o que é o Pix?

O Pix é o novo meio de pagar, transferir e receber desenvolvido pelo Banco Central que já está disponível e muda a forma como as pessoas e empresas realizam suas transações.

 

De forma rápida e segura, o Pix permitirá que transferências e pagamentos sejam realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências tradicionais via DOC e TED, que são processadas apenas em dias úteis e apenas em determinados horários, com o Pix as transações poderão ser realizadas a qualquer momento e a qualquer hora, de forma ágil e simples.

 

Todas as transações poderão ser realizadas de forma online e pelas plataformas atuais do Itaú, como Itaú na internet e apps do computador e celular, sem a necessidade de baixar um novo aplicativo. Além disso, as transações poderão ser feitas entre pessoas, empresas e até mesmo ao Governo. 

cliente Itaú em frente a tela de um computador

o que é a chave Pix?

A chave Pix é uma simplificação dos dados da sua conta. Com a chave Pix, você ou a sua empresa recebem transferências e pagamentos sem precisar disponibilizar todos de agência, conta e CPF/CPNJ.

 

Nas transferências tradicionais feitas via DOC e TED, é necessário compartilhar dados como instituição bancária, nome, agência, conta e CPF/ CNPJ. Com o Pix, as transferências poderão ser recebidas a partir de um único dado como o número de celular ou CPF/ CNPJ ou um e-mail, uma forma mais simples e ágil.

 

Para a vincular sua conta e começar a receber transferências utilizando apenas um dado, basta cadastrar suas chaves Pix em nosso aplicativo ou Itaú na internet. Dessa forma, todos os valores das transferências recebidas utilizando essas chaves serão disponibilizadas em sua conta Itaú.

Como cadastrar minha chave Pix no Itaú Empresas?

Cadastre-se clicando no botão abaixo ou pelo app Itaú Empresas.

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e cadastre sua chave Pix pelo app Itaú Empresas.

  1. Abra o app do Itaú Empresas e logue com sua conta e senha

  2. Clique no seu perfil e em cadastro de chave Pix

  3. Escolha uma chave como CNPJ, celular, e-mail ou chave aleatória

  4. Confirme a chave informada

  5. Pronto, sua chave foi cadastrada

qr code qr code
Cliente Itaú  segurando em uma de suas mãos um celular e na outra um mouse enquanto visualiza a tela de seu notebook

fique atento às dicas de segurança Pix

Fraudadores podem entrar em contato com você, se passando pelo banco, para cadastramento da chave Pix e solicitando sua senha, código iToken, dados pessoais e da conta corrente ou até dados de cartão de crédito.

 

Lembre-se sempre que o cadastramento da chave Pix é realizado somente em nossos canais oficiais.

 

Saiba mais sobre as dicas de prevenção à fraude do Itaú e proteja-se. 

dúvidas sobre Pix pagamento instantâneo

Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre Pix.

  1. Esta oferta é válida para empresas com faturamento anual de até R$ 30 milhões que cadastrarem chave Pix na modalidade CNPJ no Itaú Unibanco no período de 01/10/2020 a 31/01/2021.
  2. As transações válidas para a campanha são:      
  • Transferências Pix
  • Recebimentos por QR Code.
  1. A Campanha é válida para empresas (“cliente(s)”) pelo período de 3 meses, contados a partir de 02/11/2020 para a chave (formato CNPJ) no Itaú Unibanco, limitados a 200 transações por mês.
  2. Para manter a oferta pelo período de 3 meses (02/11/2020 até 02/02/2021) é preciso manter o CNPJ como chave no Itaú Unibanco.
  3. Serão contabilizadas nas 200 transações isentas, a soma das Transferências via Pix e recebimentos via QR Code utilizadas no período da campanha.
  4. Caso o cliente não atinja a quantidade acima especificada (200 transações), o benefício não será acumulado para o mês seguinte.
  5. Caso o cliente exceda essa quantidade de 200 transações, será tarifado conforme descrito na Tabela Geral de Tarifas, disponível no site: https://www.itau.com.br/content/dam/itau/empresas/tarifas/tabela-geral-pj.pdf
  6. O consumo excedente não será contabilizado no pacote de tarifas contratado na conta corrente.
  7. Após o período de 3 meses, o cliente será tarifado conforme a tarifa básica descrita na Tabela Geral de Tarifas, disponível no site: https://www.itau.com.br/content/dam/itau/empresas/tarifas/tabela-geral-pj.pdf.
  8. Para eventuais dúvidas, ligue: 0800 728 0728

Central de atendimento

4090 1685 Capitais e regiões metropolitanas.

