Governança



Fotografia do reflexo de um prédio espelhado.

Governança da Sustentabilidade

Incorporamos a sustentabilidade à nossa estratégia corporativa por meio de uma estrutura de governança integrada aos negócios. A governança da sustentabilidade possibilita internalizar as questões socioambientais nas atividades e nos processos do dia a dia, além de acompanhar o avanço dessas questões periodicamente.


Todos os projetos relacionados ao tema são gerenciados por meio de um painel de gestão, ferramenta que provê insumos para debates e análises nas diversas instâncias da nossa governança. Desta forma, contribui para alinhar a estratégia de sustentabilidade às nossas políticas e diretrizes, inclusive no desenvolvimento de novas soluções.


Também adotamos os parâmetros do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA como forma de avaliar os temas que avançaram e os que ainda necessitam de ações para melhoria.


Nossa governança de sustentabilidade está estruturada da seguinte forma:

Fotografia de um homem atravessando uma ponte de madeira que está sobre um lago artificial na frente de um prédio empresarial.


Banner miolo - Governança

Sustentabilidade na governança do banco

A busca pela performance sustentável pauta as discussões e os encontros da nossa governança. Isso garante a inserção do tema na tomada de decisão, além de assegurar a integração da sustentabilidade à nossa agenda de negócios e, principalmente, às operações.


Governança de produtos e serviços

Um dos focos do nosso trabalho é a inclusão da estratégia de sustentabilidade na avaliação de produtos, processos e serviços.


Todos os projetos de modificação ou criação de produtos e serviços passam por rigoroso procedimento de análise com foco na gestão de riscos. Esse processo promove a integração das áreas de produtos e também das áreas avaliadoras: Jurídico, Tributário, Segurança Corporativa, Contabilidade, Controles Internos, Sustentabilidade, entre outras.

Fotografia do lounge do Itaú Unibanco, onde tem um lago e uma parede texturizada.

Programa de Integridade e Ética

Nossa Política Corporativa de Prevenção à Corrupção reforça o compromisso com iniciativas e regulamentações nacionais e internacionais para prevenir e combater todas as formas de corrupção. Ela também define diretrizes para a melhoria contínua do Programa Corporativo de Integridade e Ética voltado ao desenvolvimento de práticas de prevenção, monitoramento e combate, como campanhas de conscientização e capacitação sobre o tema, disponibilização de canais de orientação e denúncias, revisão de processos e governança através de reportes e colegiados com a alta administração.

 

Grupo de trabalho de Risco Socioambiental

Este grupo de trabalho, formado por diretores, é responsável pelo acompanhamento das políticas e procedimentos do risco socioambiental, além de propor alinhamento institucional na condução deste tema.