Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.
Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?
Ao final de 2024, 97% dos colaboradores ativos haviam aderido (ou renovado a adesão) ao termo de políticas de integridade.
Em 2024, foram realizadas campanhas e comunicações referentes a vários temas, dentre eles:
Todos os colaboradores devem realizar os treinamentos da trilha do Programa de Integridade e Ética e são mandatoriamente inscritos na nova trilha do Programa conforme a data de sua finalização do ciclo anterior de treinamento, considerando a validade de dois anos.
Ao final de 2024, 99% dos colaboradores e administradores ativos haviam concluído todos os treinamentos obrigatórios do Programa de Integridade e Ética, superando nossa meta de 90% de adesão. O ciclo de treinamentos do Programa de Integridade e Ética contempla os temas mais relevantes, visando a disseminação dos conteúdos para os colaboradores, para garantir uma atuação alinhada e em conformidade, com bases sólidas para bom funcionamento e continuidade da Organização. O percentual apresentado acima representa o total e colaboradores que concluíram todos os treinamentos do Programa, com destaque para os seguintes módulos:
Em 2024, não evidenciamos em nossas apurações o envolvimento de colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, que se enquadrem na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa. Foram concluídas as análises de 25 denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados. Mediante apuração interna, concluímos pela procedência de dois casos um deles envolvendo um colaborador da Organização e o outro um prestador de serviço quarteirizado, sendo tomadas as devidas providencias cabíveis.
Ombudsman
O Ombudsman é o responsável pelo atendimento às situações de conflitos interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho envolvendo administradores e colaboradores do Itaú Unibanco. É um canal independente e com total autonomia na organização, que se reporta diretamente à presidência.
Em 2024, a quantidade de reclamações recebidas pelo Ombudsman se manteve no patamar de 2023, consolidando um crescimento em relação há anos anteriores: comparativamente à 2022, houve um aumento de 31% nos casos recebidos (17% de crescimento nas orientações e 40% nas denúncias).
Esse contexto reforça um cenário em que os colaboradores estão se expressando de forma mais aberta e transparente, demonstrando um ambiente de maior segurança psicológica e conexão com a nossa cultura.
Volume de Atendimentos
Orientações | 2022 | 2023 | 2024 |
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Total de orientações realizadas | 1001 | 1146 | 1168 |
Denúncias | 2022 | 2023 | 2024 |
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Total de denúncias tratadas no ano | 1657 | 2247 | 2305 |
Total de colaboradores denunciados | 1701 | 2204 | 2347 |
Denúncias classificadas como “procedentes” | 35% | 34% | 41% |
Principais comportamentos identificados nas denúncias procedentes
Comportamentos | 2022 | 2023 | 2024 |
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Constrangimento | 17,5% | 17,7% | 17,8% |
Desrespeito | 13,6% | 14% | 10,5% |
Descumprimento de normas | 11,5% | 11% | 11,3% |
Cobrança inadequada | 11,3% | 8,2% | 8,6% |
Brincadeiras e comentários maldosos e difamatórios | 10,6% | 5,9% | 7,6% |
Intimidação, favoritismo, má índole | 8,3% | 10,7% | 9,6% |
Assédio sexual | 3,9% | 7,3% | 8,6% |
Discriminação | 3% | 3,6% | 3,6% |
Assédio moral | 2,5% | 2,1% | 1% |
Retaliação | 1,2% | 1,1% | 1,8% |
Sanções aplicadas aos colaboradores envolvidos nas denúncias
Medidas aplicadas nos casos procedentes | 2022 | 2023 | 2024 |
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Desligamentos | 125 | 131 | 150 |
Advertências | 137 | 152 | 209 |
Feedbacks registrados | 336 | 359 | 431 |
Total de medidas disciplinares aplicadas nos casos procedentes | 598 | 642 | 790 |