Estrategia ESG

Nos últimos anos, temos visto o amadurecimento e a conscientização da sociedade em relação aos desafios sociais, ambientais e climáticos que se apresentam para a atual e as futuras gerações. No Itaú Unibanco, reconhecemos a influência do nosso negócio em praticamente todos os setores empresariais e na vida de milhões de pessoas.

A busca do Itaú por um mundo mais sustentável não é de hoje

A jornada por um negócio e uma cadeia de valor mais sustentáveis começou há mais de 20 anos. A experiência e a solidez na integração da sustentabilidade ao nosso negócio nos tornam reconhecidos pelos principais índices e ratings de sustentabilidade do mundo. E, também, nos dão força para buscar sempre o próximo passo, em uma jornada de evolução.

Os compromissos de impacto positivo são nossa estratégia ESG para orientar esse caminho, em 2019 criamos nossos Compromissos de Impacto Positivo, que direcionam nossos esforços ao desenvolvimento de iniciativas em dez temáticas nas quais temos maior potencial de impacto positivo. Estamos com a atenção constantemente voltada para as consequências das nossas ações. Isso significa que temos a consciência de que podemos gerar valor para a sociedade por meio dos nossos projetos, produtos e serviços. Sabemos que o setor bancário exerce um papel fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico, e queremos fazer parte dessa transformação. Acreditamos que as pessoas têm o poder de transformar o mundo. E acreditamos que um banco pode estimular essa transformação. Nossas metas públicas de impacto positivo traduzem esse propósito.

Conheça os compromissos de impacto positivo

Os compromissos foram lançados em 2019, após um período de estudo e diagnóstico dos desafios globais da agenda de sustentabilidade. Nesse processo, dialogamos com colaboradores e colaboradoras, lideranças internas, especialistas e representantes da sociedade civil para identificarmos os temas materiais.

Todos os compromissos possuem metas que norteiam os negócios do Itaú Unibanco nos próximos anos, e todas elas são acompanhadas e executadas pela alta liderança e suas equipes, mas qualquer pessoa que trabalha no Itaú pode identificar maneiras de incorporar os temas em suas atividades ou projetos.

Ética en las relaciones y en los negocios

Manter um ecossistema financeiro íntegro e ético

Gestión Inclusiva

Promover um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e saudável

Gestión Responsable

Trabalhar com mais ecoeficiência e boas práticas na nossa cadeira de valor

Inclusión y emprendedurismo

Apoiar o empreendedorismo para ampliar o desenvolvimento social

Ciudadanía Financiera

Cuidar da saúde financeira das pessoas

Inversión Responsable

Oferecer produtos e serviços para uma economia mais sustentável

Financiamiento en Sectores de Impacto Positivo

Financiar setores da economia que estimulem o desenvolvimento socioambiental

Transparência nas comunicações

Reforçar a transparência dos nossos negócios além dos resultados financeiros

Amazonia

Preservação e promoção do impacto positivo na região

Inversión Social Privada

Reafirmando nosso pacto com a sociedade brasileira