mulher segurando um celular com expressão de felicidade enquanto anda na rua

conte conosco neste momento

O Itaú oferece a você todo o apoio necessário neste período delicado e criamos um passo a passo para te auxiliar no processo de abertura do sinistro de planos de previdência.

saiba como abrir o sinistro de previdência

Siga as instruções indicadas no passo a passo abaixo e caso fique com alguma dúvida, leia a seção de perguntas frequentes no rodapé dá página ou entre em contato conosco pelas centrais de atendimento. 

Telefones: 4004 4828 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (Demais localidades)

 

confira o passo a passo

Leia com atenção as informações abaixo e siga as etapas indicadas.

1 - Em casos de falecimento do titular, é necessário verificar se o plano possui beneficiários indicados previamente. Essa informação pode ser obtida por meio da nossa central de atendimento ou na agência mais perto de você.

Na ausência de beneficiários indicados, o recurso será direcionado aos herdeiros legais, conforme legislação vigente.
2 - Ao preencher o formulário, siga a sequência indicada das informações pois todos os campos habilitados são obrigatórios e não podem ser deixados em branco.
3 - Atente-se que os dados bancários para o crédito do valor do recurso deverão estar no nome do beneficiário ou herdeiro identificado, mesmo que este seja menor de idade, tutelado ou curatelado. Não realizamos o crédito em contas de terceiros.

Digitalize ou fotografe os documentos solicitados e o Formulário de Sinistro. Antes de prosseguir para o próximo passo, assegure que a qualidade das imagens esteja boa, legível e sem cortes no conteúdo.

Envio da documentação

Passo 1
Para dar início ao processo de envio dos arquivos, realize o seu cadastro em nosso site de Comunicação de Sinistro de Previdência clicando aqui. Após o preenchimento do formulário de cadastro, você receberá um e-mail para a criação de login e senha no site.
Lembre-se de que o e-mail cadastrado será o nosso meio de comunicação com você durante todo o processo.

Passo 2
Na página de Comunicação de Sinistro Previdência, você deverá clicar em "Abrir o Processo" e preencher os dados do titular do plano conforme o tipo de abertura de sinistro mais adequado para a sua solicitação.
Situações de abertura de sinistro:
- Falecimento: Os dados serão referentes ao falecido que possuía o plano de previdência.
- Invalidez: Os dados serão referentes ao titular do plano de previdência, podendo ser os mesmos apresentados no campo de solicitante do sinistro.
- 1ª Previdência (planos para menores de idade): Acionar a central de atendimento para um direcionamento mais detalhado.

Passo 3
Preencha todas as informações solicitadas e anexe os documentos de forma digitalizada. Verifique com atenção que alguns documentos terão campos específicos para inclusão.
Os documentos solicitados para a abertura do processo que não possuírem campos específicos para serem carregados na página, deverão ser anexos ao campo para envio de documentos adicionais.

Atenção: Todo o processo só poderá ser finalizado mediante recebimento da documentação completa. Caso contrário, os documentos faltantes serão novamente solicitados para a continuidade do sinistro, suspendendo o prazo para conclusão do processo.

Passo 4
Confira se toda a documentação foi incluída e clique em "Abrir Processo". Após a finalização dessa etapa, a sua solicitação será enviada e analisada pelo banco e entraremos em contato com você pelo e-mail cadastrado.

Após a documentação ter sido enviada, o Itaú entrará em contato com você por e-mail para informar o andamento do processo. Além disso é possível acompanhar o processo no Portal de Sinistro,  clicando aqui.

Atendimento

Você ficou com alguma dúvida? No final dessa página está disponível uma seção com dúvidas frequentes para consulta.

Caso você ainda tenha alguma questão, nossa central de atendimento está à disposição para te auxiliar.

Telefones

Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828 

Demais localidades: 0800 970 4828

Lembrete

Alguns estados brasileiros podem ter regras de incidência de imposto sobre transmissão “causa mortis”, são eles: Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Acre e Sergipe.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Secretaria da Fazenda ou nos postos de atendimento fiscal de seu estado. 

dúvidas frequentes

Caso o titular tenha indicado beneficiários do plano de previdência, você pode encontrar os nomes no certificado de contratação no campo "Beneficiários", ou pode solicitar a informação em nossa central de atendimento.

Telefones: (11)  4004 4828  (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades).

Lembre-se que o beneficiário é a pessoa física indicada livremente pelo participante ou segurado para receber os valores acumulados no plano, no caso de seu falecimento, conforme previsto nas Resoluções do Conselho Nacional de Seguros Privados nºs 533/2017.

Na ausência de beneficiários indicados pelo titular do plano, será observado o que dispuser a legislação em vigor.

Você pode obter informações sobre os beneficiários através do Atendimento de Previdência no telefone (11) 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou  0800 970 4828  (demais localidades).

Para a realização do login é necessário inserir usuário (CPF do solicitante) e senha cadastrada no site. Recomendamos os usuários a não se cadastrarem com seus e-mails corporativos.

Em caso de recuperação ou redefinição de senha, o solicitante pode realizar o processo clicando aqui, sendo necessário o informe do usuário (CPF) e e-mail já cadastrados para a abertura da solicitação.

A notificação de redefinição da senha será enviada por e-mail. Caso o solicitante não receba o e-mail de redefinição de senha, recomendamos que verifique a caixa de spam ou acesse o correio eletrônico fora de ambientes corporativos.

Para maior comodidade, faremos contato por telefone, carta ou e-mail, conforme dados preenchidos no formulário. 

O prazo é de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data de envio de todos os documentos solicitados.

Temos um atendimento especializado para atendê-lo(a) e esclarecer eventuais dúvidas. Entre em contato com o Atendimento de Previdência nos telefones (11) 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828  (demais localidades). 

Deverão ser enviados os seguintes documentos: relatório médico, carta de concessão do benefício do INSS e os demais indicados no Formulário de Sinistro.

Caso o solicitante não seja correntista Itaú, será necessário a cópia dos documentos de CPF, RG, e comprovante de endereço.

Observação: Após a análise médica, novos documentos poderão ser solicitados.

Você pode obter essas informações pelo Atendimento de Previdência nos telefones (11) 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e  0800 970 4828 (demais localidades) ou contar com o auxílio do seu gerente. 

Além de todas as documentações indicadas no Formulário de Sinistro, será necessário enviar o boletim de ocorrência completo (todas as páginas), e cópia do laudo de necropsia, pericial e IML (toxicológico e alcoólicos) completos.

¹ Caso a documentação esteja incompleta, o prazo será suspenso, voltando a correr a partir da entrega completa dos documentos.