acessibilidade

Este compromisso contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pela ONU.

 

Saiba mais

 

Compromisso 04Compromisso 08Compromisso 10Compromisso 11Compromisso 16Compromisso 17

Reafirmando nosso pacto com a sociedade brasileira

A partir do investimento de recursos financeiros e da articulação para desenvolvimento e fortalecimento de projetos com geração de impacto positivo, buscamos impulsionar e acelerar a transformação da sociedade em áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como educação, empregabilidade, mobilidade, cultura, saúde e inclusão socioeconômica de públicos minorizados e vulnerabilizados.

investimento social privado

Conheça as metas atuais desse compromisso

 

EM ANDAMENTO(1)

• Investir em ações que promovam o aumento da qualidade educacional do sistema público brasileiro, contribuindo para ampliar a aprendizagem com equidade, reduzir as desigualdades e assegurar o desenvolvimento integral e a inserção social digna de crianças, adolescentes e jovens.

(1) Meta de vigência anual, monitorada periodicamente.

EM ANDAMENTO(1)

• Apoiar o desenvolvimento das pessoas por meio da arte e da cultura, oferecendo múltiplos acessos aos bens culturais para melhorar a qualidade de vida e a formação cultural da sociedade brasileira.

• Incentivar a pesquisa, a produção das artes e a preservação da memória cultural brasileira para fortalecer o mundo da cultura e seus segmentos econômicos.

• Proporcionar a democratização da cultura e o acesso ao cinema para toda a população, priorizando filmes e conteúdos diversos, a formação de espectadores críticos e atuantes na sociedade e o apoio a projetos que valorizem as diferentes visões do cinema.

(1) Meta de vigência anual, monitorada periodicamente.

EM ANDAMENTO(1)

• Investir na inserção da bicicleta como modal de transporte nos grandes centros urbanos para promover uma economia mais inclusiva e de baixo carbono.

(1) Meta de vigência anual, monitorada periodicamente.

EM ANDAMENTO(1)

• Investir na promoção contínua da rede de proteção, segurança financeira e inclusão digital para melhoria da qualidade de vida da população idosa.

(1) Meta de vigência anual, monitorada periodicamente.

Conheça as iniciativas aliadas a esse compromisso

Bike itaú

Por sermos um banco essencialmente urbano e reconhecermos a importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades, definimos mobilidade urbana como um pilar de investimento dentro de nossa plataforma de sustentabilidade e fomentamos o amadurecimento da cultura de integração das bicicletas ao modelo de transporte das cidades de forma conjunta com o poder público e com a sociedade.

O Itaú mantém cerca de 15 mil bicicletas em sistemas de compartilhamento, contribuindo com a redução da emissão de 4mil toneladas de CO2 por ano em 7 grandes cidades do Brasil, Chile e Argentina. Também, investe em mais de 40 organizações da sociedade civil para produção de pesquisa e estudos que auxiliam na qualificação do debate e das políticas públicas de incorporação da mobilidade ativa no contexto urbano, promovendo o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas.

conheça o programa Bike Itaú
bike

Educação

O Itaú, por meio de seus Institutos e fundações, atua há 40 anos em prol da melhoria da educação pública brasileira com foco na transformação social e no desenvolvimento sustentável do país. A atuação é transversal e especializada, e conta com iniciativas próprias, parcerias junto ao poder público e apoio a projetos em todo o ciclo educacional, desde o ensino básico até a educação profissional, contribuindo para qualificação de políticas públicas e fortalecimento da sociedade civil.

Conheça mais sobre os institutos e fundações do Itaú-Unibanco:

Itaú Social Instituto Unibanco Educação e Trabalho
educação

Cultura

O Itaú, por meio do Itaú Cultural e Itaú Cinema, atua há mais de 30 anos em prol do acesso, valorização e preservação da cultura. São realizados apoios à projetos e organizações culturais da sociedade civil, pesquisa e produção de conteúdos, além de iniciativas feitas nos próprios equipamentos ampliando o contato das pessoas com a diversidade cultural em seus diferentes formatos. Além disso, o Itaú Cultural Play, lançada em junho de 2021, tem ajudado a democratizar a cultura e o acesso ao cinema, levando produções audiovisuais gratuitamente para a população brasileira.

Conheça mais sobre a agenda de cultura do Itaú:

Itaú Cultural Itaú CinemasItaú Play
Sem imagem

Longeviver

Vivenciamos uma mudança demográfica veloz, ao mesmo tempo em que persiste uma percepção do envelhecimento baseada em estereótipos ultrapassados. O Itaú Viver Mais direciona esforços para qualificar os investimentos realizados por meio dos fundos do idoso, contribuindo com formações e produção de conteúdo qualificado. Além de possuir iniciativas e estudos que refletem sobre o cenário do envelhecimento populacional ligado ao fenômeno da digitalização da sociedade estimulando o desenvolvimento de modelos mais inclusivos de trabalho e contribuindo para a qualificação de políticas públicas.

Conheça mais sobre a agenda de Longeviver do Itaú:

Longeviver
Longeviver

Esporte

Por meio de editais anuais o banco seleciona, apoia e fortalece organizações que possuem projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte, nas modalidades educacional e participação, que vão além do ensino da modalidade, e que olham para as pessoas de forma integral contribuindo para o seu desenvolvimento e impactando sua comunidade. Além do aporte financeiro, são realizados encontros e palestras com organizações da sociedade civil para troca de conhecimento e disseminação de conteúdo além de curso com objetivo de preparar as organizações para buscar financiamento privado para seus projetos sociais via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LFIE).

Longeviver

Diversidade

Reconhecemos nosso papel de proteger e impulsionar a diversidade e os direitos humanos dentro de casa e na sociedade, buscando exercitar as melhores práticas e fomentando a equidade de oportunidades para todos por meio de projetos que apoiam a pluralidade de origens, culturas, crenças, raças, gêneros, deficiências, orientações sexuais e de gerações através de editais anuais, como o Edital LGBT+ Orgulho, de compromissos públicos, como o “Compromisso do Itaú Unibanco com os Direitos Humanos” e o “Compromisso do Itaú Unibanco com a Diversidade” e do desenvolvimento de parcerias com a sociedade civil, instituições públicas e instituições privadas, como o Programa Prosseguir e o Programa Geração Crescer.

Conheça as agendas relacionadas com o tema de diversidade no Itaú:

Edital LGBT+ OrgulhoCompromisso Diversidade Programa ProsseguirCompromisso DHGeração Crescer
Longeviver

Veja também

Impacto Positivo

Conheça como entendemos a perspectiva de impacto das nossas operações e negócios.