Poupar e investir 



Invista nos seus sonhos

Os investimentos são grandes aliados para nos dar tranquilidade e ajudar a transformar nossos objetivos em realidade ao longo da vida. 

Investir nada mais é do que aplicar o dinheiro para realizar seus sonhos. Existe vários tipos de investimento, cada um adequado para cada necessidade. 

Quanto antes você começa a investir, mais os lucros do rendimento o ajudam a alcançar seus objetivos. Melhor do que investir muito, é investir sempre. Confira algumas dicas abaixo:

 

Fotografia de uma mulher em um edifício olhando para o horizonte.

Se conseguir manter um orçamento equilibrado e todo mês conseguir poupar um pouco você poderá conquistar planos maiores.  Reflita sobre seus objetivos e em quanto tempo deseja alcançá-los.
 
Qual é o valor ideal?
Quem define é você, em função das suas prioridades e projetos de vida.

Qual é a melhor aplicação?
Para cada objetivo, existe uma solução diferente. Quanto menor o prazo, mais conservadoras devem ser suas escolhas: caderneta de poupança, CDBs e fundos DI são muito seguros e fáceis de retirar. Quanto maior o prazo do projeto, mais diversificada pode ser essa reserva. Além das opções já mencionadas você pode considerar incluir investimentos como: fundos multimercado, títulos públicos, ações ou fundos de ações.

Calcule quanto precisa poupar todos os meses para atingir seus objetivos, de acordo com seu perfil.

Comece conhecendo seu perfil de investidor

Conhecer a forma como você faz escolhas é importante para tomar boas decisões no dia a dia. Mais ainda quando se trata de escolher um investimento que envolve suas economias e a possibilidade de realizar seus sonhos.

Antes de investir, preencha o formulário de avaliação de perfil que as instituições financeiras normalmente disponibilizam em seus sites. O formulário ajuda a identificar os tipos de aplicação mais adequados para o seu perfil.

Uma das coisas mais importantes para garantir sua qualidade de vida é a preparação para a aposentadoria. Guardando um pouquinho por mês você conseguirá complementar a sua renda. Quanto antes você começar, mais fácil será.

Se você já contribui para a previdência oficial, já paga uma aposentadoria. Mas, será que esse dinheiro é suficiente para proporcionar a qualidade de vida que você deseja? Por isso, é importante pensar em uma maneira de ter mais dinheiro no futuro, como uma previdência privada, por exemplo. Nessa aplicação, você juntará dinheiro para um futuro tranquilo. Quando o momento chegar, você pode retirar o que precisar ou transformar em uma renda que será depositada mensalmente na sua conta.

Conheça também o 1-3-6-9 , uma maneira prática de saber o quanto deve poupar por mês para uma aposentadoria tranquila.