O primeiro passo é ser cadastrado em uma corretora de valores.
Em seguida, você deverá preencher um formulário chamado OTA (Ordem de Transferência de Ações). Imprima, assine e reconheça sua firma no documento e, juntamente com cópias autenticadas de seus documentos pessoais (RG e CPF) e de um comprovante de residência recente (emitido há 60 dias, no máximo), envie para a corretora com a qual você possui relacionamento.
Para sua comodidade, no site da Itaú Corretora (www.itaucorretora.com.br) você encontra este formulário. Basta entrar no menu “Atendimento” em seguida clicar em “transferência de custódia” e “ Como transferir a custódia das minhas ações da custódia escritural para a Itaú Corretora?”, localizado dentro de perguntas frequentes.
Se você é correntista do Itaú, pode fazer seu cadastro na Itaú Corretora de modo fácil e rápido, basta digitar sua agência e conta no alto da página inicial do site e seguir o passo a passo.
Se você não é correntista do Itaú, pode cadastrar-se na Itaú Corretora; selecione a aba Não Correntista > Quero me cadastrar, e seguir o passo a passo. O processo é simples e totalmente online.
Com seu cadastro concluído, entre no menu “Perfil” e clique em “Transferência da custódia escritural para a Itaú Corretora” localizado no canto inferior direito.
Certifique-se de que seu cadastro no escriturador está atualizado e correto.
Veja na próxima pergunta o procedimento de atualização de cadastro com o escriturador.