Comerc Energia e Itaú firmam parceria para migração de clientes ao Mercado Livre de Energia
Clientes do banco conectados em média ou alta tensão poderão negociar diretamente a compra de energia elétrica
A migração passa a ser uma opção com a aprovação das novas regras para a abertura do mercado livre de energia, vigentes desde 1º de janeiro de 2024
São Paulo, 02 de janeiro de 2024 – A Comerc Energia, pioneira e líder em gestão de energia para consumidores no Mercado Livre de Energia do Brasil, e o Itaú Unibanco anunciam parceria comercial para oferta e distribuição de serviços de migração do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia (ACL). Inicialmente, os serviços estarão disponíveis para clientes do banco ligados em média ou alta tensão que poderão migrar e negociar diretamente a compra de energia elétrica.
O acordo entre as companhias se concretiza em um cenário de abertura do Mercado Livre de Energia, acelerada pela nova regulação em vigor desde 1º de janeiro de 2024. A ampliação do acesso ao modelo de contratação de energia para consumidores do Grupo A, que inclui pequenas e médias empresas (PMEs), permitirá que potenciais 165 mil consumidores ingressem no ACL, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
No Mercado Livre de Energia ou ACL, os consumidores negociam com o fornecedor o volume de energia adequado ao seu perfil de consumo, com possíveis economias significativas. A demanda de entrada no Mercado Livre de Energia segue em ascensão, levando em conta o crescimento considerável de 11 mil para 38 mil consumidores de janeiro a dezembro de 2023.
Atualmente, o Mercado Livre de Energia já responde por 39% do consumo de energia elétrica no Brasil, podendo chegar a 46% ao longo de 2024 conforme as companhias do Grupo A sigam realizando suas adesões.
A Comerc Energia é a mais completa plataforma de soluções renováveis em energia e descarbonização do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação e um portfólio sob gestão composto por cerca de 4,7 mil unidades de consumo, o grupo é líder de market share na gestão no mercado livre de energia.