_mensagens da liderança
Nos orientamos a ser cada vez mais ágeis e sempre tecnologicamente atualizados; ter a obstinação pelos clientes como motivador de todas as nossas ações e manter altos níveis de rentabilidade para continuar a crescer de maneira sustentável.
de patrimônio líquido
de ativos totais
acesse em nosso relatório a estrutura do conselho administrativo
relatório anual integrado 2022
Prezado(a) leitor(a),
Terminamos mais um ano com resultados consistentes com nossos objetivos nestes 98 anos de história. De cada novo ciclo extraímos aprendizados que nos fortaleceram e nos preparam para continuar nossa trajetória. Seguimos prezando pelo pragmatismo e pela responsabilidade perante nossos clientes, acionistas, colaboradores e a sociedade em geral.
Em 2022 tivemos aumento de 11% no lucro líquido contábil, retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado de 19% e índice de capital nível I de 13,5%. Adicionalmente, distribuímos R$ 8,4 bilhões em dividendos e juros sobre o capital próprio¹ no ano. Vale destacar nosso índice de eficiência, que ficou em 41,2%² em 2022, atingindo o seu menor patamar da série histórica, com redução de 2,8 p.p. em relação ao ano anterior.
Visualizamos um futuro no setor financeiro com acirramento da concorrência e mudança no nível de exigência dos clientes. Refletimos, assim, sobre nossas ambições e propusemos uma nova cultura que nos levou a uma nova estratégia corporativa orientada pelos seguintes elementos fundamentais: (i) sermos cada vez mais ágeis e sempre tecnologicamente atualizados; (ii) termos a obstinação pelos clientes como o motivador de todas as nossas ações; e (iii) manter altos níveis de rentabilidade para continuar a crescer de maneira sustentável. Nossas equipes abraçaram esses objetivos com grande nível de entusiasmo e otimismo quanto ao futuro do banco.
Utilizamos um ecossistema robusto do NPS para gerir e evoluir a satisfação e o engajamento dos nossos clientes, por meio do qual medimos a satisfação em todos os produtos, canais e segmentos. Recebemos cerca de 4 milhões de feedbacks de NPS, e tivemos aumentos expressivos de NPS nos públicos pessoas físicas e jurídicas, alcançando 57% dos negócios em zona de qualidade (NPS acima de 49 pontos) e 27% em zona de excelência (NPS acima de 75 pontos). 32% dos negócios fecharam o ano em máxima histórica.
Pautamos nossas decisões de investimentos buscando manter a consistência de rentabilidade sustentável, a partir de uma agenda associativa que nos ofereça novas tecnologias, aumento de escala e complementaridade de serviços aos nossos clientes. Exemplos ilustrativos dessa agenda são: a Joint Venture Techfin (em parceria com a Totvs), e aquisições de participações estratégicas na Orbia, na Avenue e na Ideal. Em abril, foi aprovada a aquisição de participação adicional no capital social da XP Inc., equivalente a 11,36% no contrato original. Em junho, informamos a alienação de parte de nossa participação, permanecendo com 9,96% de participação no capital social total da XP Inc. Adicionalmente, em julho, informamos o recebimento de ações do Itaú Corpbanca. Dessa forma, aumentamos nossa participação de 55,96% para 65,62% do capital social total e votante do Itaú Corpbanca.
Seguimos com grandes evoluções nas pautas ESG³. Na COP27, anunciamos, em conjunto com Marfrig, Rabobank, Santander, Suzano e Vale, a criação da Biomas, uma empresa dedicada às atividades de restauração, conservação e preservação de florestas no Brasil. Em paralelo, fizemos duas emissões de letras verdes, com captação de R$ 1 bilhão cada uma, em linha com a agenda de fomento à transição para uma economia de baixo carbono.
Conscientes de nosso papel perante a sociedade, investimos R$ 712 milhões em projetos sociais voltados para educação, cultura, mobilidade, diversidade, dentre outros, sendo 75,3% com recursos próprios, não vinculados às leis de incentivo.
Chegamos a 2023 dando continuidade à estratégia de fortalecer ainda mais a parceria com os nossos clientes. Em fevereiro, lançamos a Itaú Gestão de Ativos (IGA), empresa especializada na oferta de serviços de gestão de eficiência de custos, compras corporativas e patrimônio, para todos os portes de empresa. Assim passamos a oferecer aos nossos clientes a oportunidade de se beneficiar de nossa gestão e escala junto a fornecedores, os quais, na maioria dos casos, já nos prestam serviços.
Por fim, queremos convidá-los à leitura deste relatório, que detalha temas estratégicos de relevância e acontecimentos de destaque no ano de 2022.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Abraços,
Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal
Copresidentes do Conselho de Administração
1. Conforme os padrões contábeis em BRGAAP.
2. Índice de eficiência com base no modelo gerencial em BRGAAP.
3. Sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança Corporativa.