Transcrição do vídeo: Itaú - Conheça nossos ex-trainees (Programa Itaú 2021).
Resumo: Neste vídeo, Nayara Gomes, Luiza Vasconcellos, Pedro Prates, André Fialho e Pedro Castanheiras, ex-trainees do Itaú, falam sobre suas experiências no período em que participaram do Programa Trainee e sobre a importância do programa para o desenvolvimento de suas carreiras. No final, eles deixam dicas do que acreditam ser relevantes para os candidatos ao Programa Trainee 2021.
Início da transcrição.
[música tocando]
Surge um celular com a logo do Programa de Trainee Itaú 2021. Cinco pessoas aparecem em telas separadas, falando para a câmera como em uma videochamada. Se aproxima a tela de Nayara Gomes, Gerente e Ex-Trainee do Itaú.
(Nayara Gomes fala)
Quando eu entrei, o que eu vi de desafio que era conhecer o Itaú, o banco gigante, com um monte de coisa para aprender, versus com a ansiedade que você tem de demonstrar o seu valor e fazer entregas rapidamente. Eu me senti super suportada pela grade de desenvolvimento do programa. Então, o tempo todo eu estava aprendendo, e não só grade de desenvolvimento, em termo de treinamento, mas também em interação com executivos...
Corta para Nayara Gomes falando ao celular.
(Nayara Gomes continua sua fala em voz off)
...nos desenvolvimentos dos meus projetos, na construção de soluções em conjunto com as áreas que me receberam...
Nayara Gomes trabalha em seu notebook em home office, com um cachorro em seu colo. Ela faz carinho no cachorro e olha para a câmera.
(Nayara Gomes continua sua fala em voz off)
Então, tudo isso, toda essa estrutura montada para o trainee ajuda muito esse onboarding no mundo Itaú Unibanco.
Corta para Luiza Vasconcellos, Ex-Trainee, que fala olhando diretamente para a câmera em uma sala com livros e um computador.
(Luiza Vasconcellos fala)
Quando eu entrei no banco, meu programa de trainee era rotativo. Então eu passei por quatro áreas e eu acho que a grande vantagem de ter passado por essas quatro áreas foi um aprender habilidades completamente interdisciplinares, eu ter uma visão mais holística do que é um negócio do banco e eu ter o relacionamento com pessoas dessas áreas.
Corta para Pedro Prates, Superintendente e Ex-Trainee, que fala olhando para a câmera com plantas e uma escada ao fundo.
(Pedro Prates fala)
Eu passei o primeiro semestre inteiro rodando entre essas áreas. Eu fazia um projeto de um mês em cada área e...,
Corte para Pedro Prates trabalhando com um notebook em dois ângulo: o primeiro, na lateral e o segundo de frente.
(Pedro Prates continua sua fala em voz off)
como eu nunca tinha trabalhado em banco, esse primeiro semestre foi interessante para entender o que eu mais gostaria de fazer.
Corta de volta para Pedro Prates falando diretamente para a câmera.
(Pedro Prates fala)
A gente rodou conversas com os principais executivos do banco e as principais áreas do banco.
Corta para câmera lateral de André Fialho, Superintendente e Ex-Trainee trabalhando com seu notebook em uma mesa.
(André Fialho fala em voz off)
O Programa de Trainee também traz uma apoio muito bacana aqui…
Corta para André Fialho falando diretamente para a câmera em uma sala com uma mesa e uma estante.
(André Fialho Fala)
...na visão de acompanhamento da sua carreira. Eu tive alguns processos juntos com alguns mentores, um processo super rico e um RH super próximo.
Corte para Luiza Vasconcellos falando diretamente para a câmera.
(Luisa Vasconcellos fala)
A parte mais natural era entender que é um banco colaborativo, então, trabalhar com outras pessoas. Mas o maior desafio foi entender como cada uma dessas pessoas funcionava e se adequar a esse funcionamento, para garantir, de uma forma geral, que o time tivesse um bom resultado.
Corte para Pedro Castanheira, Ex-Trainee falando diretamente para a câmera.
(Pedro Castanheira fala)
No final do programa, eu já era referência nos sistemas que eu cobria. Então, se qualquer pessoa do banco quisesse saber dos temas que eu cobria, quem ia responder era eu e não meu chefe etc. Então, o que me marcou mais foi essa curva de aprendizado, por um lado, mas também a curva de autonomia que eu ganhei com a confiança que eu fui ganhando dos meus gestores também.
Corte para Nayara Gomes falando diretamente para a câmera.
(Nayara Gomes fala)
O que eu vejo de importante na carreira do Itaú, né? O que o Itaú proporciona, o que um trainee tem para obter aqui, é que o Itaú tem um mundo de oportunidades. Ele é um mundo que, de fato, tem um altíssimo potencial de acelerar a sua carreira. Tem tanta oportunidade, tanta coisa legal para você fazer aqui e um ambiente favorável a fazer diferente…,
Corta para Nayara caminhando até uma mesa com uma xícara, senta-se e digita em um notebook.
(Nayara Gomes Fala em off)
...a mostrar as coisas de um jeito diferente, um ambiente de abertura que valoriza alta performance, que você se sente em um campo, pronto para jogar.
Corte para Pedro Prates falando olhando para a câmera.
(Pedro Prates fala)
O Itaú é um mundo de várias empresas dentro de uma empresa só. Você vê que eu passei por tese de investimento proprietário, no Chile, a conduzir uma operação de crédito estruturado zero, no Uruguai, uma operação de crédito e depois reestruturar a operação de varejo do Brasil em São Caetano depois tecnologia tocando a reestruturação organizacional da área de tecnologia junto com criar uma empresa do zero para o mundo de Startup que ficou mega relevante, chamada Cubo. Voltei para negócios digitais faturamento digital aí agora fazendo a conexão do banco com o ecossistema aberto de tecnologias. Então, de fato, você pode fazer várias carreiras em uma só. Eu acho que conversa muito com a nossa evolução, né? A evolução de carreira de estar sempre crescendo, sempre evoluindo.
Corte para Pedro Castanheira trabalhando com um notebook em dois ângulo: o primeiro, na lateral e o segundo de frente.
(Pedro Castanheira fala em off)
O que eu acho que o trainee tem que ter é mais é iniciativa e proatividade...
Corta para Pedro falando diretamente para a câmera.
(Pedro Castanheira fala)
Aproveitar as oportunidades que o trainee oferece em termos de pessoas que você vai estar convivendo processos que você vai estar tocando e treinamentos que também são oferecidos.
Corta para André Fialho falando diretamente para a câmera.
(André Fala)
Que tenha a vontade de aprender, que tenha vontade de ensinar e de contribuir aqui com todo o seu conhecimento que foi adquirido durante a vida, né? E com certeza vai ter muito espaço para crescer e para ser um grande líder no banco que sempre foi líder do setor e que quer continuar sendo para sempre aqui nesse segmento.
Tela aos poucos se torna branca, e surgem as logos do Itaú e Itaú BBA.
Fim da transcrição.