É um serviço que possibilitará às pessoas físicas (incluindo falecidas) e jurídicas verificarem se têm valores a receber de entidades supervisionadas pelo Banco Central (BC), e, caso possuam, solicitar a devolução dos recursos.
Cuidado com os possíveis Golpes! O único site para realizar consultas de valores a receber é através do site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. O Banco Central não envia links nem entra em contato com você, por isso, não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
O Itaú só entrará em contato se você possuir valores na Instituição e jamais pediremos sua senha, para confirmar qualquer transação. Além disso os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos.
A partir de quando os valores estarão disponíveis para o resgate?
O site oficial do Banco Central está no ar novamente desde o dia 07/03/2023, com a inclusão da modalidade de falecidos para consulta.
Por aqui você pode ver como consultar e solicitar valores no sistema de valores a receber.
Quais tipos de valores estão contemplados no SVR?
- Contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível (Ordem de Pagamento).
- Tarifas ou parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado com o BC ou, mesmo que não prevista, nos casos em que a instituição opte por enviar os dados ao BC antes de fevereiro de 2022.
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito.
- Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível (Conta Iti e cartões pré-pagos).
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível.
Esta resposta te ajudou?