Sim, para garantir o seu poder compra, a sua carta de crédito e parcelas são atualizadas de acordo com o mercado, da seguinte forma:
Veículos, Motos e Pesados: A correção do veículo referenciado na carta de crédito acontece mensalmente acompanhando o preço médio de veículos que consta na tabela FIPE e, no caso de veículos FIAT, pelo preço sugerido pelo fabricante, ou anualmente através da variação anual acumulada dos últimos 12 meses do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) conforme data de aniversário de cada grupo (os grupos com reajuste através do IPCA são iniciados a partir do número 50.000).
Assim, a sua carta e parcelas acompanharão o mercado, e de acordo com a valorização do veículo escolhido, mantendo assim seu poder de compra;
Imóvel: A carta de crédito de imóvel é corrigida de acordo com a variação anual acumulada (12 meses) do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Então anualmente, sua carta e parcelas serão atualizadas de acordo com a variação do índice, essa atualização acontece de acordo com o mês de aniversário do seu grupo de consórcio, então mesmo que tenha adquirido a carta há menos de 1 ano, poderá ocorrer o reajuste de acordo com a data de aniversário que o grupo possui.
Mas se eu for contemplado as parcelas seguem reajustando? Sim, você conseguiu adquirir seu bem antes dos demais participantes e visto que consórcio é uma modalidade de compra em grupo, a atualização continua acontecendo após a contemplação para preservar o poder de compra dos demais participantes do grupo que ainda não foram contemplados. Por isso, seu saldo devedor e suas parcelas são reajustadas de acordo com a variação do índice conforme mencionado acima, para Auto, Moto e Pesados conforme variação da tabela FIPE ou tabela da montadora FIAT, ou IPCA, e para imóvel através do INCC.
Caso ainda não tenha utilizado a carta de crédito para faturamento, o valor ficará aplicado e os rendimentos líquidos provenientes dessa aplicação serão revertidos a seu favor 😉