Investimento Social Privado

Promover o acesso e a ampliação de direitos, melhorar a qualidade de vida nas cidades e fortalecer o poder de transformação das pessoas por meio do investimento social privado.

Nossas ações frente a este compromisso consideram, prioritariamente, a incidência em políticas públicas e agendas coletivas, bem como a integração aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos planos e políticas de estados e municípios, por meio de algumas frentes de atuação:

  • Educação
  • Cultura
  • Mobilidade
  • Longevidade
  • Esporte
  • Diversidade
  • Direitos Humanos
  • Empreendedorismo Feminino

Conheça as ações do Itaú em Investimento Social Privado

Educação

Acreditamos que a educação pública igualitária contribui para a empregabilidade e promove o acesso à cultura, gerando cidadãos autônomos, com a capacidade crítica de avaliar a realidade que vivenciam e propor as mudanças necessárias. O investimento em educação é uma das forças motrizes para a transformação social e um pilar do desenvolvimento sustentável. Quanto maior a qualidade da educação, mais capacitados os cidadãos, com condições de alcançar melhores oportunidades de emprego e qualidade de vida, fortalecendo a economia do país, que é a chave para o nosso negócio. O Itaú-Unibanco possui institutos e fundações que funcionam como agentes de melhorias na agenda de educação e trabalho no Brasil.

Cultura

O Itaú Cultural (IC) é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Itaú Social

Implementamos e compartilhamos tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira por meio do Itaú Social, criado há 28 anos.

Instituto Unibanco

Criado em 1982, o Instituto Unibanco atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo. O Instituto apoia e desenvolve soluções de gestão para aumentar a eficiência do ensino nas escolas públicas.

Mobilidade Urbana

Compreendemos nossa atuação em mobilidade como uma oportunidade de promover discussões qualificadas a respeito das alternativas de locomoção nas cidades, trazendo a mobilidade ativa como uma solução que gera impactos positivos em saúde e economia, além dos benefícios ambientais na redução das emissões de gases do efeito estufa, melhorando a qualidade da vida urbana.

É por isso que, desde 2012, promovemos o uso de bicicletas compartilhadas em cinco cidades brasileiras e duas na América Latina, apoiando a mobilidade urbana e permitindo que a escolha do meio de locomoção reflita o poder de cada pessoa em transformar a sociedade.

Também apoiamos diversas organizações da sociedade civil que buscam incentivar o uso da bicicleta como um modal de transporte inclusivo e sustentável, além de patrocinar pesquisas para uma geração de dados mais qualificada e útil ao poder público.

Clique aqui

Itaú Viver Mais

O envelhecer da população de um país pode acontecer de maneiras muito diversas. Depende do olhar que a sociedade lança sobre seus cidadãos. E da resposta do Estado, das empresas e da sociedade civil, na promoção de políticas públicas e iniciativas que enderecem as necessidades e as oportunidades desta etapa da vida, a qual todos temos o direito de chegar com qualidade

No Brasil de 2030, o número de idosos deverá ser equivalente ao número de jovens E em 2050, alcançará o dobro

Essa inversão da pirâmide etária em nosso país sinaliza um cenário que o Itaú Viver Mais acredita que pode contribuir investindo em iniciativas, capacitando pessoas, apoiando o poder público e as organizações da sociedade civil para encarar a mudança demográfica e seus impactos.

Clique aqui para acessar Itaú Viver Mais

Esporte

Para o Itaú, o esporte é um grande promotor de inclusão social e de desenvolvimento individual, sendo um aliado da educação.

Por meio de editais anuais, o banco seleciona, apoia e fortalece organizações que possuem projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte (LFIE)., nas categorias educacional e participação, que vão além do ensino da modalidade, e que olham para as pessoas de forma integral, contribuindo para o seu desenvolvimento e impactando sua comunidade.

Além do aporte financeiro, são realizados encontros e palestras com organizações da sociedade civil para troca de conhecimento e disseminação de conteúdo. Também é oferecido curso com objetivo de preparar as organizações para buscar financiamento privado para seus projetos sociais via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Diversidade

No Itaú Unibanco acreditamos que a ética, o respeito e a valorização das pessoas são a base para todas as nossas realizações. Para nós, a pluralidade de origens, crenças, raças, gêneros, orientações afetivo-sexuais e gerações amplia as perspectivas e contribui para o respeito e a valorização das diferenças.
Valorizamos e impulsionamos a diversidade, a inclusão e a equidade de oportunidades em nossa organização e na sociedade. Por isso, seguimos as diretrizes estabelecidas no Compromisso do Itaú Unibanco com os Direitos Humanos e na Carta de Compromisso com a Diversidade.
Desta forma, buscamos estimular um ambiente respeitoso e saudável para todas as pessoas que trabalham no Itaú e atuamos para desenvolver lideranças corporativas sensíveis e engajadas com o tema.
Nossas ações e investimentos em diversidade e inclusão priorizam as seguintes frentes:

Conheça alguns dos projetos apoiados pelo Itaú Unibanco:

Potências – Programa de Bolsas de Permanência Universitária do Itaú Unibanco

O Programa busca incentivar a permanência de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, ingressantes pela Lei de Cotas, em universidades públicas convidadas a participarem do Programa. Em 2022, o Itaú investiu R$ 25 milhões para viabilizar a oferta mensal de bolsas financeiras durante todo o período regular de graduação dos bolsistas. O Programa busca impulsionar um ciclo virtuoso para os estudantes beneficiados, para as universidades e para a sociedade.

