Transição Climática

Buscamos a resiliência de nossas operações e a entrega de produtos e serviços que apoiem os clientes na transição para uma economia de baixo carbono, com foco na adaptação e mitigação climática.

Icone 0 Transição Climática Icone 1 Transição Climática Icone 2 Transição Climática Icone 3 Transição Climática Icone 4 Transição Climática Icone 5 Transição Climática Icone 6 Transição Climática Icone 7 Transição Climática
Nossa ambição. Membros da Net Zero Banking Alliance (NZBA), aliança global de bancos comprometidos com a descarbonização. No caso de um banco, isso significa que, para atingirmos o net zero, dependemos da descarbonização de nossos clientes e da economia real. Apresentamos aqui os nossos principais objetivos no pilar de transição climática.

Nossa Ambição

Queremos ser o Banco da Transição Climática dos nossos clientes e para isso temos o compromisso de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) dos nossos negócios até 2050, em linha com os cenários científicos. Como membros da Net Zero Banking Alliance (NZBA), aliança global de bancos comprometidos com a descarbonização, reportamos nossas emissões diretas (escopo 1), nossas emissões do consumo de energia (escopo 2) e nossas emissões indiretas (escopo 3), incluindo as emissões do nosso portfólio de crédito. Além disso, temos trabalhado para identificar e publicar objetivos de descarbonização para os setores intensivos em emissões de gases de efeito estufa que financiamos.

No caso de um banco, as emissões financiadas são as mais relevantes e consistem naquelas que ocorrem por meio do crédito que fornecemos para nossos clientes e que estão fora da nossa atuação direta. Isso significa que, para atingirmos o net zero, dependemos da descarbonização de nossos clientes e da economia real.

Atingir o net zero para os escopos 1, 2 e 3 até 2050

Somos membros da Net Zero Banking Alliance (NZBA), aliança global de bancos comprometidos com a descarbonização de seus portfólios e de suas operações e estamos comprometidos em zerar nossas emissões líquidas de carbono até 2050.

Objetivos estratégicos:

Emissões operacionais

Em 2030, atingir a redução de 50% das emissões unificadas Escopos 1 e 2 e de 50% de Escopo 3 do Itaú Brasil (ano-base 2023).

Descarbonização do Portfólio

Estabelecer objetivos e reportar progresso na descarbonização dos setores carbono-intensivos prioritários para a convergência do portfólio do Itaú aos cenários que limitam a mudança climática a 1,5°C.

Geração de Eletricidade

Geração de Eletricidade

Reduzir em 63% a nossa intensidade de emissões financiadas no setor até 2030, em linha com o cenário da Net Zero da Agência Internacional de Energia (IEA NZE).
Carvão

Carvão

Promover a saída de operações com Geração Termelétrica a Carvão e Mineração de Carvão e Infraestrutura Associada até 2030.
Aço

Aço

Reduzir em 23% a intensidade de emissões financiadas no setor até 2030, em linha com o cenário da Net Zero da Agência Internacional de Energia (IEA NZE).
Alumínio

Alumínio

Reduzir em 19% a intensidade de emissões financiadas no setor até 2030, em linha com o cenário da Net Zero da Agência Internacional de Alumínio (IAI).
Cimento

Cimento

Reduzir em 23% a intensidade de emissões financiadas no setor até 2030, em linha com o cenário da Net Zero da Agência Internacional de Energia (IEA NZE).
Transportes

Transportes

Reduzir em 44% a intensidade de emissões financiadas no financiamento de veículos leves e na fabricação de veículos leves até 2030 em linha com o cenário Net Zero da Agência Internacional de Energia.
Agricultura

Agricultura

Reduzir em 36% a intensidade emissões financiadas na carteira de Milho, em 25% na carteira de Soja e em 12% na carteira de Pecuária até 2030 em linha com o Cenário Nacional de Descarbonização do Agronegócio da FGV.

script