A ética é a base de tudo o que fazemos
Este compromisso orienta os diversos atores do nosso negócio sobre o cuidado e a responsabilidade nas relações, operações e cadeia de fornecedores em relação à ética, combate à corrupção e violações aos direitos humanos, segurança da informação e cibernética e quaisquer atitudes que violem os compromissos estabelecidos em nosso Código de Ética e políticas institucionais.
Conheça as metas deste compromisso:
Ser reconhecida como empresa ética no relacionamento com o público em geral.
Capacitar os colaboradores sobre o uso consciente dos dados e desenvolver políticas sobre o tema.
Manter o canal de denúncia público e acessível a todos os stakeholders.
Capacitar 90% dos colaboradores nos temas que impactam o Programa de Integridade e Ética.
Garantir a adesão de 95% dos colaboradores ao termo das Políticas de Integridade.
Disseminar os princípios e valores éticos por meio de encontros e comunicações com os fornecedores.
Conheça as ações do Itaú em Ética nas Relações e nos Negócios
Programa de Integridade e Ética
Para nós, a ética se traduz na transparência e na honestidade com que nos relacionamos com nossos públicos, na qualidade dos nossos serviços e produtos e na preocupação com o desempenho financeiro e com a responsabilidade socioambiental.
Temos um conjunto de documentos e práticas que orientam nossa conduta em todos os relacionamentos. Nosso principal documento é o Código de Ética e sua aderência é assegurada por meio do Programa de Integridade e Ética.
Canais de manifestação
Contamos com canais para denúncias e reclamações, que apuram, com tempestividade, independência, imparcialidade e confidencialidade, as comunicações recebidas e mantêm registro das situações, apurações e decisões adotadas.
Privacidade e proteção de dados
Temos o compromisso de sempre tratar o tema com rigor, adotando as medidas necessárias para a segurança e o respeito à privacidade de clientes, pessoas colaboradoras e demais titulares de dados pessoais.
Medidas regulatórias
Cumprimos as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e de legislações correspondentes, da Resolução n° 4.893/2021, do Conselho Monetário Nacional (CMN), e da Resolução nº 85/2021, do Banco Central do Brasil (Bacen), que tratam da adoção de uma política de segurança cibernética e da contratação de serviços relevantes de processamento e armazenamento de dados, bem como de computação em nuvem.
Gestão de segurança da informação
A gestão da segurança da informação para cibersegurança busca evitar violações de dados, minimizar riscos de indisponibilidade de nossos serviços, proteger a integridade e evitar o vazamento da informação.