Programa USP Diversa

O USP Diversa é um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (PRIP-USP) para engajar a sociedade (Pessoas físicas e Jurídicas) no apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, egressas do Ensino Público, através de doações financeiras que asseguram a oferta de bolsas de auxílio financeiro para estes estudantes durante todo o período de graduação. O objetivo é fortalecer a permanência destes estudantes na Universidade e garantir o pleno aproveitamento dos espaços universitários pelos alunos, reduzindo, assim, a evasão acadêmica e impulsionando o desempenho estudantil. O Itaú apoia a iniciativa desde sua concepção, em 2022, e garante a oferta de 42 bolsas-auxílio durante todo o período de graduação para estudantes autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas.

Programa Prosseguir

Desenvolvido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o Programa tem o objetivo de evidenciar futuras lideranças negras que estão nas universidades públicas e privadas por meio de estratégias de fortalecimento e permanência acadêmica, e do diálogo com o mercado de trabalho. O Prosseguir conta com o patrocínio do Itaú Unibanco no oferecimento de bolsa de apoio financeiro para a permanência de estudantes na universidade, curso de inglês e uma grade de palestras e workshops com foco em mercado de trabalho e equidade racial.

Instituto Rodrigo Mendes

O Itaú é apoiador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. A organização atua na construção de conhecimento por meio de ações que envolvem o desenvolvimento de pesquisas, publicações e consultorias, assim como a realização de palestras e seminários. O Instituto contribui ainda na formação de educadores, gestores escolares e técnicos de secretarias de educação da rede pública de ensino a respeito da Educação Inclusiva e colabora no controle social de políticas públicas educacionais por meio de observatórios da gestão pública. Em 2021, o Itaú recebeu o Selo de Educação Inclusiva do IRM por apoiar, de forma consistente, a iniciativas que fortalecem a educação acessível e inclusiva no Brasil.

Edital LGBT+ Orgulho

O Edital LGBT+ Orgulho tem o propósito de estimular o poder de transformação da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, incentivando o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBTQIA+ por meio de três pilares: empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda. Desde sua primeira edição, em 2018, o programa já atingiu a marca de quase 3.000 projetos inscritos de todas as regiões do Brasil e contemplou mais de 50 iniciativas.

Women in Leadership in Latin America

Patrocinamos a Women in Leadership in Latin America (WILL), organização internacional sem fins lucrativos, com sede em São Paulo cuja missão é apoiar e promover o desenvolvimento de carreira das mulheres na América Latina, reconhecendo suas habilidades e competências. A instituição também tem como propósito estimular empresas sediadas na região a implementarem programas que associem mulheres e negócios, incentivando o intercâmbio das melhores práticas entre as organizações nacionais e internacionais.

Cadeia de Valor Itaú

Como parte da agenda de Direitos Humanos e compromisso do banco Itaú, vamos apoiar nossos parceiros na transição sustentável, por isso criamos o Cadeia de Valor Itaú, uma parceria Itaú, Pacto Global da ONU e Mais Diversidade para auxiliar 150 fornecedores Itaú a traçarem suas jornadas internas nos temas de Direitos Humanos e Diversidade e Inclusão. A iniciativa é 100% gratuita, exclusiva para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e as vagas são destinadas para profissionais de Recursos Humanos e/ou profissionais de Sustentabilidade, ASG, Responsabilidade Social. 

Itaú Mulher Empreendedora

Disponibilizar os recursos humanos da empresa para os desafios sociais atrelados ao negócio do banco e oferecer aos colaboradores a oportunidade de participar e contribuir positivamente na vida de outras pessoas. A participação dos colaboradores se dá por intermédio de mentorias voluntárias, que podem ser para capacitação profissional ou aprimoramento de negócios.

Voluntariado Corporativo

Disponibilizar os recursos humanos da empresa para os desafios sociais atrelados ao negócio do banco e oferecer aos colaboradores a oportunidade de participar e contribuir positivamente na vida de outras pessoas. A participação dos colaboradores se dá por intermédio de mentorias voluntárias, que podem ser para capacitação profissional ou aprimoramento de negócios.