acessibilidade

Reforçar a transparência dos nossos negócios além dos resultados financeiros

Os fatores ambientais, sociais e de governança estão ligados ao potencial crescimento de longo prazo, tornando as empresas mais resilientes e preparadas para o futuro. O objetivo de gerir adequadamente esses temas é identificar riscos e oportunidades e entender como regulamentações podem impactar preços, oferta e demanda em toda a economia. O valor de nossas atitudes é concretizado com a manutenção da transparência sobre nossos impactos, sejam eles financeiros, sejam eles sociais ou ambientais. Isso tem consequência para nossos acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores – e para a sociedade como um todo.

transparência

Conheça as metas desse compromisso

Status: Indicadores SASB (Sustainability Accounting Standards Board) no relatório Anual 2020: 12 indicadores reportados (de um total de 14) da Categoria Banco Comercial. Podcast com investidores 19 episódios gravados desde o lançamento e mais de 7 mil acessos (de jan a set/2020). Revisitamos o processo de elaboração do nosso Relatório Anual Integrado trazendo mais eficiência.

* Meta recorrente e será avaliada anualmente.

Status: ESG como pauta recorrente na teleconferência de divulgação de resultados trimestrais. Conteúdo ESG avaliado em 4,7/5,0 (média geral 4,6). (última atualização enviada em Dezembro de 2020)
Status: Revisitamos o processo de elaboração do nosso Relatório Anual Integrado trazendo mais eficiência. (última atualização enviada em Dezembro de 2020)

* Meta recorrente e será avaliada anualmente.

Status: Percentual de aderência às recomendações do TCFD 70,4% em dez/2020. (última atualização enviada em Dezembro de 2020)

* Inicialmente esta meta fazia parte de “Financiamento em Setores de Impacto Positivo“ e após decisão interna passou a integrar esse Compromisso.

Conheça as iniciativas aliadas a esse compromisso

TCFD

A iniciativa Task Force on Climate-related Financial Disclosures do Financial Stability Board incentiva organizações de diversos setores a avaliarem os riscos climáticos físicos e de transição a que estão expostas e propõe divulgações financeiras voluntárias e consistentes a fim de garantir maior transparência para que financiadores, seguradoras e investidores tomem melhores decisões de negócios. As recomendações se baseiam em quatro principais pilares: Governança, Estratégia, Gestão de riscos e Métricas e Metas. Realizamos esforços para evoluir com a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), que é uma força-tarefa – a qual apoiamos desde 2017(1) – criada pelo Financial Stability Board (FSB), órgão ligado ao G20. Suas recomendações incentivam organizações de diversos setores a conhecer e divulgar informações relativas aos impactos das mudanças climáticas em seus negócios.

Para saber mais acesse o paper de TCFD:

Publicação sobre Finanças climáticas

Itaú Views

O Itaú Views é um podcast semanal que analisa pautas da agenda econômica e aborda assuntos relevantes de política monetária, atividade econômica, avaliações setoriais, investimentos e tecnologia.

Para ouvir:

Ouça a Playlist
Views

Relatório Anual e Informações ESG

O Relatório Anual Integrado consolida as entregas e resultados do banco de forma transparente, no documento o Conselho da Administração comenta sobre o contexto de negócios, avalia o desempenho operacional e nossa atuação estratégica para enfrentar os desafios futuros. No relatório ESG (com nome de Informações Adicionais ESG) o objetivo é dar maior profundidade aos temas materiais cujos destaques compõem o Relatório Anual Integrado, bem como dar transparência e acessibilidade a dados relevantes sobre nossa organização.

Relatório Anual
relatorio-anual