Nos conteúdos anteriores, falamos um pouco sobre o que é Capital de Giro e como calculá-lo.
Hoje, vamos falar sobre:
– O que é margem de lucro e suas variações
– Como calculá-lo
– Tabela ilustrativa
E mais.
A Lei 6.404/76 instituiu o modelo para apuração do resultado operacional (lucro ou prejuízo), DRE- Demonstrativo do Resultado do Exercício, adequado às empresas optantes pelo Regime do Lucro Real, principalmente para efetuar a tributação do lucro pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). “Mas esse modelo de DRE não é muito adequado às pequenas empresas optantes pelo Regime do Lucro Presumido e pelo SIMPLES Nacional, pois nestes o IRPJ e a CSLL acabam por incidir, direta ou indiretamente, sobre a receita bruta”, explica Antônio Carlos de Matos, professor de finanças da FGV, que alerta: sem a apuração do resultado operacional a gestão é cega.
“Mesmo que seja apenas para fins gerenciais, a pequena empresa precisa conhecer o resultado operacional. Somente assim poderá tomar decisões de ajustamento da operação visando a geração de lucro. Afinal, você já sabe, não é aceitável uma empresa que não seja lucrativa”, conta o professor.
Assim, na falta de um modelo oficial adequado às pequenas empresas optantes pelo Lucro Presumido e SIMPLES, Antônio Carlos propõe a utilização de 7 (sete) indicadores do resultado operacional:
1- Receitas Produzidas no período
2- Custo Direto respectivo às receitas
3- Despesas Comerciais
4- (2+3) Total dos Custos Variáveis
______________________________________
5- (1-4) Margem de Contribuição
6- Despesas Fixas do período das receitas
______________________________________
7- (5-6) Resultado operacional (lucro líquido ou prejuízo)
Receitas Produzidas no Período
São todos os Direitos adquiridos em um período de operação da empresa, por exemplo, em um mês. No comércio é a venda com efetiva transferência da mercadoria. Na indústria é a produção realizada com venda. Na prestação de serviço é a execução comprovada do serviço contratado. E em todas as situações não dependem da entrada efetiva de pagamentos
Custos Diretos das Receitas
São todos os gastos decorrentes da geração da receita, como custo da mercadoria vendida no caso do comércio, custo de obtenção no caso de indústria e custo do serviço prestado. E não dependem da data de pagamento aos fornecedores.
Despesas Variáveis das Receitas Produzidas
São todos os gastos decorrentes quando da venda referente à receita, como tributos não recuperados e incidentes sobre a receita, comissão de vendas, taxas de catões e frete para entrega, etc. Não dependem da data de recolhimento dos tributos e nem de pagamento aos prestadores de serviços da comercialização.
Total dos Custos Variáveis
São todos os gastos operacionais da empresa sempre que ocorrerem geração de receitas, portanto é a totalização de Custo Direto (+) Despesas Comerciais, ou seja, da soma dos itens 2 + 3 acima.
Margem de Contribuição das Receitas Produzidas
É a parte das Receitas destinada a gerar o Lucro do período e a cobrir todos os demais gastos da empresa, ou seja, as Despesas Fixas. Portanto é o resultado de Receitas (item 1) (–) Total dos Custos Variáveis (item 4).
Despesas Fixas do período das Receitas Produzidas
São todos os gastos decorrentes da estrutura da empresa, inclusive provisões, não relacionados diretamente à geração das receitas, mas ocorridos no mesmo período.
Resultado Operacional no período – Lucro ou prejuízo
É a parte das Receitas resultante após a compensação de todos os gastos da empresa em um determinado período: gastos decorrentes da geração das Receitas e decorrentes do custeio da estrutura da empresa no mesmo período. E não depende do recebimento efetivo dos valores. Portanto é o resultado de Margem de Contribuição – item 5 (ou lucro bruto) (–) Despesas Fixas – item 6.
Exemplo de uma empresa optante pelo SIMPLES:
De acordo com Antônio Carlos, neste contexto da pequena empresa, podemos conceituar:
Lucro Bruto: equivale à Margem de Contribuição, ou seja, Receita (–) Total do Custo Variável
Lucro Líquido: é o resultado final após retirar da receita do período todos os gastos. Ou seja, após retirar da Margem de Contribuição o valor das Despesas Fixas do período. Em nosso exemplo, o Lucro Líquido é de R$4.940,00
Margem de Lucro
ou lucratividade: é dada pela relação entre o valor das receitas e valor do lucro líquido. Em nosso exemplo, a Margem de Lucro é de 10,29%. Ou seja, de cada Real (R$) obtido com as receitas 10,29% é convertido em lucro que pode ser retirado pelos sócios, reinvestido na empresa ou mantido como reserva.