Ir para menu Ir para conteúdo principal Ir para rodapé

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

aguarde um momento
estamos carregando a busca

#ÉFake

Aqui você fica sabendo a verdade sobre fake news a respeito do Itaú

Uma mão com sinal positivo representando fatos verdadeiros, principal compromisso do canal #ÉFake.

sobre o #ÉFake

A transparência na comunicação com toda a sociedade é um dos valores fundamentais para o Itaú. O acesso à informação autêntica, precisa e íntegra é um direito de todos, e o combate à desinformação se torna um dever, especialmente em tempos de propagação desenfreada de fake news, que afeta diretamente o bem-estar das pessoas ao construir cenários que potencializam medo, insegurança e ansiedade.


Com o objetivo de esclarecer conteúdos falsos ou distorcidos sobre o banco que circulam especialmente nas redes sociais, criamos o canal #ÉFake, que conta com a parceria da Quaest no monitoramento e identificação rápida de informações falsas. No #ÉFake você encontra esclarecimentos e informações oficiais relacionadas ao Itaú.

Uma mão com sinal negativo representando fake news, ou notícias falsas, principal foco de combate do canal #ÉFake.

o que são fake news?

Fake news, ou notícias falsas, são informações incorretas ou distorcidas sobre determinado tema, empresa ou pessoa que circulam, de forma massiva, em redes sociais, aplicativos de mensagens, sites que simulam blogs ou portais de conteúdo jornalístico, mas são criados para disseminar desinformação.


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), junto a diversos parceiros, tem um projeto chamado “Painel de Checagens de Fake News”, com informações completas sobre notícias e conteúdos falsos, além de iniciativas para o combate a fake news. Acesse o site.

Uma mão com sinal negativo representando fake news, ou notícias falsas, principal foco de combate do canal #ÉFake.

onde checar

Confira algumas agências de checagem de fake news:

identifique uma fake news

Cheque a fonte

A mensagem e o link compartilhado são confiáveis? Conhece ou já ouviu falar do site? Se possível, dê uma olhada na seção “quem somos” para checar as pessoas que produzem o conteúdo.


Fique atento ao conteúdo

A mensagem é tendenciosa? Tem dados e fatos claros, inclusive com referências? Erros de português ou imagens duvidosas também devem ligar o alerta para a veracidade do conteúdo.


Não caia em falsos alarmes

Títulos chamativos ou incentivo ao compartilhamento massivo são maus sinais. Essas são estratégias muito usadas para disseminar fake news.


Reflita antes de compartilhar

A história tem sentido e foi checada? A notícia pode ser uma distorção de fatos, por isso, cuidado ao repassar qualquer informação.


Pesquise mais

Ficou em dúvida? Busque notícias em sites confiáveis. Se a informação for real, os grandes veículos de imprensa estarão por dentro do assunto.

mais informações do Itaú

imprensa

Fique por dentro das últimas notícias sobre o Itaú

relações com investidores

Consulte relatórios de resultados, informações ao mercado, entre outros serviços ao investidor