com consciência.

Fotografia de uma mesa de madeira com alguns objetos em cima: Mala, chapéu, óculos de sol, tênis e planta.

É preciso definir quais objetivos são prioridade para você, para então traçar um plano de como realizar.

Poupar para seus sonhos e objetivos existe uma maneira bem prática: o método das três caixinhas:

Objetivos: você tem algum projeto pessoal que pretende realizar? Pode ser desde uma viagem até a faculdade do filho. Quem define o valor ideal para poupar por mês é você, em função das suas prioridades e orçamento. Para cada objetivo, existe uma solução diferente.
Quanto menor o prazo, mais conservadoras devem ser suas escolhas. Quanto maior o prazo do projeto, mais diversificada pode ser essa reserva.

Imprevistos: reserve um dinheiro que pode ser usado em eventuais imprevistos, como questões de saúde, perda de emprego ou até uma oportunidade que venha surgir. É recomendado o mínimo de três e no máximo seis vezes o valor dos seus gastos mensais para garantir que o plano para seus objetivos continue nos trilhos. Como você poderá precisar do dinheiro quando passar por uma situação que não estava prevendo, o ideal é deixar esse valor em aplicações de fácil disponibilidade, como uma poupança, CDBs ou Fundos DI.

Aposentadoria: quando jovens, temos capacidade de trabalhar por muitos e muitos anos. Se você já contribui para a previdência oficial, já paga uma aposentadoria. Para ter tranquilidade no futuro,  e proporcionar o nível de qualidade de vida que você deseja é importante pensar em uma complementação, como uma previdência privada, por exemplo.  Mais importante do que a quantia é investir sempre, mesmo que seja pouco. Dessa forma você poderá ter tranquilidade para conquistar seus objetivos de curto e médio prazo.

Bem utilizado, o crédito pode serum grande aliado na realização de seus projetos. 

Antes de conhecer os tipos de crédito, é importante saber que ao contratar um empréstimo ou fazer uma compra no cartão de crédito, por exemplo, você se compromete a pagar o valor combinado no futuro. Caso você assuma mais dívidas do que cabe no seu orçamento mensal, terá dificuldades para pagar prestações e manter as contas em dia.  Antes de decidir, saiba exatamente para que o dinheiro será usado, de quanto precisa e por qual período.

Princípios do Crédito
Escolha o tipo mais adequado ao seu objetivo.  Pesquise as taxas de juros e as tarifas cobradas.  Compare o valor e a quantidade de prestações que terá pela frente. Coloque-as no orçamento e faça as contas. Vai dar mesmo para pagar os débitos nas datas programadas?

Antes de decidir, saiba exatamente para que o dinheiro será usado, de quanto precisa e por que período.

Se houver mais de um tipo de crédito disponível, faça simulações de cada um antes de escolher.

Não assuma uma nova prestação sem antes prever o valor no orçamento.

Leia e guarde os contratos de financiamento, cartões e outras operações de crédito.

Pague a fatura do cartão sempre no vencimento e no valor integral.

Não use o limite do cheque especial para despesas do dia a dia. Deixe reservado apenas para emergências.

Se não puder pagar rapidamente o que deve no cheque especial ou no cartão de crédito, procure um empréstimo com juntos mais baixos.

Falar sobre dinheiro é falar, de alguma forma, sobre a vida. Afinal, o dinheiro é um meio, não um fim. É algo que deve estar a favor da realização dos nossos objetivos e de uma vida com maior tranquilidade. Separamos aqui algumas possibilidades:

Viagem
Defina qual lugar você planeja ir, quando quer ir, por quanto tempo irá ficar e estime um valor. Além de considerar os gastos com hospedagem e deslocamentos, coloque na conta valores como refeições, passeios e compras.  O segundo passo é pesquisar alternativas para baratear os custos, para isso: compare preços e negocie descontos.  Para viabilizar o sonho considere também as milhas do cartão de crédito.

Guardar dinheiro antes é o melhor jeito para facilitar uma viagem.  Mas você também pode recorrer a um empréstimo pessoal para negociar descontos à vista.

Comprar uma casa
Adquirir um imóvel é um grande passo e exige algumas reflexões antes de assinar um contrato, pois seu orçamento ficará comprometido por muitos anos.   Se você estiver no inicio da carreira, mudanças de emprego e de cidade são comuns. Avalie se não seria melhor morar de aluguel por um tempo. Caso opte por comprar uma casa, você pode considerar um financiamento imobiliário, as condições variam de acordo com o valor do imóvel, a renda e o prazo de pagamento.  Consulte  também as regras para usar seu FGTS, essa reserva pode ser usada no momento da compra (para diminuir o valor financiado) quanto para pagar o saldo restante.

Comprar um carro
Se o seu objetivo é comprar um carro, pesquise preços para fazer um bom negócio.  Antes de assinar o contrato, tente economizar por alguns meses o que gastaria com uma prestação e a manutenção do veículo para ter certeza de que consegue absorver esses custos sem dificuldade. Uma forma de viabilizar esse sonho é o financiamento de veículos em que o veículo é dado como garantia à instituição financeira, dessa forma ele passa para o nome do comprador depois de quitado.  Um caminho alternativo para quem não tem pressa é o consórcio, que não é  exatamente uma operação de crédito, funciona como uma poupança para um grupo de pessoas onde as prestações são mensais, assim como os sorteios para distribuição do produto. Mas quem adere deve estar preparado para esperar até o fim do contrato para receber o que comprou.

Tem outros sonhos e não sabe por onde começar seu planejamento?
Envie um e-mail para usoconsciente@itau-unibanco.com.br que vamos te ajudar a traçar um plano.