o que é o Pix?

O Pix é o novo meio de pagar, transferir e receber desenvolvido pelo Banco Central que já está disponível e muda a forma como as pessoas e empresas realizam suas transações.

 

De forma rápida e segura no app Itaú, o Pix permitirá que transferências e pagamentos sejam realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências tradicionais via DOC e TED, que são processadas apenas em dias úteis e apenas em determinados horários, com o Pix as transações poderão ser realizadas a qualquer momento e a qualquer hora, de forma ágil e simples.

 

Todas as transações poderão ser realizadas de forma online e pelas plataformas atuais do Itaú, como Itaú na internet e apps do computador e o app Itaú para celular, sem a necessidade de baixar um novo aplicativo. Além disso, as transações poderão ser feitas entre pessoas, empresas e até mesmo ao Governo. 

Pix para empresas

Empresas podem encontrar mais informações clicando no botão abaixo.    

empresario em seu escritório sorrindo em uma ligação em frente a sua mesa de madeira com seu notebook aberto, folhas de papel e uma maquete apoiados na mesa.
cliente Itaú em frente a tela de um computador

o que é a chave Pix?

A chave Pix é uma simplificação dos dados da sua conta. Com a chave Pix, você ou a sua empresa recebem transferências e pagamentos sem precisar disponibilizar todos os dados de agência, conta e CPF/CPNJ.

 

Nas transferências tradicionais feitas via DOC e TED, é necessário compartilhar dados como instituição bancária, nome, agência, conta e CPF/ CNPJ. Com o Pix, as transferências poderão ser recebidas a partir de um único dado como o número de celular ou CPF/ CNPJ ou um e-mail, uma forma mais simples e ágil.

 

Para a vincular sua conta e começar a receber transferências utilizando apenas um dado, basta cadastrar suas chaves Pix em nosso aplicativo ou Itaú na internet. Dessa forma, todos os valores das transferências recebidas utilizando essas chaves serão disponibilizadas em sua conta Itaú.

Como cadastrar minha chave Pix no Itaú?

Confira como é fácil e rápido.

  1. Abra o app Itaú e logue com sua conta e senha

  2. Acesse o menu Pix

  3. Escolha a sua chave, como E-mail, celular ou CPF

  4. Confirme a chave informada

  5. Pronto! Sua chave foi cadastrada.

Como cadastrar minha chave Pix no Itaú?

Confira como é fácil e rápido.

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ou clique no botão abaixo e cadastre sua chave Pix pelo app Itaú.

qr code qr code
  1. Abra o app Itaú e logue com sua conta e senha

  2. Acesse o menu Pix

  3. Escolha a sua chave, como E-mail, celular ou CPF

  4. Confirme a chave informada

  5. Pronto! Sua chave foi cadastrada.

Cliente Itaú  segurando em uma de suas mãos um celular e na outra um mouse enquanto visualiza a tela de seu notebook

fique atento às dicas de segurança Pix

Fraudadores podem entrar em contato com você, se passando pelo banco, para cadastramento da chave Pix e solicitando sua senha, código iToken, dados pessoais e da conta corrente ou até dados de cartão de crédito.

 

Lembre-se sempre que o cadastramento da chave Pix é realizado somente em nossos canais oficiais.

 

Saiba mais sobre as dicas de prevenção à fraude do Itaú e proteja-se. 

dúvidas sobre Pix pagamento instantâneo

Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre Pix.

Não é necessário se cadastrar para pagar ou transferir com o Pix. Mas é necessário ter uma Chave Pix cadastrada para emitir um QR Code ou se quiser facilitar o recebimento de transferências. Com o cadastro de uma chave, é possível receber transferências compartilhando apenas um dado, a sua Chave Pix, sem precisar mais compartilhar todas os dados da sua conta como Instituição, Agência e Conta.

Fazer um Pix no Itaú é poder contar com toda a robustez da nossa segurança, exatamente como você já conta nas demais transações.Ou seja, tem a mesma proteção de quando você faz uma TED ou um DOC com a gente, com análise de perfis, dispositivos de segurança, transações criptografadas. Aqui, a segurança de cada transação é pensada desde o primeiro passo até a pós-transação.

• Nunca forneça senha ou o código iToken nem dados de cartão de crédito, como código CVV, número e validade, em ligações ou mensagens que receber para cadastramento, atualização ou confirmação da chave Pix, ou para qualquer outra finalidade.

• Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta corrente para fazer um teste para a utilização do Pix.

• Nunca aceite fazer manutenção (presencial ou remotamente) em seu computador para a utilização do Pix.

• Sempre encerre uma ligação que receber se, durante o contato, solicitarem senha ou código iToken, ou código CVV, número e validade do cartão de crédito

• Sempre faça o cadastramento do Pix nos canais oficiais do banco.

• Sempre tenha em mente que não acessamos seus dispositivos remotamente para habilitar o Pix.

Não tem aplicativo específico para o Pix; todas as funcionalidades Pix estarão disponíveis no App do Itaú. As funcionalidades não estão disponíveis no App Light. No Itaú na internet, você poderá consultar as suas chaves Pix.

As transações de pessoa física no Pix não têm nenhuma cobrança, elas serão gratuitas.

Não tem limite não! Você pode fazer quantas transações forem necessárias.

Todas as transações realizadas utilizando Pix, independente da conta destino não serão cobradas.

Se você cadastrou a sua chave Pix em uma instituição financeira, mas por algum motivo, como a desistência de uso daquela instituição, você poderá pedir a portabilidade da sua chave para outra instituição que desejar. Para isso, você deve pedir, diretamente no banco para onde deseja migrar suas chaves, a portabilidade daquelas que quiser migrar. A portabilidade também pode começar quando alguém tenta cadastrar uma chave já registrada em outra conta: você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade. Depois, o DICT, sistema do Banco Central que gerencia o cadastro das chaves do Pix, fica responsável por conectar as duas instituições e garantir que a portabilidade seja feita.

O prazo máximo para aceitar a portabilidade é de sete dias.

confira os termos e condições

Termos e condições Pix

clique e confira as condições