Pactos Voluntários
Os pactos voluntários reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e afirmam nosso lugar no ecossistema de impacto positivo. Ao longo dos anos aderimos a diversos pactos voluntários:
Pacto Global
Lançado em 2000 pela Organização das Nações Unidas, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
Princípios do Equador
Os Princípios do Equador são um conjunto de critérios que servem como base para a concessão de crédito pelas instituições financeiras. Tais critérios asseguram que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma socialmente e ambientalmente responsável.
UNEPFI (United Nations Environment Programme Finance Initiative)
A UNEP FI trabalha com mais de 400 bancos, seguradoras, investidores e mais de 100 instituições de apoio – para ajudar a criar um sector financeiro que sirva as pessoas e o planeta ao mesmo tempo que proporciona impactos positivos. O objetivo é inspirar, informar e permitir que as instituições financeiras melhorem a qualidade de vida das pessoas sem comprometer a das gerações futuras.
Código de Ética
Em um ambiente de forte concorrência, temos o desafio de atender nossos clientes com excelência e superar suas expectativas. Para isso, criamos nosso Código de Ética, que estabelece as diretrizes para a atuação de todos os colaboradores do banco, orientando sobre como colocar a Ética em prática, no dia a dia, por meio de posturas adequadas e coerentes com nossos valores.
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
A Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multisetorial que reúne propostas concretas para a criação de uma economia de baixo carbono. As propostas envolvem o fim do desmatamento e da exploração ilegal da madeira, a recuperação de áreas degradadas, o ordenamento fundiário, a proteção social de comunidades e o estímulo à produção sustentável de alimentos, insumos florestais e bioenergia.
Investidores pelo Clima (IPC)
Iniciativa colaborativa de investidores para incentivar mais transparência no reporte de informações sobre gestão de riscos climáticos para empresas brasileiras.
Partnership for Carbon Accounting Financials
O PCAF é uma parceria global de instituições financeiras que visa a criar uma metodologia para a avaliação e divulgação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelas atividades financiadas. Essa abordagem é o ponto de partida para que as instituições definam metas baseadas na ciência e alinhem seu portfólio com o Acordo do Clima de Paris.
Principles for Responsible Banking (PRB)
O PRB é uma ação da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) com o objetivo de oferecer aos seus signatários orientações, diretrizes e exemplos de boas-práticas em relação a temas-chave da sociedade atual. O pacto se baseia em seis princípios que fornecem a estrutura para um sistema bancário sustentável, abrangendo os níveis estratégico, de portfólio e transacional, em todas as áreas de negócio.
Carta de Precificação de Carbono no Brasil
Elaborado pela Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) com o apoio da Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), do Banco Mundial, a Carta de Apoio do Setor Privado à Precificação de Carbono no Brasil defende mecanismos de formação de preços adequados à realidade Brasileira, de modo a incentivar investimentos, garantir a competitividade das empresas e estimular a inovação tecnológica no país.
Carbon Disclosure Project (CDP)
Incentivar mais transparência no reporte de informações sobre gestão de riscos climáticos para empresas em todo o mundo.
Net-Zero Banking Alliance
Aderimos ao “Net-Zero Banking Alliance”, com o desafio de chegar ao zero líquido em relação as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050 (escopos 1,2 e 3, incluindo emissões financiadas de clientes).
Practioners Group
Grupo que compartilha melhores práticas de prevenção ao desmatamento entre investidores.
Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Com a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Itaú integra os esforços para a promoção dos Direitos LGBTI, em linha com os 10 compromissos estabelecidos pelo movimento e que orientam as práticas empresariais em relação ao tema.
Padrões de Conduta para Empresas com o Público LGBTI+
Cinco padrões de conduta para apoiar a comunidade empresarial no enfrentamento a discriminação contra LGBTI.
Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
Considerando o quadro de desigualdades sociais brasileiras apresentamos nosso compromisso e responsabilidade social sobre o tema.
Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)
O termo proposto pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global traz importantes diretrizes que fortalecem e orientam nossas ações para promover equidade de oportunidade.
Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
Estamos determinados a propagar boas práticas de ética empresarial que possam erradicar a corrupção das estratégias para obter resultados econômicos, contribuindo para envolver um número cada vez maior de empresas e organizações civis em tais iniciativas.
Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
Movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo, desdobrado em 10 compromissos práticos.
Pacto pelo Esporte
Pacto setorial entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro, que define regras para garantir a governança, a integridade e a transparência na efetivação de patrocínios.
Carta Empresarial pelo Direitos Humanos e pela Promoção do Trabalho Decente
Nos empenharemos na promoção do trabalho decente, definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como “um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.”
Investors Policy Dialogue on Deforestation (IPDD)
Através de uma iniciativa colaborativa de investidores é promovido um diálogo com agências públicas e associações setoriais sobre o tema desmatamento.
Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva (RIO+20)
Assumimos dez compromissos para trazer soluções inovadoras que representem impactos reais na eficiência no uso dos recursos naturais, redução de emissões de carbono e promoção dos direitos humanos e inclusão social.
Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI)
Os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros definidos pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) consistem em um plano de ação global para desenvolver e expandir o gerenciamento de risco e soluções em seguros inovadores, que considerem o desenvolvimento sustentável no longo prazo.
Princípios para Investimento Responsável (PRI)
O PRI trabalha em conjunto com sua rede internacional de signatários para colocar em prática os seis Princípios para o Investimento Responsável. O objetivo dos Princípios é compreender as implicações do investimento sobre temas ambientais, sociais e de governança, além de oferecer suporte para os signatários na integração desses temas com suas decisões de investimento e propriedade de ativos.
Declaração de Compromisso das Instituições Financeiras sobre o Desenvolvimento Sustentável
O documento é a espinha dorsal da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI). Como signatários, reconhecemos abertamente o papel do setor de serviços financeiros em tornar sustentáveis a economia e os estilos de vida, e nos comprometemos com a integração de fatores ambientais e sociais em todos os aspectos de nossas operações.