Você escolhe com quem e quando

Você decide se os seus dados serão compartilhados e com quais bancos e instituições isso acontecerá. Sem o seu consentimento, nenhum participante do Open Banking poderá acessar as suas informações.

A autorização para acesso aos dados terá validade máxima de 12 meses, mas pode ser alterada ou retirada a qualquer momento.

mulher sentado e trabalhando em um computador apoiado em uma mesa em um café
visão fronta de notebook com agenda de recebívei na tela

Acompanhe suas vendas com cartões em um só lugar 

Só no Itaú Empresas você conta com um serviço gratuito onde você acompanha todas as vendas feitas com cartões e centraliza em um único lugar todas as informações dos valores a receber de todas as suas maquininhas, até mesmo aquelas que você recebe em outros bancos!

 

O serviço é gratuito, centraliza todos os seus recebíveis e você ainda pode antecipar suas vendas feitas com maquinha à vista em 2 dias, sem custo algum para clientes que faturam até 30MM.

Itaú for developers

O Open Banking usa APIs para facilitar toda a troca de informações entre as instituições financeiras. Esta tecnologia também possibilita novos modelos de negócios e parcerias entre o Itaú e a sua empresa, de uma maneira bem mais simples e ágil.


Conheça a plataforma do Itaú que te apoiará no desenvolvimento de novas soluções e tenha acesso as APIs do Itaú que já estão disponíveis para você.

brindando com canecas sobre fundo azul e laranja

feito pra você confiar

Cuidar da sua privacidade sempre fez parte dos nossos valores, e é claro que isso continua com a chegada de Open Banking.

 

Você terá autonomia para compartilhar seus dados financeiros com os bancos de sua confiança e nada poderá ser feito sem o seu consentimento.

 

O Itaú segue ao seu lado cuidando de tudo para que esse processo seja seguro e transparente.

dúvidas frequentes

O Open Banking é a abertura e o compartilhamento consentido de dados e informações cadastrais e transacionais de pessoas e empresas através de APIs que permite que diferentes instituições que integram o ecossistema consumam esses dados, permitindo  ofertas de produtos e serviços que levarão em conta o histórico dos clientes em instituições diferentes, melhorando a experiencia do cliente e abrindo possibilidades no mercado inovadoras.

O Open Banking contém diversas fases que abrangerão as instituições e o cliente final. Nessa primeira fase, não há o compartilhamento de informações de dados cadastrais ou transacionais de clientes do Itaú Unibanco. Quando estivermos nas fases de compartilhamento e abertura das informações e serviços, os clientes poderão optar por dar seu consentimento para que este compartilhamento aconteça, indicando inclusive os dados e quais outras instituições poderão receber esses dados.

O Open Banking não é um banco digital. Banco digital é uma instituição financeira que disponibiliza produtos e serviços financeiros de forma digital para seus clientes, já o Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes, com o seu consentimento, entre as instituições. 

A partir do dia 1º de fevereiro de 2021, as instituições financeiras participantes do Open banking devem disponibilizar publicamente, por meio de APIs, informações próprias (e não de clientes). Todo o processo de compartilhamento dos dados seguirá de acordo com o cronograma de implementação do Open Banking e acontecerá sob supervisão do Banco Central.

São informações institucionais, ou seja, dados relacionados a alguns produtos, serviços e canais de atendimento.

Na Fase 1, apenas as informações institucionais serão compartilhadas. Os dados de histórico financeiro dos clientes não estarão disponíveis nessa primeira fase. Lembre-se: com o Open Banking, apenas os clientes poderão autorizar o compartilhamento de seus dados cadastrais e transacionais, mas isso acontecerá em outro momento.

Assim que os dados institucionais forem compartilhados entre os bancos, podemos avaliar as ofertas e os produtos dos principais concorrentes e fazer novos planos de ação, com o objetivo de conseguirmos ser ainda mais relevantes para os clientes. Será a hora de revermos os nossos produtos e serviços e buscarmos melhorias.

Você acessa o regulamento do Open Banking clicando aqui.

As APIs disponibilizadas na 1ª fase são de acesso público, ou seja, qualquer pessoa poderá acessá-las para consultar as informações do banco.

São elegíveis à participação no Open Banking todas as instituições autorizadas pelo Banco Central. Algumas instituições têm participação obrigatória desde o início do Open Banking, enquanto outras poderão decidir se participam ou não. 

O escopo de dados é regulado, o Bacen publicou na regulação o escopo mínimo compartilhado por todos os players e todo mundo expõe exatamente a mesma coisa