olá, colaborador!

Está política de privacidade tem como finalidade informá-lo sobre a forma como o Conglomerado Itaú Unibanco coleta, trata e compartilha seus dados pessoais na condição de colaborador.

O Conglomerado precisa utilizar diversos dados pessoais de seus colaboradores para alcançar as mais diversas finalidades: de cumprimento de obrigações legais até a promoção de suas atividades entre seus colaboradores. Em todas elas, adere estritamente aos seus valores de privacidade, proteção de dados pessoais, ética, transparência, segurança e responsabilidade. 

como obtemos seus dados pessoais?

- Diretamente de você, por exemplo durante o processo seletivo;

 

- Durante e em decorrência da sua atuação profissional, por meio dos sistemas de recursos humanos;

 

- De fontes externas legítimas, como fornecedores e prestadores de serviços (tais como de recrutamento e seleção);

 

- De fontes públicas e/ou acessíveis publicamente, como Internet, meios de comunicação, mídias sociais e registros públicos e de outras fontes, conforme permitido na legislação aplicável. 

     

desenho homem mostrando tela de celular

como usamos seus dados pessoais?

O Itaú Unibanco usa dados pessoais dos colaboradores de acordo com as bases legais previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para as finalidades relacionadas à execução de suas atividades. Elas incluem:

- Seleção, contratação e desligamento de titulares;

- Realização e manutenção de cadastro atualizado, verificar identidade e eventuais outras informações; 

- Gestão e cumprimento da jornada de trabalho, ponto eletrônico, ausências, licenças e estabilidade;

- Administração de folha de pagamento; 

- Administração de questões de saúde/seguro de saúde/benefícios;

- Contratação, manutenção e gestão de benefícios internos e externos; 

- Administração e gestão do acesso a dependências físicas, sistemas de tecnologia da informação e outras plataformas, ferramentas e sistemas;

- Avaliação de metas e performance, incluindo registro de desempenho; 

- Investigação e aplicação de medidas disciplinares e gestão de consequências;

- Reembolso de despesas; 

- Atendimento aos titulares pelos canais do Conglomerado Itaú Unibanco, inclusive Ombudsman;

- Tutela da saúde dos colaboradores em procedimentos realizados por profissionais de saúde; 

- Envio de comunicações sobre as atividades de trabalho, sobre o Conglomerado Itaú Unibanco e sobre benefícios próprios e de parceiros;

- Identificação, contato e comunicação entre os colaboradores e administradores do Itaú Unibanco; 

- Criação e acompanhamento dos indicadores e relatórios de gestão;

- Avaliação do perfil, identificação de oportunidades e realização de oferta de produtos, serviços, iniciativas e benefícios do Itaú Unibanco e/ou de parceiros estratégicos mais adequados ao perfil, interesses e necessidades dos nossos colaboradores, inclusive por meio de e-mail marketing ou outras comunicações; 

- Realização de campanhas de endomarketing.

- Envio de equipamentos  necessários para execução das atividades profissionais do colaborador. 

- Cumprimento de normas legais, regulatórias e de autorregulação, tais como as normas trabalhistas, previdenciárias, de saúde e fiscais, como por exemplo, atividades de auditoria interna e Compliance e atividades de know your employee – KYE;

- Respostas e reportes a autoridades governamentais do Brasil e do exterior;

- Cumprimento de regulamentos, políticas e procedimentos aplicáveis;

- Cumprimento de ordens e decisões judiciais, administrativas e arbitrais;

- Para o exercício regular de direitos, inclusive em contratos e processos judiciais, extrajudiciais, administrativos ou arbitrais;

- Realização de ações voltadas à promoção e preservação da saúde dos titulares, inclusive no ambiente de trabalho, como por exemplo, o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, bem como o Programa de Saúde em Família;

- Realização de ações afirmativas e estudos voltados à melhoria do ambiente de trabalho e promoção da diversidade e inclusão, tais como implementar compromissos internos e externos, políticas e projetos de valorização e promoção da diversidade e inclusão (incluindo, mas não se limitando a questões de raça, etnia, gênero, identidade de gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência) e acessibilidade.

- Realização de treinamentos e cursos internos e externos, acompanhar os treinamentos realizados e trabalhar constantemente para melhorar a nossa grade de treinamentos;

- Ações relacionadas a movimentações internas de carreira dos nossos colaboradores;

- Aplicação de avaliações e ferramentas de desenvolvimento profissional e de gestão;

- Programas para apoiar a carreira dos colaboradores.

- Identificação, prevenção e gerenciamento de eventuais riscos de segurança, física ou cibernética, dos titulares, do Conglomerado Itaú Unibanco ou de terceiros;

- Identificação, monitoramento, prevenção e investigação de possíveis infrações legais, éticas, regulamentares ou atos ilícitos (inclusive fraude, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo e desvios de conduta);

- Monitoramento do cumprimento de obrigações legais, regulatórias e contratuais;

- Prevenção de fraudes e garantia da segurança, inclusive com utilização de sua biometria (facial, digital ou outra), bem como sua geolocalização, em quaisquer produtos, serviços, sites, aplicativos ou ferramentas do Itaú Unibanco, para processos de identificação e/ou autenticação em sistemas eletrônicos próprios ou de terceiros, que também podem ser controladores de dados pessoais, inclusive pelo desenvolvimento e/ou uso de ferramentas antifraude;

- Análise de perfil, identificação, gerenciamento e tratativa de potenciais riscos nas atividades do Itaú Unibanco, como os riscos operacionais e riscos reputacionais, entre outros riscos.

