acessibilidade

A responsabilidade e comprometimento do setor privado com um futuro melhor é essencial e urgente. Atuamos em um universo complexo, atuamos em rede, e tudo o que criamos gera influencia, consequências na sociedade e na sustentabilidade dos negócios. Ter um olhar de impacto, significa que estamos atentos as consequências das nossas ações. Quer dizer que podemos gerar impacto positivo por meio dos nossos projetos, produtos e serviços. O setor bancário exerce um papel fundamental para impulsionar o crescimento e desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

 

Mensurar os impactos, sejam positivos ou negativos, nos ajudam a aprimorar constantemente nossos serviços. Definir a alocação de capital, de investimentos de pessoas e tempo, além de beneficiar a carreira dos colaboradores e impactar diretamente os clientes garantindo soluções sustentáveis que tragam retornos financeiros e benefícios para a sociedade é parte fundamental dessa atuação, ou seja, ir além de riscos e resultados. A nossa estratégia de atuação permeia nossos Compromissos de Impacto Positivo.

Evolução do conceito de sustentabilidade empresarial

As necessidades sociais e ambientais ficaram mais complexas ao longo do tempo, isso exigiu uma mudança de postura das pessoas e empresas ao longo do tempo.

Empresas que compensam débitos

Apenas seguindo normas, as empresas compensam débitos em relação ao meio ambiente.

Empresas de performance

Pautadas pela eficiência, as empresas priorizam a lucratividade em suas práticas empresariais.

Questões ambientais

O meio ambiente sofre o impacto das ações das empresas. Os desastres ambientais despertam uma preocupação real com os impactos negativos do modelo econômico.

Governos e organizações internacionais

Governos criam normas a serem cumpridas pelas empresas a fim de minimizar os impactos negativos, garantir a manutenção dos recursos e dar prosseguimento às atividades.

Empresas que equalizam créditos e débitos

As empresas buscam equalizar créditos e débitos do seu negócio em relação ao meio ambiente e à sociedade.

Empresas filantrópicas

Já não basta aderir à leis; é preciso ter ações de afirmação (doações, campanhas, selos etc.) para legitimar produtos, serviços e provar para a opinião pública quem tem as melhores práticas.

Questões sociais e ambientais

Além do meio ambiente, o conceito de sustentabilidade passa a considerar também pessoas e negócios. Em um contexto de atenção o planeta e as pessoas tornam-se os focos da sustentabilidade e aumenta a pressão sobre o mercado.

Organizações não governamentais (ONGs)

As ONGs crescem, profissionalizam-se, pressionam as empresas e estabelecem parcerias para auxiliar nas estratégias ambientais corporativas (institutos e fundações).

Futuro

Mais temas ganham destaque, com ameaças complexas para um futuro sustentável. Além de mitigar riscos é necessário criar soluções.

Empresas responsáveis

As empresas conectam o negócio com a criação de valor para o mundo. O desafio não é criar ações de posicionamento, mas sim ações concretas. Usar o seu propósito em favor de uma agenda comum à toda sociedade.

Sociedade é um vetor de pressão

Em uma sociedade em rede pela tecnologia, qualquer pessoa pode questionar – não apenas grandes instituições que, inclusive, passam são pressionadas a ter cada vez mais transparência em suas atividades.

Compromissos de Impacto Positivo

Acreditamos que as pessoas têm o poder de transformar o mundo. E acreditamos que um banco pode estimular essa transformação. Nossas metas públicas de impacto positivo traduzem esse propósito.

Conheça nossos compromissos