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  • Integridade e ética

    indicadores do programa

    Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.

    Termo de adesão às políticas de integridade corporativa

    Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?

     

    Adesão ao termo Políticas de Integridade

    Ao final de 2023, 96% dos colaboradores ativos haviam aderido (ou renovado a adesão) ao termo de políticas de integridade.

    Comunicação

    Em 2023, foram realizadas campanhas e comunicações referentes a vários temas, dentre eles:

    • Canais de Orientação e Denúncia;
    • Redes Sociais;
    • Oferta de Convites e Ingressos;
    • Conflitos de Interesses;
    • Relacionamento com Agentes Públicos;
    • Recebimento de Convites nas Unidades Internacionais;
    • Relacionamento com fornecedores.

    Treinamento

    Todos os colaboradores devem realizar os treinamentos da trilha do Programa de Integridade e Ética e são mandatoriamente inscritos na nova trilha do Programa conforme a data de sua finalização do ciclo anterior de treinamento, considerando a validade de dois anos.

    No final de 2023, 95.4% dos colaboradores concluíram os treinamentos obrigatórios do Programa de Integridade e Ética (Ciclo 2022-2024), superando nossa meta de 90% de adesão. O ciclo de treinamentos do Programa de Integridade e Ética contempla os temas mais relevantes, visando a disseminação dos conteúdos para os colaboradores, para garantir uma atuação alinhada e em conformidade, com bases sólidas para bom funcionamento e continuidade da Organização. O percentual apresentado acima representa o total e colaboradores que concluíram todos os treinamentos do Programa, com destaque para os seguintes módulos:

    Ética e compliance
    Princípios e orientações de conduta para os negócios, relacionamentos e o ambiente de trabalho, estabelecendo práticas que devem ser obedecidas para cumprimento de normas e leis, visando a governança adequada.
    Prevenção à corrupção
    Padrões de conduta nos negócios com órgãos públicos e privados, canal de denúncia, bem como alerta para os riscos e consequências dessa prática ilícita.
    Relacionamento com clientes
    Responsabilidades das áreas nos relacionamentos com clientes e usuários, a fim de realizar negócios baseados na boa conduta empresarial e no desenvolvimento sustentável da Companhia.
    Prevenção à lavagem de dinheiro
    Atos e situações suspeitas, que podem caracterizar lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, e as ações necessárias para evitar esse risco.
    Segurança da informação
    Dicas de segurança da informação para o trabalho do colaborador, sinalizando situações de risco.
    Relacionamento com fornecedores
    Princípios e valores organizacionais, que norteiam os relacionamentos com fornecedores, e responsabilidades dos colaboradores nessa relação.
    LGPD
    Princípios da Lei Geral de Proteção de Dados e situações em que essas diretrizes devem ser levadas em consideração no dia a dia do colaborador

    Casos de corrupção

    Em 2023, o Itaú Unibanco não estava envolvido em casos de fraude e/ou corrupção, bem como os seus administradores não foram acusados, investigados, processados ou condenados no tema. Em nossas apurações, não evidenciamos
    envolvimento de nossos colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, que se enquadram na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa.

    Neste mesmo ano, concluímos a análise de dezessete denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados e, mediante apuração interna, concluímos pela procedência de uma denúncia, resultando no desligamento de um colaborador.

    Ombudsman

    O Ombudsman é o responsável pelo atendimento às situações de conflitos  interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho envolvendo administradores e colaboradores do Itaú Unibanco. É um canal independente e com total autonomia na organização, que se reporta diretamente à presidência.

    Em 2023, o volume de reclamações recebidas pelo Ombudsman manteve a tendência de crescimento já vista nos últimos anos. No ano, houve um aumento de 29% nos casos (17% de crescimento nas orientações e 37% nas denúncias) comparado à 2022.

    Dando continuidade às campanhas institucionais e ações afirmativas que reforçam a nossa cultura e o nosso posicionamento diante dos temas de diversidade e respeito na Organização, esse aumento demonstra a consolidação de um cenário em que os colaboradores estão cada vez mais à vontade para se expressar, criando um ambiente de segurança psicológica.

    Volume de Atendimentos

    Orientações 2021 2022 2023
    Total de orientações realizadas 865 1.170 1.366

     

     

    Denúncias 2021 2022 2023
    Total de denúncias tratadas no ano 1.346 1.657 2.247
    Total de colaboradores denunciados 1.520 1.779 2.208
    Casos procedentes – % 44% 35% 34%

     

    Principais comportamentos identificados nas denúncias procedentes

    Comportamentos 2021 2022 2023
    Constrangimento 16,6% 17,5% 17,7%
    Deficiência na gestão e na
    comunicação
    17,0% 16,7% 18,6%
    Desrespeito 12,8% 13,6% 14,0%
    Descumprimento de normas 26,6% 11,5% 11,0%
    Cobrança inadequada 7,7% 11,3% 8,2%
    Brincadeiras e comentários maldosos e difamatórios 6,3% 10,6% 5,9%
    Intimidação, favoritismo, má índole¹ 6,2% 8,3% 10,7%
    Assédio sexual 1,9% 3,9% 7,3%
    Discriminação 2,0% 3,0% 3,6%
    Assédio moral 2,0% 2,5% 2,1%
    Retaliação 1,0% 1,2% 1,1%
    ¹As categorias Intimidação e Má índole foram agrupadas. Nos relatórios anteriores, 2022 e 2021, as categorias foram apresentadas de maneira separada. Nota: Considera o total de atendimentos realizados por todos os públicos de relacionamento do canal, o total de comportamentos identificados nos casos procedentes de todos os públicos de relacionamento do canal e o total de medidas recomendadas nos casos procedentes para os colaboradores no ano.

    Sanções aplicadas aos colaboradores envolvidos nas denúncias

    Medidas aplicadas nos casos procedentes 2021 2022 2023
    Desligamentos 340 384 570
    Advertências 579 384 636
    Encerramento de Contrato ¹ 188 179 175
    Medidas orientativas 811 268 182
    Total de medidas implementadas 1.918 1.215 1.563
    ¹ Casos que envolvem estagiários ou trabalhadores prestadores de serviços. Nota: Os indicadores consideram nossas operações no Brasil
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