- Análise, criação e aperfeiçoamento dos nossos processos operacionais internos, inclusive de seleção, contratação e de gestão de pessoas e recursos humanos;

- Execução de processos de negócios e de gerenciamento interno. Tratamos seus dados para nossas atividades e para nos ajudar a tomar melhores decisões sobre nossas operações, negócios, serviços, produtos, atividades e iniciativas;

- Realização de pesquisas para melhoria dos nossos produtos, serviços, atendimento e iniciativas;

- Atividades relacionadas à contratação e relacionamento com fornecedores, prestadores de serviços e outros terceiros;

- Criação e acompanhamento dos indicadores e relatórios de gestão;

- Pesquisa e índices de mercado e de sustentabilidade.

com quem compartilhamos seus dados pessoais?

Ocasionalmente, para alcançar as finalidades descritas acima, precisamos compartilhar seus dados pessoais com outras organizações. Elas podem ser:

  1. outras empresas do Conglomerado Itaú Unibanco

  2. fornecedores de benefícios

  3. parceiros estratégicos para oferta, contratação ou uso de produtos e serviços

  4. para prevenir riscos, fraudes e garantir a segurança

  5. para criação, oferta, manutenção, funcionamento e melhoria dos nossos sites e aplicativos, proce

  6. com prestadores de serviço e fornecedores

  7. com órgãos reguladores, outras entidades públicas, instituições do sistema financeiro e entidade

  8. com autoridades judiciais, administrativas ou arbitrais;

  9. agências de viagens, hotéis, companhias aéreas e locadoras de veículos, para viabilizar viagens

Somente compartilhamos suas informações quando é necessário ou pertinente para alcançar as finalidades descritas acima e sempre de acordo com nossas regras e diretrizes de privacidade.

 

✓ dentro de padrões rígidos de segurança,

✓ sempre visando a confidencialidade das suas informações,

✓ seguindo as normas de sigilo bancário e demais normas de proteção de dados e da privacidade. 

 

por quanto tempo armazenamos seus dados?

Armazenaremos seus dados apenas pelo tempo necessário para o cumprimento das finalidades acima descritas, de acordo com o propósito e natureza de cada atividade de tratamento de dados.

 

Ao fim de sua relação de trabalho com o Conglomerado, alguns de seus dados serão eliminados.

 

Serão mantidos armazenados dados para exercício regular de direito,  cumprimento de obrigações legais, contratuais e regulatórias, como por exemplo dados relativos a obrigações previdenciárias ou trabalhistas.

desenho com uma mulher segurando escudo

segurança da Informação

O Itaú Unibanco estabelece processos e controles para prevenção, detecção e resposta a incidentes e proteção dos seus dados de acessos e usos não autorizados, garantindo a gestão do risco de segurança, inclusive cibernética, e a construção de um alicerce robusto de segurança:

 

✓ padrões rígidos de segurança e confidencialidade;

✓ ambientes seguros e confiáveis;

✓ ferramentas e tecnologias para manter a integridade e confidencialidade das informações;

✓ proteção contra acessos não autorizados.

 

As diretrizes de proteção dos dados da organização, dos clientes e do público em geral estão formalizadas na Política Corporativa de Segurança da Informação e Cyber Security.

desenho de um homem apontando para um cadeado

transferência internacional de dados

Os seus dados pessoais poderão ser transferidos e tratados em outros países, de acordo com as hipóteses previstas na LGPD e legislação aplicável, para as finalidades previstas nesta Política de Privacidade.

sobre esta política de privacidade

Esta página apresenta, de forma resumida, o conteúdo do nosso Procedimento de Privacidade e Proteção de Dados de Colaboradores, que traz, mais detalhadamente, as informações sobre como tratamos seus dados pessoais, e que poderá ser acessado por todos os colaboradores no momento em que tiverem pleno acesso à nossa plataforma corporativa

 

Esta Política será atualizada sempre que o Itaú entender necessário. As alterações serão publicadas em nossos Sites e Aplicativos, e serão válidas, eficazes e vinculantes a partir do momento da publicação, ou a partir do momento em que comunicarmos as alterações a você.

glossário

Para ajudá-lo a entender melhor como tratamos seus dados pessoais, criamos um glossário com os termos utilizados nesta política.

processos e técnicas por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.

dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento. O dado anonimizado não é considerado dado pessoal para fins de aplicação da LGPD.

qualquer informação relativa a uma pessoa natural identificada ou identificável.

dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opiniões políticas, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa natural.

legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais e a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos titulares.

pessoa natural a quem se referem os dados pessoais.

toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.