imagem de um rio com um navio passando por um centro empresarial

as soluções que crescem o negócio

No Itaú BBA, as empresas médias ficam grandes e as empresas grandes se tornam gigantes. Conte com a visão global de nossos especialistas e com as mais diversas soluções de financiamento no Brasil e no exterior para concretizar os planos da sua empresa    

soluções em Moeda Estrangeira

Conheça em detalhe cada um dos nossos produtos.

Uma dose de previsibilidade ao negócio faz o empresário dormir tranquilo. Os produtos de antecipação de recursos provenientes de exportação junto ao Itaú BBA, proporcionam taxas de câmbio fixadas em moedas estrangeiras, empréstimos lastreados em juros internacionais e sem incidência de IOF e IR. Com essas condições, é difícil ter preços mais competitivos para negociar prazos com seus fornecedores.

Qual escolher 
Melhore seu fluxo de caixa, negociando os recebíveis de exportação.

 

             1-    ACC e ACE  
Limitado a 100% do valor das exportações, antecipa os recursos pré ou pós-embarque por meio da contratação de um câmbio futuro.

 

             2-    CDP  
Sem a necessidade de aprovação de limite de crédito, através do recebimento de uma Carta de Crédito de Exportação emitida por um banco de primeira linha e negociada por bancos internacionais e pelo Itaú BBA é possível antecipar os recursos decorrentes de uma exportação.    

 

             3-    NCE/CCE  
Tenha à mão um financiamento, em moeda estrangeira ou local, para a produção de bens e/ou serviços destinados à exportação. Um produto específico para quem necessita de recursos para realizar suas vendas ao exterior e que se estende também à cadeia produtiva

Sem IOF 
Comprovada a exportação, não há incidência de IOF Crédito.

Sem câmbio 
Como toda a contratação é feita através do Itau no Brasil, não é necessário fechar o câmbio para liquidação da operação no vencimento.

 

             4-    Pré-Pagamento de Exportação 
Receba antecipadamente, através das unidades do Itaú no exterior, em moeda estrangeira, até 100% dos recursos provenientes de suas exportações futuras.

Sem IOF 
Operação com Credor no exterior, sem incidência de IOF Crédito, nem IOF Cambio, nem Imposto de Renda incidente sobre juros. Para tal, a exportação deverá ser comprovada.

Estrutura internacional 
A contratação de um PPE requer adicionalmente um fechamento de câmbio em nome do Exportador Cliente Itaú BBA. Já a liquidação ocorre por meio do recebimento no exterior da moeda estrangeira paga diretamente pelos importadores ao Credor no exterior (entidade do Grupo Itaú Unibanco).

Praticidade 
Se preferir, o cliente pode evitar o risco da variação cambial, contratando um hedge para Real.

             1-    Empréstimo 4131  
Empréstimo em moeda estrangeira concedido por unidades do Itaú no exterior diretamente para clientes Brasileiros, sem destinação específica

Sem IOF  
Operação com Credor no exterior sem incidência de IOF Crédito. O Imposto de Renda, incidente sobre juros, seguirá a alíquota conforme a localização do Credor externo.

Flexibilidade no pagamento  
Esse empréstimo é indexado à moeda estrangeira, mas existe a possibilidade de realizar operações de hedge para o Real, evitando assim a variação cambial.

Facilidade ao contratar o produto  
Recursos são creditados diretamente na conta do Cliente brasileiro, mediante fechamento de cambio, sem necessidade de comprovação na utilização dos recursos.

 

             2-    OffShore Loan 
Empréstimos em moeda estrangeira, concedido por unidades do Itaú no exterior diretamente para empresas Offshore, sem destinação específica.

Sem complicação  
Linha de crédito em moeda estrangeira creditada diretamente na conta corrente do cliente tomador no exterior.

Sem câmbio  
Como a operação é realizada fora do Brasil, não há necessidade de fechamento de câmbio.

 

             3-    Repasse de Recursos Externos (Empréstimos 2770)
Com simplicidade documental e agilidade na contratação, o Itaú BBA Brasil oferece o repasse de recursos captados no exterior, denominados em moeda estrangeira, para clientes no Brasil, sem destinação específica.

             1-    Finimp 
O Cliente do Itaú BBA junta o útil ao agradável: como Importador, poderá negociar o preço da sua importação à vista, em moeda estrangeira no ato do desembolso, mas liquidará, mediante fechamento de câmbio, o valor da sua importação só na data de vencimento do financiamento concedido por unidades do Itaú no exterior. Um toque especial é a possibilidade de fazer um hedge para real, evitando assim o risco da variação cambial.  Tudo na medida da sua necessidade.

 

             2-    Desconto de Saque 
Desconto de saque é mais uma alternativa para pagamento à vista de uma Importação, envolvendo transações comerciais internacionais.

Passo #1 
O Itaú, atuando através de suas unidades no exterior, adquire um Saque emitido pelo Exportador a prazo, decorrente da importação de seu cliente e desembolsa recursos à vista diretamente para o Exportador. No vencimento do Saque, o importador deverá fechar o câmbio e liquidar a operação junto ao Itau no exterior.

Passo #2 
Prazo para pagamento pode ser alongado, com possibilidade de fazer um hedge para Real, evitando assim o risco da variação cambial.

             1-    Garantia Internacional (SBLC) 
A segurança e credibilidade do Itaú BBA a seu dispor.

Reconhecimento mundial 
A Stand by Letter of Credit (SBLC) é uma garantia bancária internacional. Ela pode ser emitida ou confirmada pelo Itaú BBA.

Múltiplas utilidades 
O banco mitiga riscos para operações de empréstimos, importações de bens e serviços e até, em licitações internacionais.

Banco confirmador 
Clientes também podem contar com o Itaú BBA para ser Banco Confirmador de SBLC emitidas por outros bancos no exterior

Processos definidos 
A SBLC é sempre emitida através do sistema SWIFT. 

Emissão e recepção 
O Itaú BBA atua tanto na ponta de emissão de SBLC (atuando como issuing bank) com na ponta de recepção de SBLCs em benefício de Clientes Itaú BBA (atuando como advising bank)

 

             2-    Carta de Crédito à Importação 
Garanta que a sua importação vai cumprir os termos e condições comerciais negociadas com o seu Exportador. Com este instrumento, mitigue riscos envolvidos nas suas transações comerciais internacionais.

Credibilidade 
Riscos de pagamentos passam do cliente brasileiro para o Itaú BBA Brasil, facilitando as negociações com fornecedores no exterior.

Novos negócios 
Com maior margem de confiança entre as partes envolvidas e condições claras para emissão da Carta de Crédito de Importação, acordos comerciais são facilmente fechados.