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  • Integridade e ética

    indicadores do programa

    Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.

    Termo de adesão às políticas de integridade corporativa

    Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?

     

    Adesão ao termo Políticas de Integridade

    Comunicação

    Em 2022, foram realizadas campanhas e comunicações referentes a vários temas, dentre eles:

    • Atualização do Código de Ética e Conduta Itaú Unibanco;
    • Canais de Orientação e Denúncia;
    • Redes Sociais;
    • Oferta de Convites e Ingressos;
    • Conflitos de Interesses;
    • Relacionamento com Agentes Públicos;
    • Recebimento de Convites nas Unidades Internacionais;
    • Relacionamento com fornecedores.

     

    Treinamento

    Contamos com um programa de conscientização robusto e amigável, com treinamentos que reforçam a importância dos temas de privacidade, proteção de dados e cibersegurança em toda a Organização. Por meio do nosso programa de integridade e ética, todos os colaboradores são treinados sobre segurança da informação, privacidade e LGPD, no âmbito da conformidade com o Código de Ética e os princípios e valores da Organização. O treinamento é obrigatório a todos os colaboradores e aborda conceitos básicos, estudos de caso prático (cases reais de acordo com a área de atuação do colaborador) e a aplicação de teste de conhecimento sobre o tema.

     
    treinamentos realizados no programa de integridade e ética Métrica
    (%)
    2020 2021 2022
    Adesão dos colaboradores ao Termo de Integridade e Ética % 93,5% 93,5% 97,0%
    Colaboradores que concluíram os treinamentos do programa % N. A N. A 98,0%
    Ética % 92% 98,0% 99,0%
    Prevenção à corrupção % 92% 99,0% 99,0%
    Relacionamento com cliente e Usuários % 90% 93,0% 99,0%
    Prevenção à lavagem de dinheiro % 93% 98,0% 99,0%
    Sustentabilidade % 93% 90,0% 98,0%
    Diversidade e direitos humanos %     – 90,0% 98,0%
    Compliance % 91% 98,0% 99,0%
    Segurança da informação % 92% 95,0% 99,0%
    Relacionamento com fornecedor % 90% 93,0% 99,0%
    Saúde e segurança no trabalho % 90% 90,0% 98,0%

    Casos de corrupção

    Em nossas apurações não evidenciamos envolvimento de nossos colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, enquadrável na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa. No ano de 2021 concluímos a análise de nove denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados e, mediante apuração interna, concluímos que duas delas se revelaram procedentes, resultando, em um dos casos, no desligamento de um colaborador e o outro caso, no desligamento de um prestador de serviço além do distrato de dois fornecedores.

             Possíveis atos de corrupção

    Ombudsman

    O Ombudsman é o responsável pelo atendimento às situações de conflitos  interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho envolvendo administradores e colaboradores do Itaú Unibanco. É um canal independente e com total autonomia na organização, que se reporta diretamente à presidência.

    Em 2022, o volume de reclamações recebidas pelo Ombudsman apresentou aumento de 28% (35% de crescimento nas orientações e 23% nas denúncias) comparado à 2021. Acreditamos que nosso posicionamento diante dos temas de diversidade e respeito na organização, materializado nas campanhas institucionais e ações afirmativas  realizadas ao longo do ano, foi um dos motivadores do aumento ao gerar maior confiança dos colaboradores para se expressar de forma mais ampla ao trazer as situações para conhecimento do canal. Além disso, ao divulgarmos a nova Cultura Itubers, reforçando nossos valores e  os comportamentos esperados na organização, observamos que ainda mais pessoas procuraram o canal, fatores que justificam o aumento nos acionamentos no ano.

     

    Volume de Atendimentos

    Orientações 2020 2021 2022
    Quantidade  de orientações
    realizadas
    812 865 1.170

     

     

    Denúncias 2020 2021 2022
    Quantidade de denúncias tratadas 1.124 1.346 1.651
    Quantidade de colaboradores
    denunciados
    1.221 1.520 1.779
    % de procedência 39% 44% 35%

     

    Principais comportamentos identificados nas denúncias procedentes

    Comportamentos 2020 2021 2022
    Constrangimento 16,5% 16,5% 17,6%
    Deficiência na gestão e na
    comunicação
    15,8% 17,0% 16,6%
    Desrespeito 14,6% 12,8% 13,7%
    Descumprimento de normas 19,4% 26,5% 11,5%
    Cobrança inadequada 12,6% 7,7% 11,3%
    Brincadeiras inadequadas/
    maledicências
    8,7% 6,3% 10,3%
    Intimidação 5,4% 4,8% 5,4%
    Assédio sexual 2,1% 2,0% 3,9%
    Discriminação 0,5% 2,0% 3,1%
    Má índole 2,4% 1,4% 2,8%
    Assédio moral 1,7% 2,0% 2,5%
    Retaliação 0,5% 1,0% 1,2%

    Sanções aplicadas aos colaboradores envolvidos nas denúncias

    Medidas implementadas 2020 2021 2022
    Desligamentos 69 117 125
    Advertências 122 153 137
    Feedbacks registrado 300 392 334
    Total de medidas implementadas 491 662 596
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