Queremos acelerar a transição para uma economia cada vez mais sustentável
O Itaú tem o objetivo de continuar aumentando os financiamentos e serviços em setores que promovam impacto positivo, como saúde, educação e energia renovável, contribuindo para acelerar o desenvolvimento de projetos e reduzir os riscos socioambientais. Por isso, em nossa oferta de crédito avaliamos os impactos sociais, ambientais e climáticos das empresas às quais o financiamento é concedido.
Temos o compromisso de sermos o banco da transição climática dos nossos clientes, impulsionando novos modelos e soluções para redução de emissões de gases do efeito estufa. Nos comprometemos a contribuir com R$ 400 bilhões para uma economia sustentável até 2025 por meio do financiamento em setores de impacto positivo e desenvolvimento de produtos e operações ESG.
Conheça os seis setores de impacto positivo que priorizamos como parte deste compromisso:
- Energia renovável: geração de energia de fontes mais limpas, como solar, eólica e pequenas hidroelétricas, que contribuem para reduzir o impacto negativo no meio ambiente e na sociedade.
- Serviços de energia: iniciativas que reduzam o custo de acesso à energia, tornando esse serviço básico mais acessível em todo o país.
- Agronegócio: iniciativas que promovam a preservação de áreas florestais, bem como boas-práticas e investimento em produtividade, garantindo a disponibilidade de alimentos, apoiando a manutenção de biodiversidade, a preservação de recursos hídricos e o estoque de carbono.
- Papel e celulose: projetos que contribuam com a mitigação climática, a partir do manejo responsável.
- Obras de infraestrutura: projetos que aumentam o desenvolvimento econômico por meio de transporte ferroviário, saneamento e resíduos sólidos.
- Saúde e educação: hospitais e laboratórios que promovam melhoria na qualidade de vida e instituições de ensino que visam a qualificação e empregabilidade da população.
Esses setores foram escolhidos com base nas principais taxonomias nacionais e internacionais (UE Taxonomy, Climate Bonds Initiative, International Capital Market Association – ICMA e Federação Brasileira dos Bancos – Febraban).
Conheça as metas deste compromisso
Considerar em nosso portfólio de crédito variáveis de risco, retorno e efeito de questões socioambientais até 2025, e continuar a fomentar impacto positivo na economia.
Conheça os produtos e serviços ESG que o Itaú oferece
Produtos ESG
Você sabia que o Itaú disponibiliza produtos e serviços financeiros que estimulam mudanças positivas na sociedade?
Outras iniciativas aliadas a este compromisso
Relatório de Alocação das Captações Sustentáveis 2022
O relatório tem o objetivo de dar transparência sobre o volume, direcionamento e indicadores dos recursos que foram captados ao longo de 2022 pelo banco, somando R$ 3,481 bilhões em dívidas sustentáveis emitidas, o que reforça a nossa estratégia ESG. Esse reporte segue os critérios estabelecidos no Sustainable Finance Framework (jan/21), e também estão disponíveis alguns cases socioambientais de operações realizadas relacionadas aos recursos das captações.