Seu navegador não suporta JavaScript!
pt en

Acessibilidade

Loading...

Itaú Unibanco faz primeira emissão de COE de Crédito

A operação, inédita no mercado, foi registrada na B3 e marca um avanço significativo na integração do mercado brasileiro com os padrões internacionais

São Paulo, 2 de setembro de 2024 – O Itaú Unibanco concluiu a primeira emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) referenciado em risco de crédito, no valor de R$ 500 mil. Essa nova modalidade entra em vigor com a Resolução 5.166 do Conselho Monetário Nacional (CMN).

“Em linha com a agenda de modernização do Banco Central, nós demos o primeiro passo em relação ao derivativo de crédito e, agora, nos antecipamos novamente para oferecer aos nossos clientes essa nova modalidade de COE, que visa dar mais dinâmica para o mercado de crédito e contribuir para o seu desenvolvimento”, ressalta Luciano Diaferia, superintendente de Produtos do Itaú Unibanco.

A comercialização de COEs, que se assemelham às Notas Estruturadas no exterior, completou 10 anos no início do ano, acumulando um volume de R$ 75,5 bilhões e crescimento de cerca de 30% nos últimos 12 meses. Considerado um instrumento que oferece retornos com risco controlado, o COE se consolidou como uma opção de diversificação para os investidores.

Com a nova resolução do CMN, foi normatizada a modalidade de COE referenciado em risco de crédito, que era permitida apenas em situações restritas. Além disso, a emissão pioneira feita pelo Itaú Unibanco está atrelada ao risco da Colômbia, outra novidade da nova resolução, que permite operações atreladas ao risco de outros países. As operações na modalidade risco de crédito, assim como as operações em risco de mercado, precisam ser registradas na B3.

...