Network: 6 passos para vencer a timidez

Dicas para você se sentir mais confiante e segura para estabelecer contatos!

31/05/2023 - 4 min de leitura

Você chega em uma sala cheia e se sente inseguro? Fica sem jeito de começar uma conversa com a pessoa ao seu lado, não sabe por onde começar o papo? Tem dificuldade de olhar nos olhos dos outros? Essas e outras características da timidez podem atrapalhar a construção de relacionamentos e impedir que você amplie sua rede de contatos, um ponto superimportante para a vida de todo empreendedor.

“Eu acredito que timidez é um medo de se expor ao julgamento alheio. É natural que boa parte das pessoas, tímidas ou não, sinta o frio na barriga ao se expor. O tímido, porém, receia ainda mais o olhar crítico e o julgamento dos demais”, explica a coach de comunicação Alessandra Braga de Miranda.

Mas como superar a timidez? Segundo a expert, o primeiro passo é controlar a voz do inconsciente que nos sabota. “Perceber que os pensamentos que temos a nosso respeito podem nos favorecer ou desconcentrar quando estamos em evidência. Por exemplo: em meio a um jantar de amigos, durante uma conversa sobre viagens, o tímido receia compartilhar sua opinião porque tem pensamentos como: ‘Minha viagem não é tão interessante quanto a deles’, ‘enquanto eu falar vão reparar em mim’ ou ‘minha opinião parece boba’. Em geral esses pensamentos sabotam as pessoas de quererem se expressar e expor suas opiniões.

Para reverter esta sensação, tenha consciência do estado emocional e foque em como gostaria de se sentir. Se você se sente nervosa ou insegura, identifique os pensamentos que provocam esse sentimento e tente substituí-los por outros. Pense que este é um momento de conversas agradáveis, em como é bom de estar ali com aquelas pessoas. Tudo que a gente sente começa com o pensamento”, explica Alessandra.

Para superar a timidez, se sentir mais confiante e seguro para estabelecer contatos, ativar seu networking e fazer crescer o seu negócio, Alessandra Braga ensina outros passos:

1 – Fique atento à sua postura. Mantenha uma postura aberta, coluna ereta, olhe nos olhos das pessoas, mantenha o rosto para cima. “Há uma pesquisadora de Havard muito famosa chamada Amy Cuddy que defende a ideia de que nossa postura também pode moldar nossos pensamentos e o modo como nos sentimentos”.

2 – Crie um elevator pitch. Entenda que toda situação pode representar uma ótima oportunidade para ampliar contatos. Até mesmo um jantar no fim de semana na casa dos vizinhos pode ser uma chance importante de fazer networking e gerar negócios. Por isso, acostume-se a estar sempre pronta para falar brevemente sobre você e sua experiência. Assim, se alguém te perguntar: ‘O que você faz?’, ao invés de gaguejar e tremer, esteja preparado. Deixe na manga um discurso ou elevator pitch (narrativa curta que traz e essência do que você gostaria de compartilhar a respeito de um tema). Pense em como pode, de modo sucinto, dizer o que faz e os benefícios que gera para seus clientes. Desperte a curiosidade!

3 – Treine. Crie uma tabela com duas colunas: de um lado tema (exemplo: viagem, trabalho, política…) e do outro, histórias e momentos de vida interessantes para compartilhar com as pessoas. As pessoas mais agradáveis de se conversar são aquelas que tem histórias curiosas para contar. Conte-as em voz alta para você mesmo, descreva com emoção, reviva o momento. Quando for compartilhar essas experiências com outras pessoas você vai se sentir mais confortável e seguro.

4 – Seja um bom ouvinte. Estar calado não significa estar atento. Alguns tímidos são péssimos ouvintes justamente porque estão muito ocupados com o diálogo interno que têm. Escute verdadeiramente as outras pessoas, atente-se a postura dos outros, seja empático, olhe nos olhos, sorria, foque menos em você e como se sente, se preocupe também com os sentimentos dos outros.

5 – Exercite sua habilidade de perguntar, sem receio de julgamentos. E se for para gerar networking, evite ficar falando muito sobre você mesmo, foque na outra pessoa. Mais do que querer parecer ser interessante, seja interessado.

6 – Participe de eventos. E na hora de entregar o cartão de visitas, sorria, diga seu nome, apresente em poucos segundos o que você faz e como pode ajudar de algum modo a pessoa a quem abordou. Aliás, o fato de estarem no mesmo evento já pode ser um ponto de partida para iniciar um papo. Perguntar se veio assistir a alguma palestra específica, se é a primeira vez que participa ou se está gostando são maneiras de começar uma conversa. Fazer perguntas costuma ser um bom caminho ao invés de sair falando de si mesmo.

Sendo empático você, naturalmente, construirá relacionamentos, se sentirá mais tranquilo e à vontade para estabelecer contatos. Comece aos poucos, exercite, e com a prática você vencerá a timidez!

script