O WhatsApp é um aplicativo global, com mais de 2 bilhões de usuários e milhares de mensagens trocadas todos os dias. Você sabia que também pode usá-lo como ferramenta de trabalho? Estamos falando do Business e suas funcionalidades para empresas!
Entender como usar a plataforma é importante para explorar o seu potencial de vendas e atendimento. Afinal, com tanta gente online no mesmo “lugar”, nada melhor do que utilizar o recurso a favor do seu negócio, certo? Confira a leitura para descobrir como fazer isso!
O que é WhatsApp Business e como funciona?
Segundo definição da própria empresa, “o WhatsApp Business facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.”
Muitos negócios oferecem esse canal de comunicação e os clientes são beneficiados pela facilidade de contato na hora de buscar informações. Afinal, já vimos que milhões de pessoas costumam usar o aplicativo no dia a dia. Em alguns casos, o WhatsApp é o principal meio de contato com a empresa. Em outros, acaba sendo apenas mais uma opção entre várias.
Mas por que não usar, simplesmente, o aplicativo normal? A grande diferença da versão do WhatsApp Business é poder automatizar a comunicação, o que permite maior agilidade e eficiência no atendimento ao cliente. O recurso foi lançado em 2018 e, desde então, é um sucesso.
Além das ferramentas não disponibilizadas nos perfis pessoais, podemos também dizer que aderir ao WhatsApp Business garante uma profissionalização maior do negócio. Separar as contas pessoais e empresariais causa menos confusões, deixando claro o foco das conversas em cada número.
Para quem não sabe, esse é um detalhe importante: não é permitido ter mais de uma conta com um só número de telefone. Se você pretende criar um WhatsApp para sua empresa no formato Business, tenha um chip com número específico para isso.
Caso você já tenha um perfil e queira transformá-lo para a versão de negócios, basta fazer essa transferência sem perder seus contatos e conversas antigas.
Por que é importante para o negócio?
Diante das funcionalidades oferecidas que veremos adiante, há muitas razões para adotar a ferramenta como meio de comunicação para qualquer negócio. Sua importância se deve, justamente, a facilitar o relacionamento entre empresas e clientes.
Aliás, esse é um fator considerado como diferencial competitivo para se destacar no mercado. Mais do que vender, as empresas que se preocupam em manter uma boa relação com os consumidores tendem a sair ganhando, especialmente, como estratégia de fidelização e valorização da marca.
Ao facilitar a interação, o WhatsApp Business permite que você ofereça um atendimento ainda melhor, mais ágil, mais próximo e mais certeiro para que a experiência do cliente seja positiva. É claro que outros aspectos influenciam isso, mas sem dúvidas a plataforma pode ser uma facilitadora.
Como usar o WhatsApp Business para melhorar o atendimento ao cliente?
Vamos passar para as dicas práticas, já que depois de entender a importância da ferramenta, é preciso saber como utilizá-la no dia a dia, certo? Os primeiros passos são simples e consistem em baixar o aplicativo, conferir os termos de uso e criar um perfil comercial com todas as informações úteis sobre o negócio.
Já com o acesso garantido, as próximas etapas são mais estratégicas para integrar a plataforma no atendimento da empresa e agilizar a rotina. Confira!
Deixe algumas mensagens prontas
É possível salvar algumas mensagens prontas que você vai utilizar com certa frequência para otimizar tempo. No menu “Configurações da empresa”, você escolhe inserir mensagens de ausência, mensagens de saudação e respostas rápidas.
Por exemplo, é superimportante deixar um retorno automático que explique para o cliente se o atendimento for interrompido por algum motivo, em caso de férias ou de algum imprevisto. Assim, ele será avisado automaticamente e não fica esperando.
Respostas sobre preços, envios de produtos, horário de funcionamento e outras dúvidas comuns também vão otimizar a comunicação no dia a dia. No campo reservado para a saudação, pense na primeira mensagem que seu cliente deve receber após tentar um contato. Ser gentil e atencioso com os conteúdos vai ajudar a garantir uma boa percepção!
Use o catálogo virtual
A plataforma do WhatsApp Business tem um espaço disponível para exibir seus produtos ou serviços, informando os clientes sobre o que você oferece, da forma que você quiser fazer essa apresentação.
Assim, nem sempre é necessário que uma pessoa entre em contato para pedir esse tipo de informação, o que poupa tempo e esforço para os dois lados. Aproveite a vitrine virtual para incluir boas imagens e chamadas de venda, assim como você pode usar as redes sociais (Instagram, Facebook etc) para fazer o mesmo. Algumas empresas optam até por divulgar o preço no catálogo e reduzir a chegada de mensagens com dúvidas relacionadas a valores.
Organize as conversas e segmente
Ter um canal organizado também pode economizar tempo e evitar confusões. A possibilidade de separar conversas por “etiquetas” coloridas tem esse objetivo.
Você mesmo pode definir como categorizar os seus contatos. Uma sugestão é classificar pelo tipo de conteúdo, fazendo a divisão entre clientes, fornecedores, reclamações, pendências a resolver etc.
Acompanhe as estatísticas da plataforma
Outra grande vantagem de usar o WhatsApp Business e não seguir apenas com um perfil pessoal na plataforma é acessar os dados gerados. Métricas como a quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas podem ser acompanhadas pelo app em dispositivos móveis.
Veja quais contatos não estão interagindo, que tipos de conteúdos têm funcionado melhor e outros detalhes que podem ajudar no planejamento da sua comunicação. Avaliando o desempenho constantemente, fica mais fácil implementar melhorias.
Agora, você já conhece melhor o WhatsApp Business e sabe que essa pode ser uma boa ferramenta para ajudar na rotina da sua empresa. Além de usar a plataforma para atender às solicitações de clientes, não deixe de considerar o app como um dos seus canais de vendas e disparar ofertas especiais para atrair as pessoas.
Gostou? Aproveite para conferir outro conteúdo interessante sobre como criar histórias marcantes como estratégia de marketing.