Lembretes de vencimento: como elaborar de forma certeira

O lembrete de vencimentos é uma ferramenta para reduzir a inadimplência, que apoia o cliente a pagar as suas contas em dia.

06/06/2023 - 6 min de leitura

O lembrete de vencimentos é uma das principais ferramentas de um departamento financeiro. Por meio dele, é possível reduzir a inadimplência, implementando na mente do cliente a importância de pagar as suas contas em dia.

A grande vantagem desse procedimento é que ele é muito fácil de ser utilizado e consegue se integrar sem dificuldades ao dia a dia dos consumidores. Isso é feito por meio de ferramentas que eles já utilizam, como e-mails, aplicativos de mensagens e outras.

Neste artigo, mostraremos tudo que você precisa saber sobre o lembrete de vencimento, desde o seu conceito até sua aplicação prática. Continue lendo!

O que são lembretes de vencimento?

A inadimplência não é um problema restrito a algum setor. Todo empresário, em algum momento, terá contas a receber em atraso. Mas, a tecnologia nos trouxe meios simples de solucionar esse problema ou reduzir o seu impacto.

Um exemplo clássico são os lembretes de vencimento. Essa estratégia não é nova, afinal, no passado, muitas empresas adotavam esses processos. Contudo, eles eram executados por meio de ligações telefônicas e, até mesmo, presencialmente.

Com a evolução tecnológica surgiram ferramentas capazes de enviar lembretes de vencimento para e-mails ou, até mesmo, para o smartphone do cliente. Assim, tornam esse processo de cobrança mais efetivo e menos incômodo para o consumidor.

Qual a sua importância?

O principal ponto para entendermos a importância dos lembretes de vencimento é a redução efetiva da inadimplência. Não é raro encontrar pessoas que possuíam o dinheiro para honrar com o pagamento, mas, simplesmente, tinham se esquecido do compromisso.

Afinal, com a correria que temos nos dias de hoje, é muito provável que isso aconteça em algum momento. Ao enviar uma mensagem de lembrança do vencimento, você evita esse tipo de problema, recebendo em dia por suas vendas a prazo.

Outro ponto relevante sobre o lembrete de vencimento é quanto à comodidade que ele traz para os clientes. Lembrar sobre o vencimento de uma fatura pessoalmente ou por meio de ligações pode soar como uma espécie de cobrança, o que pode prejudicar a experiência do cliente.

Por outro lado, ao fazer isso utilizando mecanismos remotos, você se torna menos invasivo. Em alguns casos, o cliente pode até se sentir grato pela lembrança, tendo em vista que, efetivamente, pode ter se esquecido do pagamento.

Quais são os exemplos de lembretes de vencimento?

Os lembretes de vencimento podem ser feitos por meio de uma ferramenta específica que conecta os contatos dos seus clientes a ela. Desse modo, você pode disparar os lembretes de forma programada para cada consumidor.

Também é possível fazer isso manualmente. Nesse caso, o trabalho é maior e demandará mais tempo, contudo, não perderá a efetividade. Em ambos os casos, os lembretes podem ser enviados para diversos meios de contato com o cliente. Os principais são os que mencionaremos, a seguir.

E-mails

Uma das formas de lembrete de vencimento mais comum é o e-mail. Ele é amplamente utilizado pelas pessoas que já estão acostumadas a receber todo tipo de conteúdo e informação por meio desse canal.

Uma vantagem interessante do e-mail é a possibilidade de enviar um grande número de informações na mesma mensagem. Assim, você pode informar outras coisas, além da data de vencimento e do valor, tais como dia da compra, itens adquiridos, garantias etc.

Inclusive, pode até enviar o boleto em formato PDF anexado, ou transmitir informações para geração do PIX. Sem dúvidas, é uma ferramenta interessante para o envio de lembretes de vencimento.

Mensagens de texto

As mensagens de texto também são interessantes para o lembrete de vencimento. Nesse caso, trata-se de uma informação rápida, com a qual o cliente vai ler e executar uma ação imediatamente. O ideal é que você envie um e-mail alguns dias antes da data de vencimento.

Em seguida, no dia em que a conta deve ser paga ou nas 48 horas anteriores, você pode enviar um SMS reforçando o lembrete, informando que o boleto está no último e-mail enviado, ou ainda a chave para que possa ser feito um PIX. Ainda é possível enviar o código de barras para pagamento nessa mesma mensagem.

Mensagens de WhatsApp

O WhatsApp também pode ser utilizado como lembrete de pagamento. Ele serve para enviar mensagens mais longas, como o e-mail, mas também pode funcionar na transmissão de lembretes curtos, como ocorre nas mensagens de texto.

A grande vantagem do WhatsApp é o número de usuários e a quantidade de vezes que a pessoa confere o aplicativo de mensagens instantâneas. Por isso, utilizar essa estratégia pode potencializar os resultados das suas cobranças, tendo em vista que as chances de a pessoa não ver a mensagem são muito pequenas.

Notificação em aplicativo

Por fim, temos as notificações em aplicativos. A utilização de apps próprios nas empresas é uma realidade. Já existem milhares de negócios que desenvolveram seus aplicativos, em que o consumidor pode ter acesso aos produtos e realizar as compras.

Nesses casos, também é possível programar lembretes de vencimento para serem disparados nos próprios aplicativos. Isso é interessante, pois o sistema enviará uma notificação diretamente no smartphone do cliente.

Ou seja, aparecerá na tela do aparelho uma mensagem como se fosse o andamento do pedido. Em seguida, ele pode entrar no aplicativo e acessar as suas contas a pagar, emitir o boleto ou fazer a transferência por meio do PIX, por exemplo, tudo de forma autônoma e sem a interferência de um atendente.

Como colocar essa estratégia em prática?

O mais importante na hora de colocar a estratégia dos lembretes de vencimento em prática é fazer um bom cadastro do cliente. No momento da venda, você deve coletar todas as informações de contato desse consumidor.

Jamais se limite apenas ao número de telefone ou endereço de e-mail. Colete mais dados de contato e sempre informe a ele que serão utilizados posteriormente para enviar lembretes de vencimento, promoções e outros tipos de comunicações.

Mas tenha cuidado ao levantar informações de consumidores. Atualmente, temos legislações que exigem que as empresas cuidem de forma correta e segura dos dados pessoais de seus clientes. Um exemplo disso é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como você pode perceber, o lembrete de vencimentos é uma estratégia muito fácil de ser implementada. Além de contribuir na redução da inadimplência, essa ferramenta também aproxima a empresa do consumidor, construindo um relacionamento duradouro.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal continuar lendo mais materiais relacionados à gestão financeira da sua empresa? Veja o que é e como estruturar o planejamento financeiro.

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