o que é tesouro direto?

É uma forma de investir em títulos públicos e uma opção para quem quer começar, pois possui taxa zero de custódia da Itaú Corretora, rentabilidade diária e facilidade para resgatar.

mulher sentada em um sofá usando um tablet comuma estante ao fundo
homem óculos mexendo em um notebook do lado de uma janela

como funciona o tesouro direto?

Ao investir, você empresta dinheiro para o governo, que se compromete a pagar o valor que você investiu mais um rendimento, que varia conforme o tipo de título que você escolher.

vantagens de investir em tesouro direto

Confira os motivos para investir no tesouro direto.

  • Taxa zero

    Invista com taxa zero de custódia da Itaú Corretora.

  • Acessível

    Aplique a partir de R$30 (ou 1% do valor do título).

  • Seguro

    O governo federal que se compromete a pagar seu título.

  • Fácil de resgatar

    A qualquer hora e o dinheiro cai na conta em até 2 dias úteis.

quais são as taxas do tesouro direto?

Aqui no Itaú, você tem taxa zero de custódia da Itaú Corretora.

  1. Taxa de custódia da Itaú Corretora

    0%

  2. Taxa de custódia da Bovespa (B3).

    0,25% a.a.

comece a investir no tesouro direto

Para começar a investir, você deve ter uma conta na Itaú Corretora.

correntista

Se você já é correntista Itaú, basta completar suas informações.

não correntista

Se você não é correntista Itaú, faça seu cadastro na Itaú Corretora.

dúvidas frequentes

pela internet: no menu, selecione "investimentos" e clique em "meus investimentos". Depois disso, clique em “expandir”  dentro de "CDB, Renda Fixa e Inv. Estruturados". Por fim, clique em "resgatar".

pela corretora: após efetuar o login, clique em "venda" e em seguida clique em "tesouro direto".

pelo app: clique em "investimentos" dentro da aba "serviços". Na aba "serviços", clique em "resgate" e depois em "tesouro direto".

A tributação incidirá quando houver resgate do seu título. A alíquota (porcentagem) incidirá sobre os rendimentos do título e varia de acordo com o tempo que você deixou seu título investido.

Tempo investido                         Alíquota

Até 180 dias                                      22,5%

De 181 dias até 360 dias               20%

De 361 dias até 720 dias               17,5%

Mais do que 720 dias                     15%

Caso você resgate antes de 30 dias, além da cobrança do IR, haverá incidência de IOF, ambos sobre os rendimentos. O IOF só é aplicado quando ocorrer o resgate com menos de 30 dias da data da aplicação.

É muito importante que você conheça e seus investimentos adequem-se ao seu perfil de investidor - basta preencher um rápido questionário e você pode atualizá-lo sempre que necessário. O mercado de renda fixa não é isento de riscos, os quais são representados, principalmente, pelos riscos de crédito do emissor, iliquidez e alterações político-econômicas, no Brasil ou exterior, dentre outros. Itaú Corretora: consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: para correntistas 4004-3131* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 3131 (demais localidades) ou para não correntistas 4004-3005* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 3005 (demais localidades), em dias úteis, das 9h às 18h, ou entre em contato com o Fale Conosco no website www.itaucorretora.com.br. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local.