Conheça nossos princípios
Nos relacionamos com nossos fornecedores em um processo de transparência e seguindo os seguintes princípios:
Trabalhar com condições idênticas com fornecedores, que são igualmente homologados;
Temos como meta permanente o fortalecimento do relacionamento com nossos fornecedores;
Valorizamos o cumprimento da legislação e dos princípios éticos que devem estar presentes no relacionamento comercial.
Requisitos para se tornar um fornecedor Itaú
Para se tornar um Fornecedor do Itaú e das demais empresas que pertencem ao Conglomerado econômico Itaú (Empresas Itaú) é necessário passar por um processo de avaliação técnica e administrativa.
Abaixo os itens avaliados pelo Itaú:
A aderência do Fornecedor aos critérios exigidos pelo mercado e Empresas Itaú;
Adequação do objeto social do Fornecedor;
Cumprimento de normas legais aplicáveis, inclusive, mas não se limitando, às normas - relacionadas ao objeto social e à categoria de compras - escolhidas;
A situação cadastral e financeira do Fornecedor, de acordo com os critérios do Itaú;
Documentação do Fornecedor;
Capacidade técnica e operacional de cada Fornecedor;
- Preenchimento formulário ESG do fornecedor
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Requisitos para o cadastramento
Para efetuar seu cadastramento é necessário:
Ser pessoa física (autônomo) ou jurídica legalmente habilitada a fornecer os produtos ou serviços a que se propõe;
Estar legalmente habilitado significa ter seu contrato social, registros profissionais e demais documentos necessários ao regular funcionamento da empresa ou da atuação do profissional autônomo, registrados ou emitidos pelos órgãos competentes.
Requisitos de sustentabilidade
Acreditamos que para um crescimento sustentável em nossa cadeia de suprimentos, devemos promover o desenvolvimento de práticas e ações contínuas no tempo que busquem a evolução conjunta com nossos fornecedores. Consideramos como boas práticas e recomendamos aos seus fornecedores e cadeia de valor as seguintes ações:
Conduta Ética
Atuar com ética em seus negócios e em acordo com a legislação aplicável, cumprindo todas obrigações tributárias e trabalhistas de suas operações (como por exemplo, garantir o pagamento pontual e realizar a gestão da jornada de trabalho de seus colaboradores, atender a cota legal de contratação de PCDs e Jovens Aprendizes);
Prevenir e combater a corrupção pública ou privada e a lavagem de dinheiro;
Possuir Programa de Integridade (conforme Decreto nº 8.420 de 18/3/2015);
Possuir Código Geral de Conduta no que se refere às relações internas e comerciais.
Direitos Humanos
Atuar visando combater qualquer tipo de trabalho em desacordo com as legislações vigentes;
Não se envolver ou apoiar qualquer forma de discriminação;
Promover um ambiente seguro e respeitoso, o qual valoriza a diversidade, permitindo real inclusão e garantindo a oferta de oportunidade igual a todos;
Valorizar, capacitar e empregar pessoas com deficiência e demais públicos vulneráveis;
Atuar para identificar, prevenir e mitigar de forma voluntária os impactos negativos de suas atividades de acordo com os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU;
Disponibilizar canais de reclamações/sugestões para funcionários, clientes e fornecedores.
Condições de trabalho
Garantir condições de trabalho adequadas, com ações que garantam a saúde e segurança do trabalhador;
Cumprir com a legislação e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho aplicáveis, como fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos seus funcionários e prezar pelo uso, quando necessário;
Implementar ações para reduzir acidentes de trabalho e doenças causadas por esforços repetitivos;
Respeitar o direito de livre associação sindical a todos os seus empregados;
A empresa não deve se envolver, apoiar ou utilizar trabalho infantil e compulsório (forçado) ou análogo;
Combater o assédio moral, sexual e qualquer forma de discriminação.
Desenvolvimento da sociedade
Participar ativamente da agenda de desenvolvimento local, nacional e internacional;
Fomentar a contratação de empresas locais e de fornecedores inclusivos, como empresas de pequeno e médio porte;
Beneficiar a população localizada no entorno da empresa, através de programas e ações.
Risco Socioambiental
Considerar critérios socioambientais no planejamento e orçamento anual;
Possuir políticas e códigos de conduta para mitigação de riscos econômicos, sociais e ambientais;
Atender a legislação aplicável prezando pela preservação da sociedade e do meio ambiente.
Gestão ambiental e ecoeficiência
Possuir gestão ambiental, com programas que visem o uso adequado da água, energia, matéria-prima que não agrida o meio ambiente, gestão de efluentes, resíduos e de emissões de gases de efeito estufa que priorizem metas de redução e de mitigação do impacto à sociedade e meio ambiente;
Utilizar produtos e materiais recicláveis ou reciclados e certificados, exemplo: Papel FSC (Forest Stewardship Council - Conselho de Manejo Florestal);
Estar aderente às legislações e licenciamentos aplicáveis;
Possuir e publicar dados de performance ambiental.
Os conceitos acima mencionados reforçam nossas recomendações de sustentabilidade. Ao aceitar estas recomendações, a sua empresa está diligente com todos os pontos listados e também de acordo em continuar seguindo com estas recomendações em suas práticas e na gestão de seus negócios.
Importante: Caso a sua empresa "Não Atenda" algum(ns) item(ns) acima destacado(s), favor especificar o ocorrido e o respectivo plano de ação para o e-mail: fornecedores_relatos@itau-unibanco.com.br.
Caso você identifique qualquer tipo de desvio de conduta ética e não conformidade com as orientações acima listadas, não hesite em acionar o nosso Canal de Relatos. Os relatos são tratados com anonimato, sigilo, responsabilidade e isenção. É garantida a não retaliação.
Email: fornecedores_relatos@itau-unibanco.com.br
Telefone: 0800 723 0010
Recomendamos fortemente que você tenha um canal como este para atender a sua cadeia de fornecimento e, assim, estimular relações mais transparentes e sustentáveis.
Reforçamos a importância da sua empresa estimular seus próprios fornecedores seguirem padrões éticos e de responsabilidade socioambiental também em suas cadeias. Assim, estimulamos um ciclo virtuoso de sustentabilidade em nossa sociedade. A nossa recomendação é a de seguir as orientações de sustentabilidade na gestão do negócio por todas as empresas, não apenas por nossos fornecedores.