0800 770 1685 demais localidades, somente chamadas de telefone fixo.

Consultas, informações, reclamações e transações, de 2º a 6º feira das 08h às 21h.

Não é necessário se cadastrar para pagar ou transferir com o Pix. Contudo, é necessário ter uma Chave Pix cadastrada para emitir um QR Code ou se quiser facilitar o recebimento de transferências. Com o cadastro de uma chave, é possível receber transferências compartilhando apenas um dado, a sua Chave Pix, sem precisar mais compartilhar todas os dados da sua conta como Instituição, Agência e Conta.

O dinheiro vai ser disponibilizado instantaneamente na conta da sua empresa, mesmo aos finais de semana e feriados.

Diferentemente das transferências tradicionais por DOC e TED, que são processadas apenas em dias úteis e em determinados horários, o Pix permitirá que as transações sejam realizadas a qualquer momento e em tempo real, de forma ágil e simples. Qualquer outra dúvida, conte com a gente!

Sim, com certeza será possível utilizar o Pix para o e-commerce, seja com a disponibilização de QR Codes, seja com a chave Pix para uma transferência rápida e simples.

No QR Code simples (estático) sua empresa pode definir o valor a ser pago ou deixar o valor em aberto, para que o pagador preencha no momento do pagamento. Esse QR Code pode ser usado mais de uma vez.  

Já no QR Code Personalizado (dinâmico), o uso indicado é para um único pagamento. Caso queira receber pagamentos por ele, sua empresa ainda pode definir juros, multa e data de vencimento, próximo ao funcionamento da emissão de boletos.

Para gerar QR Codes, é necessário ter uma chave Pix cadastrada

Sim, já sabemos que para pessoas físicas as transações com Pix não serão tarifadas. Já as transações Pix para empresas serão cobradas, mas com um custo mais baixo que dos produtos atuais. Os termos e condições podem ser encontrados ao final desta página.

Não tem aplicativo específico para o Pix; todas as funcionalidades Pix estarão disponíveis no App do Itaú e no Itaú na internet que você já conhece. As funcionalidades não estão disponíveis no App Light.

Fazer uNão precisa, não. Você pode usar o Pix nos mesmos canais do Itaú que já usa hoje, como internet e apps do computador e do celular, sem a necessidade de baixar um novo aplicativo. Tm Pix no Itaú é poder contar com toda a robustez da nossa segurança, exatamente como você já conta nas demais transações.Ou seja, tem a mesma proteção de quando você faz uma TED ou um DOC com a gente, com análise de perfis, dispositivos de segurança, transações criptografadas. Aqui, a segurança de cada transação é pensada desde o primeiro passo até a pós-transação.

• Nunca forneça senha ou o código iToken nem dados de cartão de crédito, como código CVV, número e validade, em ligações ou mensagens que receber para cadastramento, atualização ou confirmação da chave Pix, ou para qualquer outra finalidade.

• Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta corrente para fazer um teste para a utilização do Pix.

• Nunca aceite fazer manutenção (presencial ou remotamente) em seu computador para a utilização do Pix.

• Sempre encerre uma ligação que receber se, durante o contato, solicitarem senha ou código iToken, ou código CVV, número e validade do cartão de crédito

• Sempre faça o cadastramento do Pix nos canais oficiais do banco.

• Sempre tenha em mente que não acessamos seus dispositivos remotamente para habilitar o Pix.

confira os termos e condições

Termos e condições Empresas

clique e confira as condições