Seu navegador não suporta JavaScript!

mz_itau_ri_2212

pt en

Acessibilidade

Loading...

Itaú lança agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa 

Disponível a qualquer momento, a solução traz uma experiência conversacional, integrada a algoritmos de assessoria e curadoria de produtos, para que o cliente possa conversar, tirar dúvidas e receber recomendações personalizadas 

05 de junho de 2025 – O Itaú Unibanco anuncia o lançamento da ferramenta “Inteligência de Investimentos Itaú”, o primeiro agente de investimentos do mercado brasileiro baseado em inteligência artificial generativa (genAI). Inicialmente, a solução estará disponível para um grupo de 10 mil clientes, com expansão gradual ao longo de 2025 e 2026. 

A inovação tem potencial para expandir amplamente a oferta de assessoria de investimentos com qualidade, segurança e sem custo adicional para clientes que buscam apoio ao investir. 

O agente atua como um especialista de investimentos disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Com uma experiência hiperpersonalizada, os clientes passam a ter as respostas para as suas dúvidas em segundos, garantindo uma orientação completa e apoio à tomada de decisão para o investidor. 

A ferramenta, a ser disponibilizada gradativamente dentro do Superapp do Itaú, foi desenvolvida para ter conversas fluídas sobre investimentos, tendo como base a Inteligência Itaú, levando em conta curadoria de produtos, insights de especialistas, projeções internas e externas, algoritmos e bases específicas de conhecimento, o que garante recomendações consistentes, seguras e alinhadas ao perfil do cliente. 

Com isso, a Inteligência de Investimentos Itaú traduz todo esse conteúdo técnico em interações claras e acessíveis em uma conversa, ajudando o cliente a tirar dúvidas e tomar decisões com mais autonomia, sem abrir mão da segurança e do padrão de qualidade da assessoria do banco. 

“Nos últimos anos, investimos de forma estratégica na evolução da nossa oferta de investimentos, com destaque para a construção de um ecossistema de dados e a aplicação de machine learning em nossos serviços e modelos de assessoria digital disponíveis no Íon e em nosso Superapp, onde usamos inteligência artificial desde 2014. Agora, estamos dando mais um passo, com a disponibilização de uma inteligência artificial generativa conversacional e transacional para os clientes ancorada no arcabouço técnico e de produto desenvolvido nos últimos anos. Isso abre o caminho para escalarmos a assessoria de investimentos sem custo adicional para o cliente, com disponibilidade 24 horas”, diz Renato Cunha, Diretor de Produtos e Soluções para Investidores do Itaú Unibanco. 

O perfil de cliente alvo inicial abrange pessoas que usam predominantemente os canais digitais do banco, com acessos pontuais a especialistas de investimentos sob demanda, perfil de investidor definido, com conhecimento médio sobre investimentos e que já possuem uma carteira de investimentos (geralmente com produtos básicos ou com baixa diversificação). Além do autoatendimento, os clientes também sempre terão a opção de conversar com um especialista humano para auxiliar as suas decisões de investimento. 

“Estamos evoluindo com o acesso da funcionalidade e aprimorando o agente com o feedback dos nossos clientes. Nosso objetivo é entregar as melhores soluções aos nossos investidores e estar disponível a qualquer momento, com recomendações altamente fundamentadas e contribuindo para que eles tomem as melhores decisões,” complementa Cunha. 

A Inteligência Itaú e o Bem-Estar Financeiro 

Com uma estratégia fundamentada em inovação e Inteligência Artificial, o Itaú já conta com mais de 1,3 mil modelos de IA em utilização, com aplicações que variam desde a modelagem de produtos até os canais de atendimento. Por meio de uma plataforma tecnológica robusta, uma cultura que estimula a inovação e processos de trabalho que viabilizam transformações constantes, o Itaú promove acesso a soluções que transformam o dia a dia dos seus clientes. 

Essa mentalidade está por trás de soluções transacionais, permitindo realizar pagamentos ou transferências com mais praticidade; conversacionais, elevando a profundidade de diálogos contextualizados que apoiem os clientes no entendimento de produtos,. É como é o caso do agente de investimentos, tornando-se um aliado na gestão financeira e; preditiva, observando os hábitos e compromissos financeiros dos cli entes e antecipando-se com lembretes ou soluções imediatas que podem ser resolvidas com um toque. 

“Nossa modernização nos possibilitou olhar para o futuro e habilitar transformações em escala. Hoje, temos flexibilidade e agilidade necessária para inovar focados no bem-estar financeiro dos nossos clientes. É justamente neste contexto que projetamos e refinamos a Inteligência de Investimentos Itaú”, afirma Carlos Eduardo Mazzei, Diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco. 

Para oferecer a melhor experiência aos seus clientes, as aplicações de inteligência artificial, que antes se concentravam na eficiência de operações, hoje se refletem em produtos que transformam a maneira que os clientes interagem com o banco. A Inteligência de Investimentos Itaú será capaz de entender a realidade de cada cliente e evoluir de acordo com as suas necessidades. 

“Demos início à uma nova era da experiência, com produtos mais simples e intuitivos, capazes de transformar a forma com que as pessoas se relacionam com o dinheiro. Com a Inteligência de Investimentos Itaú, conseguimos disponibilizar com mais eficiência os mais de 5 mil produtos da prateleira de investimentos do Itaú com atendimentos que solucionam o problema dos nossos clientes de maneira mais rápida, além de estar disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana”, conclui Mazzei. 

Ética 

A Inteligência de Investimentos Itaú segue princípios de IA responsável, com foco em segurança e privacidade. Antes de ser disponibilizada aos clientes, a ferramenta passou por rigorosos testes de times multidisciplinares e profissionais certificados para identificar riscos e corrigir falhas. 

A Inteligência de Investimentos Itaú foi meticulosamente elaborada para atender às necessidades dos clientes e garantir o uso responsável da IA. Ao longo dos meses, passou por diferentes testes a partir da experiência de mais de 2 mil colaboradores, em constante aprimoramento a partir dos feedbacks dos usuários para garantir uma operação com altos padrões de segurança e privacidade, respeitando os dados dos clientes e oferecendo uma experiência protegida e confiável. 

Como funciona 

A partir da home de investimentos do Superapp do Itaú, os clientes podem interagir com o “Inteligência de Investimentos Itaú” e fazer perguntas sobre investimentos, esclarecer dúvidas sobre características dos produtos, obter recomendações personalizadas e realizar transação do CDB-DI, entre outros aspectos. 

As sugestões de investimentos continuam sendo baseadas nos modelos e algoritmos proprietários do Itaú, que realizam milhares de projeções para garantir uma curadoria sólida e segura de produtos. 

A IA generativa entra como uma camada que traduz essas recomendações em linguagem natural, guiando o cliente por meio de informações da carteira atual, sugestões de produtos e explicações contextualizadas, tudo adaptado ao perfil e ao momento do cliente. 

Essa abordagem oferece o melhor dos dois mundos: a escala e praticidade do autosserviço, com o cuidado e personalização típicos de uma assessoria de investimentos dedicada. 

...