Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.
Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?
Ao final de 2023, 96% dos colaboradores ativos haviam aderido (ou renovado a adesão) ao termo de políticas de integridade.
Em 2023, foram realizadas campanhas e comunicações referentes a vários temas, dentre eles:
Todos os colaboradores devem realizar os treinamentos da trilha do Programa de Integridade e Ética e são mandatoriamente inscritos na nova trilha do Programa conforme a data de sua finalização do ciclo anterior de treinamento, considerando a validade de dois anos.
No final de 2023, 95.4% dos colaboradores concluíram os treinamentos obrigatórios do Programa de Integridade e Ética (Ciclo 2022-2024), superando nossa meta de 90% de adesão. O ciclo de treinamentos do Programa de Integridade e Ética contempla os temas mais relevantes, visando a disseminação dos conteúdos para os colaboradores, para garantir uma atuação alinhada e em conformidade, com bases sólidas para bom funcionamento e continuidade da Organização. O percentual apresentado acima representa o total e colaboradores que concluíram todos os treinamentos do Programa, com destaque para os seguintes módulos:
Em 2023, o Itaú Unibanco não estava envolvido em casos de fraude e/ou corrupção, bem como os seus administradores não foram acusados, investigados, processados ou condenados no tema. Em nossas apurações, não evidenciamos
envolvimento de nossos colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, que se enquadram na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa.
Neste mesmo ano, concluímos a análise de dezessete denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados e, mediante apuração interna, concluímos pela procedência de uma denúncia, resultando no desligamento de um colaborador.
Ombudsman
O Ombudsman é o responsável pelo atendimento às situações de conflitos interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho envolvendo administradores e colaboradores do Itaú Unibanco. É um canal independente e com total autonomia na organização, que se reporta diretamente à presidência.
Em 2023, o volume de reclamações recebidas pelo Ombudsman manteve a tendência de crescimento já vista nos últimos anos. No ano, houve um aumento de 29% nos casos (17% de crescimento nas orientações e 37% nas denúncias) comparado à 2022.
Dando continuidade às campanhas institucionais e ações afirmativas que reforçam a nossa cultura e o nosso posicionamento diante dos temas de diversidade e respeito na Organização, esse aumento demonstra a consolidação de um cenário em que os colaboradores estão cada vez mais à vontade para se expressar, criando um ambiente de segurança psicológica.
Volume de Atendimentos
Orientações | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
Total de orientações realizadas | 865 | 1.170 | 1.366 |
Denúncias | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
Total de denúncias tratadas no ano | 1.346 | 1.657 | 2.247 |
Total de colaboradores denunciados | 1.520 | 1.779 | 2.208 |
Casos procedentes – % | 44% | 35% | 34% |
Principais comportamentos identificados nas denúncias procedentes
Comportamentos | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
Constrangimento | 16,6% | 17,5% | 17,7% |
Deficiência na gestão e na comunicação |
17,0% | 16,7% | 18,6% |
Desrespeito | 12,8% | 13,6% | 14,0% |
Descumprimento de normas | 26,6% | 11,5% | 11,0% |
Cobrança inadequada | 7,7% | 11,3% | 8,2% |
Brincadeiras e comentários maldosos e difamatórios | 6,3% | 10,6% | 5,9% |
Intimidação, favoritismo, má índole¹ | 6,2% | 8,3% | 10,7% |
Assédio sexual | 1,9% | 3,9% | 7,3% |
Discriminação | 2,0% | 3,0% | 3,6% |
Assédio moral | 2,0% | 2,5% | 2,1% |
Retaliação | 1,0% | 1,2% | 1,1% |
¹As categorias Intimidação e Má índole foram agrupadas. Nos relatórios anteriores, 2022 e 2021, as categorias foram apresentadas de maneira separada. Nota: Considera o total de atendimentos realizados por todos os públicos de relacionamento do canal, o total de comportamentos identificados nos casos procedentes de todos os públicos de relacionamento do canal e o total de medidas recomendadas nos casos procedentes para os colaboradores no ano. |
Sanções aplicadas aos colaboradores envolvidos nas denúncias
Medidas aplicadas nos casos procedentes | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
Desligamentos | 117 | 124 | 131 |
Advertências | 153 | 138 | 151 |
Feedbacks registrados | 389 | 337 | 359 |
Total de medidas disciplinares aplicadas | 659 | 599 | 641 |