Ir para menu Ir para conteúdo principal Ir para rodapé

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

aguarde um momento
estamos carregando a busca

Consciência Negra

Confira práticas do Itaú Social no campo da equidade racial.

Imagem de marcação.

diversidade

No que tange à diversidade, somos guiados por objetivos e não metas. Porque objetivos são construídos com a sociedade e com união, revendo e acertando rotas, alinhando e criando novos caminhos, sempre com o propósito de avançarmos ainda mais em equidade e representatividade.

nosso compromisso

Aqui no Itaú Unibanco acreditamos que a ética, o respeito e a valorização das pessoas são a essência para todas as nossas realizações.


Para nós, um quadro com pluralidade de origens, culturas, crenças, experiências, raças, gêneros, deficiências, orientações sexuais, identidade de gênero, idades diversas e gerações amplia as perspectivas, contribuindo para um clima positivo e mais tolerante, estimulando a cooperação e a sinergia entre os colaboradores, aumentando o potencial criativo, competitivo e de criação de valor em nossas atividades para melhor atender as necessidades dos nossos clientes.


Reconhecemos nosso papel de valorizar e impulsionar a diversidade, inclusão e equidade de oportunidades em nossa organização e na sociedade. Por isso, seguimos as diretrizes estabelecidas no Compromisso do Itaú Unibanco com os Direitos Humanos e na Carta de Compromisso com a Diversidade, assumindo um compromisso público com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade. Esses compromissos buscam estimular um ambiente respeitoso e saudável para todas as pessoas que trabalham no Itaú, promover equidade de oportunidades, desenvolver lideranças corporativas sensíveis e engajadas com o tema e nortear a forma como fazemos negócios e estabelecemos parcerias na sociedade.

principais atuações

Confira alguns destaques de nossas principais ações:

Gênero

Trabalhamos pela equidade, de modo que homens e mulheres tenham iguais oportunidades de desenvolvimento.

Raça

Trabalhamos para que a representatividade racial seja uma realidade.

Pessoas com deficiência

Trabalhamos para promoção da acessibilidade, qualificação e equidade de oportunidades.

LGBT+

Queremos assegurar um ambiente seguro e respeitoso, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero.

Imagem de uma mulher com traços asiáticos em ambiente de trabalho, com óculos de grau.

empreendedorismo femininmo

A plataforma do Itaú Mulher Empreendedora tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de empresas lideradas por mulheres, clientes e não clientes do Banco, por meio da oferta de soluções e ferramentas que capacitam, representam referencias inspiradoras e favorecem a conexão entre empreendedoras. Somente na plataforma on-line, já são mais de 27 mil empreendedoras participantes desde o lançamento que podem acessar mais de 700 conteúdos gratuitos para impulsionar seus negócios. Clique no botão abaixo para acessar a plataforma.

Imagem de uma jovem mulher negra vestida de laranja claro, escrevendo em um papel e sorrindo para câmera.

representatividade racial

Potências - Programa de Bolsas de Permanência Universitária do Itaú Unibanco busca incentivar a permanência de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, ingressantes pela Lei de Cotas, em universidades públicas convidadas a participarem do Programa. O Itaú investiu R$25 milhões no Programa para viabilizar a oferta mensal de bolsas financeiras durante todo o período regular de graduação dos alunos beneficiados.

Além do apoio financeiro, o Potências busca organizar e acompanhar dados a respeito da permanência destes alunos no ensino superior e fomentar estudos acadêmicos para subsidiar a construção de políticas públicas para a equidade racial. Ainda, o Programa intenciona conectar os estudantes beneficiados a oportunidades de trabalho, impulsionando um ciclo virtuoso para os estudantes, para as universidades e para a sociedade.

Conheça mais sobre o Potências aqui.

Imagem de uma jovem mulher negra vestida de laranja claro, escrevendo em um papel e sorrindo para câmera.
Imagem de uma mulher negra, com cabelos azuis e com tranças, sorrindo, enquanto está sentada em uma cadeira de rodas.

pessoas com deficiência

Em uma parceria com o Itaú Viver Mais, a Microsoft e com o Instituto Crescer que oferece capacitação online e gratuita de competências socio-emocionais e técnicas, além de apoio à empregabilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira que queiram se inserir ou reinserir no mercado de trabalho. O Programa já conta com mais de 50 mil inscritos e tem ajudado a melhorar a realidade de milhares de pessoas de todo o Brasil.

Imagem de dois homens se abraçando e sorrindo.

LGBTQIA+

Com o propósito de estimular o poder de transformação da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, o Itaú Unibanco e o Instituto +Diversidade lançam anualmente o Edital LGBTQIA+ Orgulho. O edital é destinado a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam iniciativas que valorizem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBTQIA+. Os projetos devem ter foco em empreendedorismo, geração de renda ou empregabilidade.

Imagem de dois homens se abraçando e sorrindo.

Itaú Viver Mais

Com a aceleração do envelhecimento populacional no Brasil, governos, empresas e sociedade civil têm se deparado com o cenários de desafios e oportunidades relacionados à transformação demográfica. Em 2030, o número de pessoas idosas no Brasil deverá ser equivalente ao número de jovens. E em 2025, alcançará o dobro.

O Itaú Viver Mais (IVM) é uma associação sem fins lucrativos focada no público com mais de 50 anos, que emprega esforços na instrumentalização do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada para que a transformação etária da sociedade seja uma evolução.


Saiba mais clicando no botão abaixo e também acompanhe as iniciativas do IVM através da página oficial no Instagram: @Itauvivermais

quer trabalhar conosco?

Queremos ser um Itaú Unibanco cada vez mais representativo e inclusivo, para todas as pessoas, experiências e ideias. Veja oportunidades de vagas voltadas para diversidade.