Sem sugestões de pesquisa. Aperte TAB para acessar os mais buscados

Open Finance no Itaú

O Open Finance no Itaú começou e a abertura está sendo de forma gradual para todo o mercado. Se você já é cliente basta entrar no Itaú na Internet ou no aplicativo e iniciar a jornada de compartilhamento, se ainda não é um cliente basta clique no botão abaixo.

você escolhe com quem e quando

Você decide se os seus dados serão compartilhados e com quais bancos e instituições isso acontecerá. Sem o seu consentimento, nenhum participante do Open Finance poderá acessar as suas informações.

A autorização para acesso aos dados terá validade máxima de 12 meses, mas pode ser alterada ou retirada a qualquer momento.

mãos usando um celular próximas a um computador

Acompanhe suas vendas com cartões em um só lugar 

Só no Itaú Empresas você conta com um serviço gratuito onde você acompanha todas as vendas feitas com cartões e centraliza em um único lugar todas as informações dos valores a receber de todas as suas maquininhas, até mesmo aquelas que você recebe em outros bancos!

 

O serviço é gratuito, centraliza todos os seus recebíveis e você ainda pode antecipar suas vendas feitas com maquinha à vista em 2 dias, sem custo algum para clientes que faturam até 30MM.

visão fronta de notebook com agenda de recebívei na tela

Itaú for developers

O Open Banking/Finance usa APIs para facilitar toda a troca de informações entre as instituições financeiras. Esta tecnologia também possibilita novos modelos de negócios e parcerias entre o Itaú e a sua empresa, de uma maneira bem mais simples e ágil.

Conheça a plataforma do Itaú que te apoiará no desenvolvimento de novas soluções e tenha acesso as APIs do Itaú que já estão disponíveis para você.

mãos brindando com canecas

feito pra você confiar

Cuidar da sua privacidade sempre fez parte dos nossos valores, e é claro que isso continua com a chegada de Open Banking/Finance.

Você terá autonomia para compartilhar seus dados financeiros com as instituições de sua confiança e nada poderá ser feito sem o seu consentimento.

O Itaú segue ao seu lado cuidando de tudo para que esse processo seja seguro e transparente.

Global Open Finance Challenge

 

O Itaú e mais 3 bancos mundiais se juntaram para promover um hackathon global, inédito e online para fomentar ideias sobre Open Finance.

 

Quer saber mais sobre o evento? Clique aqui e fique por dentro

imagem fundo laranja e um globo

dúvidas frequentes

É um sistema financeiro aberto que padroniza a comunicação entre bancos e outras instituições, como seguradoras, plataformas de câmbio, investimentos e previdência.

Com ele, todo o seu histórico e dados bancários, que antes pertenciam às instituições nas quais você tinha conta, passam a ser seus. Assim, você se torna independente para escolher quando e com quem compartilhar, possibilitando a criação de maior personalização. 

Em agosto, quando a segunda fase começar, você pode dar o seu consentimento ao Itaú. O que isso significa? Você poderá trazer dados de outras instituições financeiras para cá, o que permitirá que te conheçamos melhor e, consequentemente, te atendamos melhor. Você também poderá compartilhar os dados que você tem com a gente com outras instituições do mercado. Fique tranquilo, não faremos nada sem a sua aprovação!  

Não, a vigência é de no máximo 12 meses, você escolhe por quanto tempo. E você pode retirar ou editar o tempo de cada consentimento quando quiser.

Todo o processo, desde implementação até consentimento, é gratuito aos clientes.

Não! Open Finance é uma iniciativa do Banco Central que permite, com o seu consentimento, compartilhar dados e serviços entre instituições. Não é preciso baixar nenhum novo aplicativo, nem nada do tipo.

Dados pessoais e empresariais, como nome, telefone, CPF; e dados transicionais, como a movimentação da conta corrente, cartão de crédito, histórico de empréstimos, financiamentos e faturamento. É você quem escolhe o quer compartilhar e com quem!

Para que você possa compartilhar os dados da sua empresa no Itaú com outros participantes do Open Finance, é necessário que você apresente os documentos de sua empresa com os poderes necessários dos representantes legais e/ou procuradores.

Saiba mais em: 
www.itau.com.br/open-finance/poderes

A partir do dia 1º de fevereiro de 2021, as instituições financeiras participantes do Open Finance devem disponibilizar publicamente, por meio de APIs, informações próprias (e não de clientes). Todo o processo de compartilhamento dos dados seguirá de acordo com o cronograma de implementação do Open Finance e acontecerá sob supervisão do Banco Central.

Na Fase 1, apenas as informações institucionais serão compartilhadas. Os dados de histórico financeiro dos clientes não estarão disponíveis nessa primeira fase. Lembre-se: com o Open Finance, apenas os clientes poderão autorizar o compartilhamento de seus dados cadastrais e transacionais, mas isso acontecerá em outro momento.

Assim que os dados institucionais forem compartilhados entre os bancos, podemos avaliar as ofertas e os produtos dos principais concorrentes e fazer novos planos de ação, com o objetivo de conseguirmos ser ainda mais relevantes para os clientes. Será a hora de revermos os nossos produtos e serviços e buscarmos melhorias.

Você acessa o regulamento do Open Finance clicando aqui.

As APIs disponibilizadas na 1ª fase são de acesso público, ou seja, qualquer pessoa poderá acessá-las para consultar as informações do banco.

São elegíveis à participação no Open Finance apenas as instituições autorizadas pelo Banco Central. Algumas instituições têm participação obrigatória desde o início do Open Finance, enquanto outras poderão decidir se participam ou não.

O escopo de dados é regulado, o Bacen publicou na regulação o escopo mínimo compartilhado por todos os players e todo mundo expõe exatamente a mesma coisa

O Open Finance já começou no Itaú e antes mesmo do dia 13 de agosto (início da Fase 2), você poderá demonstrar interesse em compartilhar os dados de outras instituições com o Itaú. Ao compartilhar os seus dados de outras instituições com o Itaú, te conheceremos ainda mais e você poderá ter ofertas e benefícios cada vez mais personalizados.

Você poderá autorizar o compartilhamento de dados cadastrais, transacionais e de produtos das instituições em que possui relacionamento. Toda jornada de compartilhamento de dados, será feita exclusivamente pelos canais digitais do Itaú a partir de 13 de agosto, através do app Itaú e Itaú na internet.
O compartilhamento dos dados terá uma validade de até 12 meses.
Quando essa validade se aproximar da sua data de vencimento, você será avisado e poderá revalidar o consentimento para mais 12 meses ou um período menor.

A mudança foi uma opção Banco Central, pois Open Finance mostra melhor impacto que essa novidade irá ter no sistema financeiro.
Isso acontece, pois a partir de julho você poderá compartilhar com o Itaú os seus dados cadastrais, extrato de contas, cartões e operações de crédito que você possui em outros bancos e fintechs. Porém, em dezembro, esse escopo é ampliado, e você irá poder compartilhar seus dados financeiros em outras instituições, incluindo investimentos, previdência privada, câmbio e seguros, por exemplo. Ou seja, expandimos o escopo de Banking para Finance. Com isso, o Banco Central, optou por adotar o nome mais abrangente desde já.