Todos os nossos clientes devem atender aos critérios fundamentais de não estarem relacionados à nossa Lista de Atividades Excluídas, ou seja, à atividades que contrariam nossos princípios e valores, e poderão, de acordo com a Política de Risco Socioambiental, serem submetidos a avaliações adicionais, com base nos requisitos exigidos pelo seu setor de atuação e segmento, estrutura de garantias proposta para operação e tipo de produto.
Os clientes do segmento de Grandes Empresas têm uma classificação de risco socioambiental em alto, médio e baixo que influencia diretamente em seu risk rating. Tal processo de categorização é baseado tanto nos impactos do setor de atuação dos clientes quanto em variáveis individualizadas como a adoção de práticas de gestão que possam mitigar os impactos setoriais.
Ainda, determinados setores de atuação, classificados como Setores Sensíveis (Mineração, Siderurgia & Metalurgia, Óleo & Gás, Têxtil, Papel & Celulose, e Química & Petroquímica), exigem uma análise ESG adicional no momento da aprovação e renovação de crédito em alçadas seniores. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia capaz de quantificar o risco de crédito associado à questão socioambiental considerando direcionadores como litígios por acidentes ambientais, custos associados à transição para uma economia mais limpa, entre outros.
Temos também uma metodologia para acompanhamento das práticas socioambientais dos clientes que operam como Produtores Rurais diferenciando perfis de clientes e dando suporte ao crescimento sustentável esperado da carteira. Através de um sistema de score socioambiental baseado em análises georreferenciadas das propriedades dos nossos clientes e visitas in loco, avaliamos tanto aspectos socioambientais, como práticas de desmatamento, quanto condições de trabalho no campo que impactam na precificação desses clientes. Novas diligências, dessa vez focadas nas propriedades que recebem os recursos do banco, são realizadas sempre que o cliente contrata uma operação voltada para uma propriedade específica.
Adicionalmente, para contratação de Operações Estruturadas é realizada uma análise socioambiental em nível produto e condições contratuais podem ser definidas para mitigar eventuais riscos. Especificamente para concessão de financiamentos a projetos realizamos, há 15 anos, uma avaliação socioambiental orientada pelos Princípios do Equador, metodologia internacional que estabelece as melhores práticas de gestão socioambiental na implantação e operação de projetos. Como parte dessa análise são definidas condições não somente para liberação desses financiamentos como também para acompanhamento, durante todo o prazo do financiamento, da adoção de práticas de gestão que mitiguem eventuais impactos.