Ir para menu Ir para conteúdo principal Ir para rodapé

o que é Contestação de Compra?

É quando você não reconhece alguma compra no seu cartão de crédito Itaú ou quando você não consegue resolver com o estabelecimento um problema que aconteceu com um produto ou serviço adquirido. Atente-se, o prazo para contestar é de até 90 dias da data da compra.


maior segurança e praticidade

Caso você identifique algumas dessas situações, você pode realizar a abertura da contestação diretamente no app: é prático, rápido e seguro.

E para ter sempre mais segurança em suas compras online, faça o uso do cartão virtual que ajuda a evitar fraudes.


Confira abaixo mais dicas sobre a Contestação de Compras.

Imagem de um celular com o aplicativo Itaú Cartões aberto, mostrando a seção de "contestar compras"

quando posso contestar uma compra?

Você pode contestar uma compra do seu cartão de crédito quando estiver em uma dessas situações:


  • Não reconhece uma compra;
  • Teve um problema com o produto ou serviço, por exemplo: não recebeu o produto, produto com defeito, o serviço não é feito de acordo com o combinado.

Nesses casos, é importante que você primeiro converse com o estabelecimento ou o prestador de serviços para buscar a melhor solução. Se mesmo assim você continuar com problemas, podemos te ajudar solicitando uma análise detalhada do que aconteceu ao estabelecimento. Vale lembrar que podemos pedir o envio de alguns documentos e comprovantes.

como contestar uma compra?

Veja abaixo o passo a passo para abertura de contestação via app​.

  •  1 
    Escolha o app de sua preferência: app Itaú ou app Itaú Cartões
  •  2 
    No app Itaú, siga em produtos > cartões > contestar compra
  •  3 
    Já no app Itaú Cartões, toque em serviços > contestar compra
  •  4 
    Selecione a compra que você deseja contestar e clique em "reportar problema"
  •  5 
    Informe o motivo da sua contestação e siga o passo a passo
  •  1 
    Escolha o app de sua preferência: app Itaú ou app Itaú Cartões
  •  2 
    No app Itaú, siga em produtos > cartões > contestar compra
  •  3 
    Já no app Itaú Cartões, toque em serviços > contestar compra
  •  4 
    Selecione a compra que você deseja contestar e clique em "reportar problema"
  •  5 
    Informe o motivo da sua contestação e siga o passo a passo

prefira o cartão virtual em compras online

Ao invés de usar o número do seu cartão de crédito físico nas compras pela internet, use sempre o número do cartão virtual em sites e aplicativos. Ele é uma extensão segura do seu cartão e serve para te proteger contra golpes e fraudes.



conheças as modalidades


Cartão Virtual: Indicado para suas compras frequentes, como assinaturas (ex: streamings, academia), serviços de entrega, apps de mobilidade e sites em que você confia e salva seu cartão para compras futuras.


Cartão Virtual Temporário: É a melhor opção para suas compras pontuais, em sites que você não conhece ou não tem costume de comprar. Ele expira depois de 48 horas ou logo após o uso.

dúvidas frequentes