Plano Amazônia

confira o release sobre os três anos de conquistas, aprendizados e desafios.

saiba mais

Amazônia

Estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, apoiando iniciativas que gerem impacto positivo na região.

Proteger a Amazônia é defender a vida

A Amazônia tem um papel essencial para a regulação do clima e dos ecossistemas. Por isso nosso objetivo é contribuir, direta e indiretamente, para o uso sustentável desse bioma através do financiamento a empresas e suas cadeias produtivas, da atuação com clientes do varejo e das nossas próprias iniciativas na área social.

Diante dos desafios relacionados ao desmatamento e às mudanças climáticas integramos o Plano Amazônia aos nossos Compromissos de Impacto Positivo. A iniciativa, lançada em 2020 em conjunto com o Bradesco e o Santander, busca alavancar o desenvolvimento sustentável da região atendendo a três pilares estratégicos:

  • apoio à conservação ambiental e desenvolvimento da bioeconomia;
  • contribuição para a garantia dos direitos básicos da população;
  • investimento em infraestrutura sustentável.

Sobre a Amazônia

Cobertura

59% do território brasileiro é ocupado pela região amazônica, mas sua participação no PIB nacional é de apenas 8%, segundo especialistas.

CINDRA
Diversidade cultural

Na região há mais de 180 etnias e 150 línguas diferentes.

(Global Forest Watch 2019)
Contexto populacional

Há mais de 27 milhões de habitantes na Amazônia, o que representa 13% da população brasileira.

(IBGE)
Biodiversidade

Cerca de 15% de toda a biodiversidade continental do planeta concentra-se apenas no ecossistema Amazônico, cuja biomassa vegetal armazena quase 200 bilhões de toneladas de carbono.

SUDAM

Plano Amazônia

Lançado em junho de 2020 em conjunto com Bradesco e Santander, trata-se de uma iniciativa para promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O plano tem como focos estratégicos:

  • Apoio à conservação ambiental e desenvolvimento da bioeconomia
  • Contribuição para a garantia dos direitos básicos da população
  • Investimento em infraestrutura sustentável

Esses focos estratégicos permeiam todas as ações relacionadas ao Plano Amazônia, tendo sido estruturados em dez medidas, das quais quatro foram priorizadas no primeiro ano.

Objetivos prioritários:

Em andamento

Frigoríficos e Desmatamento

Estimular o desmatamento ilegal zero no setor, reforçando diligências internas, apoiando a transição e articulando empresas e associações para a criação de um compromisso setorial.

Em andamento
Assumimos o compromisso de apoiar a transformação do setor, por meio da adoção de práticas diferenciadas junto a nossos clientes. Nossa atuação seguirá os critérios estabelecidos pelo normativo setorial proposto pela FEBRABAN com direcionamentos estratégicos para incentivar a adoção de compromissos pelos frigoríficos, visando a rastreabilidade de sua cadeia de fornecedores e priorizando: (i) boas práticas (ii) uso de plataformas tecnológicas (iii) compromissos públicos (iv) planos de ação até 2025. Dentro desta iniciativa, desenvolvemos um diagnóstico da carteira de clientes com operação na região e temos realizado engajamento com clientes e entidades setoriais em relação ao tema para a implementação de planos de ação que levem ao desmatamento ilegal zero em toda a cadeia da carne.

Em andamento

Culturas Sustentáveis

Estimular o desmatamento ilegal zero no setor, reforçando diligências internas, apoiando a transição e articulando empresas e associações para a criação de um compromisso setorial.

Em andamento
Definimos uma meta inicial conjunta, que já foi superada, de levar R$ 100 milhões em crédito para cooperativas e agroindústrias que atuam no cultivo de culturas sustentáveis. Além disso, temos realizado parcerias para assistência técnica e desenvolvimento de uma estratégia própria de negócios e temos trabalhado no refinamento do conceito de culturas sustentáveis para guiar nossa atuação nesta medida ao longo dos próximos anos.

Em andamento

Bioeconomia

Atrair investimentos que promovam parcerias e desenvolvimento de tecnologias que impulsionem a bioeconomia.

