Fundos Socioambientais



Os fundos de caráter socioambiental direcionam seus investimentos para ações de empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Os fundos Ecomudança e Excelência Social, repassam parte da receita com as taxas de administração da Itaú Asset Management para projetos voltados a educação e meio ambiente.

A partir de 2018 iniciamos um eixo de incentivo ao desenvolvimento de negócios de impacto que se dará através de uma “linha de apoio a organizações” que busca apoiar iniciativas com maior maturidade e vocação para se tornarem negócios, através de uma metodologia baseada em Venture philanthropy. As organizações que contemplem claro impacto socioambiental e econômico na sua região receberão a partir dessa nova linha de apoio a oportunidade de receber recursos para expandirem suas iniciativas. 

 

Fundo Itaú Excelência Social (FIES)

Desde o seu lançamento em 2004, esse fundo de ações investe em empresas socialmente responsáveis. O processo de seleção das empresas que compõem o FIES consiste na exclusão ou inclusão de determinados setores/empresas e na aplicação do método de integração ESG para os demais ativos elegíveis para investimento. Adicionalmente, 50% da taxa de administração dessa família de fundos é doada a projetos educacionais desenvolvidos no Brasil por OSCs.

De 2004 até o fim de 2017, mais de R$ 30 milhões foram repassados para 173 OSCs, beneficiando mais de 36.500 crianças e jovens, além de 3.400 educadores.

Em 2017, o FIES passou por uma reestruturação da estratégia de apoio aos projetos educacionais para conferir mais eficiência aos recursos. O montante de 2017 será repassado para as organizações em 2018.

Acreditamos que seu projeto pode mudar o mundo. Botão saiba mais.

Processo Seletivo
 

A seleção dos projetos é realizada pela Fundação Itaú Social, que desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira.


Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.

 

Serão selecionados projetos que buscam entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero, e que fizeram parte dos programas (prêmios, editais e parcerias) realizados pela Fundação.


 

Para conhecer mais sobre esses programas, acesse: www.itausocial.org.br



Edições Anteriores
 

Projetos beneficiados em 2017-2018. 


Projetos beneficiados em 2016.


 


 

Programa Ecomudança

 

Com o objetivo de fomentar iniciativas que ajudam a reduzir os impactos das mudanças no clima, o Programa Ecomudança apoia projetos inovadores, de impacto positivo e transformador nas modalidades energia renovável, manejo de resíduos, florestas e agricultura sustentável.


O Programa faz parte da nossa estratégia de oferecer investimentos que contribuam com as mudanças na sociedade. Através dos Fundos Ecomudança Itaú, que revertem 30% da sua taxa de administração para organizações responsáveis por projetos com foco em impacto socioambiental positivo, apoiamos aqueles que tenham alto potencial de replicabilidade e que possam gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo.

 

Desde sua criação, em 2009, o Ecomudança já investiu mais de R$ 6 milhões em 63 projetos de 21 estados brasileiros e no DF, impactando positivamente mais de 1.500 famílias.



Processo Seletivo
 

O processo seletivo a partir de 2018 passou a possuir duas linhas de apoio uma para projetos e outra para organizações que tem vocação em se tornar negócio.


Os projetos inscritos no Programa Ecomudança passam por quatro etapas de avaliação:

 

1) Triagem das inscrições;


2) Seleção dos projetos finalistas;


3) Visitas técnicas às organizações semifinalistas e escolha dos projetos finalistas;


4) Seleção final dos projetos e organizações a serem apoiadas– os projetos indicados pelas organizações finalistas são avaliados pelo Conselho Consultivo do Programa Ecomudança, formado por representantes do Itaú, por especialistas em sustentabilidade, por empresas do mercado e por representantes de instituições relacionadas ao tema dos projetos inclusive clientes que investem no fundo.

 

As organizações vencedoras que receberão o apoio financeiro, terão seus projetos divulgados nesse site. Durante o processo seletivo, enviaremos e-mails comunicando se o projeto está classificado para próxima etapa ou desclassificado.



Para Inscrições 2019 e informações sobre o Edital acesse: https://ecomudanca.ekos.social/

 


Edições Anteriores
  

Projetos beneficiados em 2018.


Projetos beneficiados em 2017. 


Projetos beneficiados em 2016.


Projetos beneficiados em 2015.