• ENG
  • |
  • POR
  • Integridade e ética

    indicadores do programa

    Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.

    Termo de adesão às políticas de integridade corporativa

    Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?

     

    Adesão ao termo Políticas de Integridade

    Ao final de 2024, 97% dos colaboradores ativos haviam aderido (ou renovado a adesão) ao termo de políticas de integridade.

    Comunicação

    Em 2024, foram realizadas campanhas e comunicações referentes a vários temas, dentre eles:

    • Canais de Orientação e Denúncia;
    • Redes Sociais;
    • Oferta de Convites e Ingressos;
    • Conflitos de Interesses;
    • Relacionamento com Agentes Públicos;
    • Recebimento de Convites nas Unidades Internacionais;
    • Relacionamento com fornecedores.

    Treinamento

    Todos os colaboradores devem realizar os treinamentos da trilha do Programa de Integridade e Ética e são mandatoriamente inscritos na nova trilha do Programa conforme a data de sua finalização do ciclo anterior de treinamento, considerando a validade de dois anos.

    Ao final de 2024, 99% dos colaboradores e administradores ativos haviam concluído todos os treinamentos obrigatórios do Programa de Integridade e Ética, superando nossa meta de 90% de adesão. O ciclo de treinamentos do Programa de Integridade e Ética contempla os temas mais relevantes, visando a disseminação dos conteúdos para os colaboradores, para garantir uma atuação alinhada e em conformidade, com bases sólidas para bom funcionamento e continuidade da Organização. O percentual apresentado acima representa o total e colaboradores que concluíram todos os treinamentos do Programa, com destaque para os seguintes módulos:

    Ética e compliance
    Princípios e orientações de conduta para os negócios, relacionamentos e o ambiente de trabalho, estabelecendo práticas que devem ser obedecidas para cumprimento de normas e leis, visando a governança adequada.
    Prevenção à corrupção
    Padrões de conduta nos negócios com órgãos públicos e privados, canal de denúncia, bem como alerta para os riscos e consequências dessa prática ilícita.
    Relacionamento com clientes
    Responsabilidades das áreas nos relacionamentos com clientes e usuários, a fim de realizar negócios baseados na boa conduta empresarial e no desenvolvimento sustentável da Companhia.
    Prevenção à lavagem de dinheiro
    Atos e situações suspeitas, que podem caracterizar lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, e as ações necessárias para evitar esse risco.
    Segurança da informação
    Dicas de segurança da informação para o trabalho do colaborador, sinalizando situações de risco.
    Relacionamento com fornecedores
    Princípios e valores organizacionais, que norteiam os relacionamentos com fornecedores, e responsabilidades dos colaboradores nessa relação.
    LGPD
    Princípios da Lei Geral de Proteção de Dados e situações em que essas diretrizes devem ser levadas em consideração no dia a dia do colaborador

    Casos de corrupção

    Em 2024, não evidenciamos em nossas apurações o envolvimento de colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, que se enquadrem na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa. Foram concluídas as análises de 25 denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados. Mediante apuração interna, concluímos pela procedência de dois casos um deles envolvendo um colaborador da Organização e o outro um prestador de serviço quarteirizado, sendo tomadas as devidas providencias cabíveis.

    Ombudsman

    O Ombudsman é o responsável pelo atendimento às situações de conflitos  interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho envolvendo administradores e colaboradores do Itaú Unibanco. É um canal independente e com total autonomia na organização, que se reporta diretamente à presidência.

    Em 2024, a quantidade de reclamações recebidas pelo Ombudsman se manteve no patamar de 2023, consolidando um crescimento em relação há anos anteriores: comparativamente à 2022, houve um aumento de 31% nos casos recebidos (17% de crescimento nas orientações e 40% nas denúncias).

    Esse contexto reforça um cenário em que os colaboradores estão se expressando de forma mais aberta e transparente, demonstrando um ambiente de maior segurança psicológica e conexão com a nossa cultura.

    Volume de Atendimentos

    Orientações 2022 2023 2024
    Total de orientações realizadas 1001 1146 1168

     

     

    Denúncias 2022 2023 2024
    Total de denúncias tratadas no ano 1657 2247 2305
    Total de colaboradores denunciados 1701 2204 2347
    Denúncias classificadas como “procedentes” 35% 34% 41%

     

    Principais comportamentos identificados nas denúncias procedentes

    Comportamentos 2022 2023 2024
    Constrangimento 17,5% 17,7% 17,8%
    Desrespeito 13,6% 14% 10,5%
    Descumprimento de normas 11,5% 11% 11,3%
    Cobrança inadequada 11,3% 8,2% 8,6%
    Brincadeiras e comentários maldosos e difamatórios 10,6% 5,9% 7,6%
    Intimidação, favoritismo, má índole 8,3% 10,7% 9,6%
    Assédio sexual 3,9% 7,3% 8,6%
    Discriminação 3% 3,6% 3,6%
    Assédio moral 2,5% 2,1% 1%
    Retaliação 1,2% 1,1% 1,8%

    Sanções aplicadas aos colaboradores envolvidos nas denúncias

    Medidas aplicadas nos casos procedentes 2022 2023 2024
    Desligamentos 125 131 150
    Advertências 137 152 209
    Feedbacks registrados 336 359 431
    Total de medidas disciplinares aplicadas nos casos procedentes 598 642 790
    Integridade e ética