sobre o #ÉFake
A transparência na comunicação com toda a sociedade é um dos valores fundamentais para o Itaú. O acesso à informação autêntica, precisa e íntegra é um direito de todos, e o combate à desinformação se torna um dever, especialmente em tempos de propagação desenfreada de fake news, que afeta diretamente o bem-estar das pessoas ao construir cenários que potencializam medo, insegurança e ansiedade.
Com o objetivo de esclarecer conteúdos falsos ou distorcidos sobre o banco que circulam especialmente nas redes sociais, criamos o canal #ÉFake, que conta com a parceria da Quaest no monitoramento e identificação rápida de informações falsas. No #ÉFake você encontra esclarecimentos e informações oficiais relacionadas ao Itaú.
o que são fake news?
Fake news, ou notícias falsas, são informações incorretas ou distorcidas sobre determinado tema, empresa ou pessoa que circulam, de forma massiva, em redes sociais, aplicativos de mensagens, sites que simulam blogs ou portais de conteúdo jornalístico, mas são criados para disseminar desinformação.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), junto a diversos parceiros, tem um projeto chamado “Painel de Checagens de Fake News”, com informações completas sobre notícias e conteúdos falsos, além de iniciativas para o combate a fake news. Acesse o site.
onde checar
identifique uma fake news
Cheque a fonte
A mensagem e o link compartilhado são confiáveis? Conhece ou já ouviu falar do site? Se possível, dê uma olhada na seção “quem somos” para checar as pessoas que produzem o conteúdo.
Fique atento ao conteúdo
A mensagem é tendenciosa? Tem dados e fatos claros, inclusive com referências? Erros de português ou imagens duvidosas também devem ligar o alerta para a veracidade do conteúdo.
Não caia em falsos alarmes
Títulos chamativos ou incentivo ao compartilhamento massivo são maus sinais. Essas são estratégias muito usadas para disseminar fake news.
Reflita antes de compartilhar
A história tem sentido e foi checada? A notícia pode ser uma distorção de fatos, por isso, cuidado ao repassar qualquer informação.
Pesquise mais
Ficou em dúvida? Busque notícias em sites confiáveis. Se a informação for real, os grandes veículos de imprensa estarão por dentro do assunto.