acessibilidade

2 anos de Princípios da Responsabilidade Bancária

Logo Dow Jones Sustainability Index

Princípios de Responsabilidade Bancária

O PRB é um pacto voluntário da UNEP-FI assinado pelo Itaú para contribuir e desenvolver uma ampla gama de orientações, trazendo diretrizes, exemplos e melhores práticas para os signatários em temas-chave da sociedade atual, desde clima e natureza até igualdade de gênero e inclusão financeira. O Itaú como signatário é responsável pela aderência de 6 princípios. Os Princípios fornecem a estrutura para um sistema bancário sustentável e ajudam a indústria a demonstrar como faz uma contribuição positiva para a sociedade. Eles incorporam a sustentabilidade nos níveis estratégico, de portfólio e transacional, e em todas as áreas de negócios

Índices de mercado

Logo Dow Jones Sustainability Index

Dow Jones Sustainability Index

O DJSI, índice que participamos da sua composição desde sua criação, é uma referência para empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. O índice é revisado anualmente por meio da análise de questionários enviados as empresas que precisam comprovar sua responsabilidade socioambiental.

Logo ISEB3

Índice de Sustentabilidade Empresarial

(B3 – Dezembro 2019)

Pelo 15º ano consecutivo, o Itaú Unibanco compõem a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 para 2020. O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa.

Logo Bloomberg Gender-Equality Index (GEI)

Bloomberg Gender-Equality Index (GEI)

(Bloomberg – Janeiro 2020)

Pela quarta vez, o Itaú Unibanco está entre as empresas mencionadas no Bloomberg Gender - Equality Index (GEI). O indicador mede a igualdade de gênero no ambiente corporativo levando em conta cinco critérios: liderança feminina e desenvolvimento de talentos, igualdade e paridade de remuneração, cultura inclusiva, políticas de assédio sexual e marca pró-mulher. Não existe um ranking de colocações. As empresas estão em ordem alfabética e têm a mesma importância.

Prêmios e Reconhecimentos

Prêmio ABRASCA - Relatório Anual Integrado

(ABRASCA – Dezembro 2019)

O objetivo do prêmio é incentivar a elaboração de relatórios com maior clareza, transparência, qualidade das informações e inovação. O Itaú Unibanco conquistou o 1º lugar ao obter a nota máxima da categoria “Companhias Abertas com Receita Líquida acima de R$3bi”.

Driving Sustainable Economies (CDP Latin America)

(CDP – Janeiro 2019)

A Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. e o Itaú Unibanco Holding S.A. foram reconhecidos pelo CDP Latin America entre as empresas Líderes em Transparência, por atingirem a pontuação A- na Edição 2018 do questionário de mudança climática.

ALAS20 - Agenda Líderes Sustentables 2020

(GovernArt – Dezembro 2020)

O prêmio reconhece a excelência na divulgação de informações sobre práticas de desenvolvimento sustentável, governança corporativa e investimentos responsáveis. O Itaú Unibanco foi reconhecido em 1º lugar nas categorias “The Best in Brazil 2020”.

Prêmio Valor 1000

(Valor econômico – Agosto 2019)

O prêmio destaca as 1000 companhias com maior desempenho do país. No ranking “Bancos” são destacados os 100 principais do setor, o Itaú Unibanco conquistou o 1º lugar.

Melhores e Maiores da Exame

(Exame – Agosto 2019)

O prêmio destaca as 1000 melhores e maiores empresas privadas ou estatais do Brasil, separadamente reconhece os 50 melhores bancos, as 50 seguradoras e os 200 grupos. O Itaú venceu em 1º lugar na categoria “Bancos”.

Prêmio Empresário Amigo do Esporte

(Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania – Dezembro 2019)

O prêmio busca reforçar a importância da contribuição de pessoas físicas e jurídicas em projetos financiados via Lei de Incentivo ao Esporte.

Selos

Selo Empresa Pró Ética

Empresa Pró Ética

O Pró-Ética é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que resulta da conjugação de esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. A iniciativa consiste em fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude. Fomos a única instituição financeira a fazer parte da premiação nas últimas edições (2018-2019).

Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.