Em andamento
Em um momento em que nossa sociedade caminha para a transição de uma economia de baixo carbono, a Bioeconomia assume papel chave no desenvolvimento social e econômico do país. Com este foco, no primeiro ano, decidimos nos aprofundar no apoio a um projeto que identificará as razões para a ainda baixa participação dos produtos amazônicos no mercado global e os caminhos para ampliá-la. Além disso lançamos, em parceria com os demais bancos do Plano Amazônia e outros players de mercado a Jornada Amazônia, que focará no estímulo a soluções inovadoras para a bioeconomia na região.

Em andamento

Regularização Fundiária

Articular e apoiar a implantação do sistema informatizado de registro de regularização fundiária, além de realizar um mapeamento legislativo em nível estadual e municipal e advocacy ao governo

Em andamento
Em 2021, recebemos o apoio de renomados escritórios jurídicos que, após o nosso convite, realizaram um mapeamento das legislações vigentes que abordam o tema nos estados que compõem a Amazônia Legal. O documento servirá de base para a definição dos próximos passos do Plano e poderá ser utilizado para subsidiar as discussões entre os entes competentes.

Outras iniciativas de impacto positivo na Amazônia

  • Apoio ao Projeto Amazônia 4.0 com a finalidade de estimular o desenvolvimento econômico através do suporte à cadeia do cacau.
    saiba mais
  • Com o objetivo de aumentar a destinação de recursos a culturas sustentáveis no bioma Amazônia, contamos com a Palladium Group para o desenvolvimento de uma estratégia para financiamento que gere novas oportunidades e mitigação de riscos.
  • Projeto “Plataforma da Bioeconomia” em parceria com a Fundação Certi que apoiará startups e negócios inovadores voltados à bioeconomia na Amazônia.
  • Financiamento da primeira balsa-fábrica do país destinada ao processamento de açaí, com potencial de processamento de até 40 toneladas por dia.
  • Apoio ao projeto CocoaAction Brasil, que realiza ações de sustentabilidade com foco na produção de cacau, promovendo melhorias na qualidade e na produtividade, além de melhores condições de trabalho no campo.

Mudanças Climáticas

Apoio a projetos de restauração e conservação florestal sob a liderança do Instituto Socioambiental (ISA).

Desenvolvimento Local

Projeto em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia com o objetivo de apoiar iniciativas de empreendedorismo sustentável na região.

Governança

Para que as ações propostas tenham avanço real e estejam alinhadas às estratégias de cada um dos bancos parceiros, criamos uma governança integrada envolvendo os times de Sustentabilidade e os CEOs dos bancos, além de especialistas da região

Também foi criado um conselho formado por profissionais com profundo conhecimento nos desafios ambientais do Brasil e, mais especificamente da Amazônia, para apoiar a implementação das iniciativas. Atualmente, fazem parte desse conselho:

  • Adalberto Luís Val, biólogo e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA);
  • Adalberto Veríssimo, pesquisador associado e co-fundador do Imazon e diretor de programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia;
  • André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e co-facilitador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura;
  • Carlos Afonso Nobre, cientista sobre Mudanças Climáticas e Amazônia;
  • Denis Minev, diretor-presidente das Lojas Bemol, co-fundador da Fundação Amazonas Sustentável e do Museu da Amazônia;
  • Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, bióloga e doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ;
  • Teresa Vendramini, pecuarista e presidente da Sociedade Rural Brasileira.

Conheça as demais frentes de atuação do Plano Amazônia

As medidas priorizadas no primeiro ciclo do plano permanecerão na agenda por serem estruturantes para o desenvolvimento sustentável. As demais medidas serão priorizadas dentro do Plano Amazônia ao longo dos próximos ciclos, respeitando a visão estratégica de cada instituição.

