Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.
Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?
Em 2022, foram realizadas campanhas e comunicações referentes a vários temas, dentre eles:
Contamos com um programa de conscientização robusto e amigável, com treinamentos que reforçam a importância dos temas de privacidade, proteção de dados e cibersegurança em toda a Organização. Por meio do nosso programa de integridade e ética, todos os colaboradores são treinados sobre segurança da informação, privacidade e LGPD, no âmbito da conformidade com o Código de Ética e os princípios e valores da Organização. O treinamento é obrigatório a todos os colaboradores e aborda conceitos básicos, estudos de caso prático (cases reais de acordo com a área de atuação do colaborador) e a aplicação de teste de conhecimento sobre o tema.
treinamentos realizados no programa de integridade e ética | Métrica (%) |
2020 | 2021 | 2022 |
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Adesão dos colaboradores ao Termo de Integridade e Ética | % | 93,5% | 93,5% | 97,0% |
Colaboradores que concluíram os treinamentos do programa | % | N. A | N. A | 98,0% |
Ética | % | 92% | 98,0% | 99,0% |
Prevenção à corrupção | % | 92% | 99,0% | 99,0% |
Relacionamento com cliente e Usuários | % | 90% | 93,0% | 99,0% |
Prevenção à lavagem de dinheiro | % | 93% | 98,0% | 99,0% |
Sustentabilidade | % | 93% | 90,0% | 98,0% |
Diversidade e direitos humanos | % | – | 90,0% | 98,0% |
Compliance | % | 91% | 98,0% | 99,0% |
Segurança da informação | % | 92% | 95,0% | 99,0% |
Relacionamento com fornecedor | % | 90% | 93,0% | 99,0% |
Saúde e segurança no trabalho | % | 90% | 90,0% | 98,0% |
Em nossas apurações não evidenciamos envolvimento de nossos colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, enquadrável na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa. No ano de 2021 concluímos a análise de nove denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados e, mediante apuração interna, concluímos que duas delas se revelaram procedentes, resultando, em um dos casos, no desligamento de um colaborador e o outro caso, no desligamento de um prestador de serviço além do distrato de dois fornecedores.
Ombudsman
O Ombudsman é o responsável pelo atendimento às situações de conflitos interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho envolvendo administradores e colaboradores do Itaú Unibanco. É um canal independente e com total autonomia na organização, que se reporta diretamente à presidência.
Em 2022, o volume de reclamações recebidas pelo Ombudsman apresentou aumento de 28% (35% de crescimento nas orientações e 23% nas denúncias) comparado à 2021. Acreditamos que nosso posicionamento diante dos temas de diversidade e respeito na organização, materializado nas campanhas institucionais e ações afirmativas realizadas ao longo do ano, foi um dos motivadores do aumento ao gerar maior confiança dos colaboradores para se expressar de forma mais ampla ao trazer as situações para conhecimento do canal. Além disso, ao divulgarmos a nova Cultura Itubers, reforçando nossos valores e os comportamentos esperados na organização, observamos que ainda mais pessoas procuraram o canal, fatores que justificam o aumento nos acionamentos no ano.
Volume de Atendimentos
Orientações | 2020 | 2021 | 2022 |
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Quantidade de orientações realizadas |
812 | 865 | 1.170 |
Denúncias | 2020 | 2021 | 2022 |
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Quantidade de denúncias tratadas | 1.124 | 1.346 | 1.651 |
Quantidade de colaboradores denunciados |
1.221 | 1.520 | 1.779 |
% de procedência | 39% | 44% | 35% |
Principais comportamentos identificados nas denúncias procedentes
Comportamentos | 2020 | 2021 | 2022 |
---|---|---|---|
Constrangimento | 16,5% | 16,5% | 17,6% |
Deficiência na gestão e na comunicação |
15,8% | 17,0% | 16,6% |
Desrespeito | 14,6% | 12,8% | 13,7% |
Descumprimento de normas | 19,4% | 26,5% | 11,5% |
Cobrança inadequada | 12,6% | 7,7% | 11,3% |
Brincadeiras inadequadas/ maledicências |
8,7% | 6,3% | 10,3% |
Intimidação | 5,4% | 4,8% | 5,4% |
Assédio sexual | 2,1% | 2,0% | 3,9% |
Discriminação | 0,5% | 2,0% | 3,1% |
Má índole | 2,4% | 1,4% | 2,8% |
Assédio moral | 1,7% | 2,0% | 2,5% |
Retaliação | 0,5% | 1,0% | 1,2% |
Sanções aplicadas aos colaboradores envolvidos nas denúncias
Medidas implementadas | 2020 | 2021 | 2022 |
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Desligamentos | 69 | 117 | 125 |
Advertências | 122 | 153 | 137 |
Feedbacks registrado | 300 | 392 | 334 |
Total de medidas implementadas | 491 | 662 | 596 |