Gestão Responsável

Estamos comprometidos em melhorar a performance ambiental de nossas operações e promover práticas sustentáveis em nossa cadeia de fornecedores.

Trabalhar com mais ecoeficiência nas nossas operações e adotar boas-práticas em nossa cadeia de valor.

Buscamos reduzir o impacto ambiental decorrente de nossa atuação a partir de uma gestão comprometida com a ecoeficiência, diminuindo o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e as emissões de gases de efeito estufa em nossa operação e cadeia de fornecedores.

Conheça iniciativas que reforçam nosso compromisso com a gestão responsável

Consumo de Água

A redução do consumo de água e a diversificação das fontes de abastecimento são nossas linhas de atuação estratégica na gestão hídrica. Temos iniciativas de captação de água em poços artesianos e de captação, tratamento e reúso de água de chuva e de efluentes, diminuindo a dependência de bacias hidrográficas e aumentando a representatividade de fontes alternativas. As estratégias tecnológicas que atuamos no tema estão contempladas nas instalações de dispositivos redutores de vazão, instalação de descargas a vácuo em nosso novo prédio, otimização de equipamentos e automação de hidrômetros.

Funcionamos com 100% de energia renovável

A energia consumida pelo banco é de baixo impacto ambiental: a compra de Certificados de Energia Renovável (RECs, na sigla em inglês) desde 2019 comprova que 100% de nossa energia é proveniente de fontes renováveis com emissão zero, considerando a abordagem market based. O incentivo a energia renovável está presente também na estratégia de expansão de geração distribuída de energia, na aquisição de energia do Mercado Livre (ACL) e com a implementação de painéis fotovoltaicos para obtenção de energia em polos administrativos. Nossas estratégias para redução de consumo de energia estão focadas em pesquisas e implantação de novas tecnologias associadas à eficiência energética. As principais ações relacionadas ao tema foram a instalação de lâmpadas LED, substituição de equipamentos com alto consumo energético, automação da infraestrutura e migração de processamento para nuvem (cloud).

Gestão de Resíduos

Trabalhamos em nossa cadeia de valor com iniciativas de conscientização para reduzir a geração e assegurar a correta destinação dos resíduos derivados das nossas atividades. Para cumprirmos nosso compromisso socioambiental, implementamos uma série de ações de conscientização e projetos nas unidades no sentido de reduzir e destinar corretamente os resíduos, reduzindo a destinação para aterro. Entre as iniciativas estão: o aumento da coleta seletiva em nossas agências, melhoria na aferição dos resíduos (com certificação de terceira parte), a substituição de insumos plásticos de uso único, aumento da compostagem comum e implementação da reciclagem de bitucas de cigarro, aplicação de logística reversa para cápsulas de café, reciclagem de papel toalha e substituição das lixeiras individuais por coletores de recicláveis coletivos e está sendo implantando o projeto de aterro zero, onde todo o resíduo orgânico passara por triagem e separação, sendo posteriormente destinados para reciclagem e compostagem, os resíduos que não se enquadrarem em nenhuma destas destinações serão coprocessados e enviados como matéria para cimento.

Fornecedores

Periodicamente, realizamos o Encontro Itaú + Fornecedores e workshops temáticos , em que apresentamos as principais agendas ESG. Em 2022, tivemos o lançamento do nosso novo questionário ESG, que nos permitiu conhecer melhor a atuação dos nossos fornecedores para orientar no planejamento de ações e engajamento. Participamos também, do CDP Supply Chain, onde desenvolvemos um programa de comunicação e engajamento com nossos fornecedores para divulgação de suas informações e práticas ambientais e climáticas, visando identificar riscos e oportunidades.