  • Infraestrutura verde – fomentar projetos que visem ao desenvolvimento econômico e à conservação por meio de ativos e instrumentos financeiros de lastro verde.
  • Infraestrutura social – viabilizar investimentos em infraestrutura básica para o desenvolvimento social.
  • Mercado de ativos ambientais – fomentar projetos que visem ao desenvolvimento econômico e à conservação por meio de ativos e instrumentos financeiros de lastro verde, como o pagamento por serviços ambientais (PSA) e créditos de carbono.
  • Mudanças climáticas – incorporar os impactos das mudanças climáticas nas políticas de crédito e investimentos de longo prazo e aumentar a transparência de nossos reportes.
  • Inclusão e orientação financeira – ampliar o alcance de negócios que promovam a inclusão e orientação financeira na região.
  • Incentivo a projetos de desenvolvimento local – articular a criação de um fundo para atores e lideranças locais que trabalhem em projetos de desenvolvimento socioeconômico na região.

Últimas publicações sobre o Plano Amazônia

Conferência Itaú Amazônia

A Conferência Itaú Amazônia reuniu especialistas na região e renomados gestores de fundos nacionais e internacionais. O evento on-line fomentou o debate sobre questões essenciais para o desenvolvimento da região e tópicos relacionados a investimentos.
Clique aqui para assistir ao evento

Conferência Itaú Amazônia e Instituto Socioambiental

A Conferência Itaú Amazônia também arrecadou junto com empresas, clientes e colaboradores fundos para projetos de restauração florestal e geração de renda local, uma parceria com o Instituto Socioambiental.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui

Bioeconomia em Foco

Em setembro de 2021, realizamos o evento Bioeconomia em Foco, que contou com a presença dos CEOs do Itaú, Bradesco e Santander. O Evento marcou o 1 ano do Plano Amazônia e trouxe especialistas no tema para refletirmos sobre os potenciais e oportunidades para construção de uma economia sustentável, pautada na biodiversidade e inclusão social.
Clique aqui para assistir ao evento

Fórum de Inovação em Bioeconomia

Quer saber mais sobre Bioeconomia na Amazônia? Reveja os conteúdos do Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica, uma iniciativa conjunta da rede Concertação pela Amazônia, composta por diversos atores públicos e privados, e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
Acesse

Últimas publicações sobre o Plano Amazônia

Conferência Itaú Amazônia

A Conferência Itaú Amazônia reuniu especialistas na região e renomados gestores de fundos nacionais e internacionais. O evento on-line fomentou o debate sobre questões essenciais para o desenvolvimento da região e tópicos relacionados a investimentos.

saiba mais

Conferência Itaú Amazônia e Instituto Socioambiental

A Conferência Itaú Amazônia também arrecadou junto com empresas, clientes e colaboradores fundos para projetos de restauração florestal e geração de renda local, uma parceria com o Instituto Socioambiental.

saiba mais

Um Cashback diferente

Por acreditar em ações que estimulam o poder transformador das pessoas, unimos esforços junto a Mastercard na Coalizão Planeta Priceless. Em uma campanha com o objetivo de conscientizar clientes sobre a importância da sustentabilidade, o Itaú Unibanco destinou parte do valor das compras feitas com cartões em meios digitais para o plantio e conservação de 60 mil árvores na Amazônia. A iniciativa é parte do projeto Coalizão Planeta Priceless, que tem como objetivo engajar os clientes para a adoção de hábitos de consumo consciente e mais sustentáveis, além unir esforços de consumidores, instituições financeiras, comerciantes e cidades para combater as mudanças climáticas por meio da restauração de 100 milhões de árvores ao longo de cinco anos.

saiba mais

Bioeconomia em Foco

Em setembro de 2021, realizamos o evento Bioeconomia em Foco, que contou com a presença dos CEOs do Itaú, Bradesco e Santander. O Evento marcou o 1 ano do Plano Amazônia e trouxe especialistas no tema para refletirmos sobre os potenciais e oportunidades para construção de uma economia sustentável, pautada na biodiversidade e inclusão social.

saiba mais

Fórum de Inovação em Bioeconomia

Quer saber mais sobre Bioeconomia na Amazônia? Reveja os conteúdos do Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica, uma iniciativa conjunta da rede Concertação pela Amazônia, composta por diversos atores públicos e privados, e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

saiba mais