O que é Open Banking?

Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é um sistema onde os bancos e outras instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, vão poder compartilhar os dados sobre produtos e serviços financeiros dos clientes. O compartilhamento será feito através da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes. 

 

Você é dono dos seus próprios dados e decide quando e com quem quer compartilhá-los. Na prática, o Open Banking permitirá que você use os seus dados para ter produtos e serviços financeiros que atendam ainda melhor as suas necessidades.

Open Banking no Itaú

Aqui no Itaú estamos construindo experiências fáceis, intuitivas e transparentes para que você tenha total segurança para compartilhar seus dados com a gente, podendo também fazer toda a gestão e alterações deles à qualquer momento através dos nossos canais digitais.

foto de uma mulher e um homem trabalhando em seus computadores apoiados em uma mesa de madeira

Open Banking Brasil

Veja como será a implementação do Open Banking no Brasil, conforme cronograma do Banco Central

Nesta primeira fase, as maiores instituições financeiras do Brasil, incluindo o Itaú, disponibilizam informações públicas sobre seus canais de atendimento, produtos e serviços mais relevantes, por meio de APIs.

Você poderá compartilhar seus dados cadastrais, transações em suas contas, cartão  e operações de crédito de outro banco para o Itaú e vice versa. Esse compartilhamento só poderá ocorrer com a sua autorização prévia. 

Nesta fase, dois novos serviços serão criados. Com a iniciação de transações de pagamentos, você poderá permitir que uma instituição financeira inicie uma transação de pagamento em qualquer outra conta sua.

Outra novidade será a possibilidade do compartilhamento do envio de uma proposta de crédito pelas instituições, ampliando assim as ofertas para sua melhor avaliação e escolha.

Uma continuação da fase 2, considerando nessa etapa também as operações de investimentos, seguros, câmbio, dentre outros.

Itaú for developers

O Open Banking usa APIs para facilitar toda a troca de informações entre as instituições financeiras. Esta tecnologia também possibilita novos modelos de negócios e parcerias entre o Itaú e a sua empresa, de uma maneira bem mais simples e ágil.


Conheça a plataforma do Itaú que te apoiará no desenvolvimento de novas soluções e tenha acesso as APIs do Itaú que já estão disponíveis para você.

dúvidas frequentes

O Sistema Financeiro Aberto ou Open Banking, é um sistema onde os bancos e outras instituições financeiras, autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, vão poder compartilhar os dados sobre produtos e serviços financeiros dos clientes. O compartilhamento será feito através da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes. O cliente é dono dos seus próprios dados e decide quando e com quem quer compartilhá-los. 

Você acessa o regulamento do Open Banking clicando aqui.

As APIs disponibilizadas na 1ª fase são de acesso público, ou seja, qualquer pessoa poderá acessá-las para consultar as informações do banco.

São elegíveis à participação no Open Banking todas as instituições autorizadas pelo Banco Central. Algumas instituições têm participação obrigatória desde o início do Open Banking, enquanto outras poderão decidir se participam ou não. 

O escopo de dados é regulado, o Bacen publicou na regulação o escopo mínimo compartilhado por todos os players e todo mundo expõe exatamente a mesma coisa